FAUP
Você está em: Início > Notícias > FAUP na Concreta 2017

FAUP na Concreta 2017

23 - 26 de Novembro de 2017, Pavilhão 4 + Pavilhão 5 - Exponor (Matosinhos)

Entre os dias 23 e 26 de Novembro, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai participar na 28ª edição da CONCRETA – Feira de construção, Reabilitação, Arquitetura e Design, na Exponor, com a exposição 'Porto: the city, the school and the masters' (Pavilhão 5) que é apresentada pela primeira vez em Portugal depois de ter estado na UABB 2015 Bi-City Biennale of Urbanism/Architecture, em Shenzhen, na China.

A participação da FAUP estende-se este ano também ao CEAU e ao Laboratório de Fabricação Digital (DFL) que estará presente no espaço 'Construção 4.0' (Pavilhão 4). Aqui os visitantes são convidados a experimentarem algumas das mais avançadas tecnologias de projecto e construção em arquitectura relacionadas com o paradigma emergente da INDÚSTRIA 4.0.

Exposição 'Porto: the city, the school and the masters'
A exposição, desenhada para a participação da FAUP na Bienal de Arquitetura e Urbanismo UABB 2015 Bi-City Biennale of Urbanism/Architecture, Shenzhen, na China, é agora apresentada de forma inédita, em Portugal. A ocupação de uma das praças da Exponor, com a exposição “Porto: A Cidade, a Escola e os Mestres”, concretiza a já habitual pareceria entre a FAUP e a Concreta.
A exposição propõe uma reflexão sobre a história e o devir de um fragmento do coração do Porto, ilustrativo da sua identidade, das marcas geradas pelo tempo e das potencialidades que ainda encerra. A arquitectura como forma de ler e transformar a história e a cidade.
Articulando a Cidade, a Escola e de permeio, o Mestre, apresenta-se sinteticamente o mais recente sedimento na construção de um pedaço estruturante de cidade - o eixo entre a Estação S. Bento e a Ponte Luís I - e as hipóteses de futuro que tem sido centrais à discussão na Escola, na Cidade e entre os Mestres.
Este é um espaço em aberto, montra de uma permanente discussão / transformação urbana, que se joga entre a história, a identidade, e a cidade do futuro.
A instalação vídeo garante a atmosfera para estas conversas sobre o espaço, ao projectar a cidade real - através da captação dos seus sons, luz e gente - sincronizada com o diálogo entre os estudantes e o testemunho de Álvaro Siza.

Organização:
Ana Neiva
Marco Ginoulhiac
(CEAU-FAUP: Narrativas do Projeto Educativo em Arquitetura)

Participantes:
Álvaro Siza
Diogo Norton Rosa
João Nascimento
João Pedro Vilaça
Maria Souto de Moura, Mariana Machado
Tiago Barros

DFL apresenta a Construção 4.0 na Concreta
O Digital Fabrication Laboratory (DFL) convida os visitantes da próxima edição da Concreta a experimentarem algumas das mais avançadas tecnologias de projecto e construção em arquitectura relacionadas com o paradigma emergente da INDÚSTRIA 4.0.
No espaço denominado como 'Construção 4.0', o DFL apresentará as suas propostas de investigação e aplicações em áreas inovadoras como o desenho computacional, fabricação digital, construção robótica, impressão 3D ou realidade virtual, através da realização de acções de demonstração, exibição de protótipos e instalações, projecção de vídeos e organização de palestras temáticas.
Coordenado pelo Prof. Dr. José Pedro Sousa, o Laboratório de Fabricação Digital (DFL), único laboratório de arquitectura em Portugal equipado com tecnologia robótica, tem realizado inovador de alcance internacional, em colaboração com empresas nacionais como a Amorim Isolamentos ou Mota Engil. A título de exemplo, os visitantes do espaço Construção 4.0 poderão conhecer o CorkCrete Arch, um protótipo de sistema construtivo inovador em cortiça e betão reforçado com fibras de vidro (GFRC), produzido através de fabricação robótica. No Pavilhão ao lado, os visitantes poderão conhecer no stand da Amorim Isolamentos, também desenhado pelo DFL, alguns painéis em cortiça com desenho inovador, desenvolvidos no laboratório em colaboração com esta empresa.

Projecto
Digital Fabrication Laboratory