Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > AEFAUP | Dédalo 2017: Lançamento da Publicação + Conferência Éric Lapierre

Notícias

AEFAUP | Dédalo 2017: Lançamento da Publicação + Conferência Éric Lapierre

07 de Dezembro de 2017, 19h00, Auditório Fernando Távora - FAUP (Porto)

Para assinalar o lançamento da publicação e o fecho deste ciclo editorial, a Dédalo 2017 promove no próximo dia 07 de Dezembro a conferência 'Surrationalism: Chris Marker Dormitories in Paris', pelo arquitecto francês Éric Lapierre.

A entrada é livre, estando sujeita à lotação do auditório, e a comunicação será proferida em inglês.

Éric Lapierre
É arquitecto pela École d’Architecture de Paris-Tolbiac (França) e exerce desde 1999 em escritório em nome próprio – Éric Lapierre Experience. Concilia a prática profissional com a curadoria, investigação e ensino. É professor de teoria e projecto na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EFPL) e na ENSA Marne-la-Vallé Paris Est, e já leccionou como professor convidado na Accademia di Architettura di Mendrisio, na Université de Montréal e na KU Leuven em Ghent. Em 2011 recebeu o Prémio Especial do Júri da Bienal de Arquitectura de São Paulo. Entre outros livros, editou Identification d’une ville – Architectures de Paris (2002); Architecture of the Real (2004); Guide d’architecture de Paris 1900-2008 (2008); e Le Point du Jour, une architecture concrète (2011). Actualmente lidera a equipa seleccionada para a curadoria da Trienal de Arquitectura de Lisboa de 2019.

Sobre a Revista Dédalo 2017
Processos de Criatividade: sujeito - disciplina - circunstância
O projecto da Dédalo 2017 promove uma discussão sobre processos de criatividade, com enfoque particular na condição artística da arquitectura. Perante a pluralidade de processos reconhecidos como criativos, e de modo a estruturar a abordagem, propõe-se como ponto de partida uma escala de reflexão formada por três eixos: sujeito, disciplina, circunstância.
Entenda-se, então, por processo criativo uma sucessão de pensamentos e acções praticados por um sujeito, apoiando-se num conjunto de conhecimentos – disciplinares ou não –, e confrontando-se com uma determinada circunstância, resultando na criação de um objecto, situação ou ideia. A diversidade nos processos gera-se a partir de distintas relações, ou formas de participação, entre sujeito-disciplina-circunstância. Reconhece-se que podem ser processos complexos e contraditórios, movendo-se entre racionalidade e intuição, perturbados por erros e imprevistos, e permeáveis ao acaso e ao aleatório.
Em suma, pretende-se investigar o posicionamento do sujeito, a influência da disciplina e a preponderância das circunstâncias no processo criativo. Quer-se um debate próximo dos alunos e das suas práticas durante a aprendizagem. É um convite aberto à discussão participada por todos, com lugar para contributos de natureza teórica e prática, vindos dos vários campos disciplinares que se debatem com as questões próprias dos processos de criatividade.

Revista Dédalo
A Dédalo é uma publicação e promotora cultural dos estudantes da FAUP, departamento autónomo da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A Dédalo 2017 é apoiada institucionalmente pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

+ info
facebook.com/revistadedalo
dedalo2017@gmail.com
[evento fb]

Chris Marker Dormitories em Paris © ELEX
Chris Marker Dormitories em Paris © ELEX
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-12-13 às 03:39:45