FAUP
Você está em: Início > Notícias > Apresentação do livro | Saber Manter os Edifícios: Pensar, desenhar, construir / Manutenção dos edifícios das Faculdades de Arquitectura e de Engenharia da UP

27 de Outubro de 2017 (Sexta-feira), 18h00, Reitoria da Universidade do Porto

O Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU, FAUP), o Centro de Estudos de Edifícios em Serviço (CEES, FEUP) e as Edições Afrontamento vão apresentar o livro 'Saber Manter os Edifícios: Pensar, desenhar, construir / Manutenção dos edifícios das Faculdades de Arquitectura e de Engenharia da Universidade do Porto' no próximo dia 27 de Outubro (Sexta-feira), às 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

A iniciativa contará com as intervenções dos Professores Fátima Marinho (Vice-Reitora U.Porto), João Falcão e Cunha (Director FEUP), Raquel Paulino (Conselho Executivo FAUP), Rui Póvoas (Director CEAU, FAUP),  António Silva Cardoso (Director DEC, FEUP) e Rui Calejo Rodrigues (CEES, FEUP), assim como das Coordenadoras da publicação Teresa Cunha Ferreira (CEAU, FAUP) e Patrícia Fernandes (CEES,FEUP). Na sessão serão também apresentadas as curtas metragens 'Saber manter os edifícios', Faculdade de Arquitectura da UP; Faculdade de Engenharia da UP.

Este livro resulta do Colóquio 'Saber Manter Os Edifícios: Pensar, Desenhar, Construir', organizado em 2016 pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP) e pelo Centro de Estudos de Edifícios em Serviço (CEES-FEUP), com o objectivo de reflectir sobre a importância da implementação de planos e práticas de manutenção em edifícios.

Nessa ocasião, foram apresentados e debatidos dois casos concretos, referentes aos edifícios das Faculdades de Arquitectura e de Engenharia da Universidade do Porto, e compilados os contributos numa pequena edição que agora se publica em versão ampliada e ilustrada.

Com coordenação de Teresa Cunha Ferreira (CEAU-FAUP) e Patrícia Fernandes Rocha (CEES-FEUP), o livro integra também ensaios de Rui Jorge Garcia Ramos (Reitoria UP), Rui Calejo Rodrigues (CEES FEUP) e Rui Fernandes Póvoas (CEAU-FAUP), assim como contributos de gestores, funcionários, docentes e alunos de ambas as instituições. As fotografias de Francisco Piqueiro (FEUP) e Luís Ferreira Alves (FAUP) enriquecem a ilustração da obra, que é rematada com entrevistas aos arquitectos autores dos projectos dos edifícios em análise, Pedro Ramalho e Álvaro Siza (Prémio Pritzker em 1992).

A sessão de apresentação do livro terá lugar a 27 de Outubro (Sexta-feira), às 18h00, no Edifício da Reitoria da Universidade do Porto. No final, será servido um Porto de Honra.

O livro tem um preço de 14 euros (preço de lançamento 12 euros) com distribuição em livrarias e on-line.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).

Co-edição: Edições Afrontamento / CEAU-Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo / CEES-Centro de Estudos de Edifícios em Serviço.