Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Estudante da FAUP premiado no Concurso de ideias EcoHut

Notícias

Estudante da FAUP premiado no Concurso de ideias EcoHut

A entrega de prémios decorreu a 16 de Junho de 2017, no Roca Lisboa Gallery.

O trabalho apresentado por Carlos Emanuel Castro Afonso, estudante da FAUP a frequentar o 5.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura, e Ana Margarida Bento, estudante/investigadora de engenharia civil da FEUP, que contou com orientação do Professor Eliseu Gonçalves, foi premiado com o 2.º lugar no Concurso de ideias EcoHut, promovido pelo Portal da Construção Sustentável. 

O trabalho proposto teve como ponto de partida a relação entre a Música e o Espaço entendida numa lógica arquitectónica e o conceito de "cápsula, enquanto habitáculo de espaço reduzido, com características que remetem para as necessidades expostas no enunciado, como a autonomia, a mobilidade ou a eficiência energética", conforme se lê no resumo do conceito do projecto. 

"Na prática, o projecto assume materiais que, pelas suas características, remetem para a questão da cápsula espacial: o metal, os materiais refletores, a hermética, a resistência térmica, a mecânica e a ergonomia, são algumas das características presentes no projecto", refere ainda o mesmo documento.

O 1.º prémio foi atribuído à proposta de Ricardo Filipe Mateus, estudante da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), coordenada pelo Professor João Pedro Oliveira Moreira. O 3.º classificado foi o trabalho proposto por Dinis Miguel Campos Leitão, também da EAUM, coordenado pelo Professor Leandro David Arieira Alves.

O júri foi constituído por vários arquitectos e engenheiros que seleccionaram as 3 melhores propostas. A entrega de prémios está marcada para 16 de Junho de 2017, no Roca Lisboa Gallery.

O concurso de ideias EcoHut, lançado em Janeiro de 2017, foi dirigido a jovens estudantes e tinha como proposta de desenvolvimento a concepção de um projecto de alojamento para festivais de Verão, que suportasse um dormitório para jovens, até 4 pessoas.

O grande desafio proposto foi de que este módulo deveria ser completamente autónomo no seu funcionamento, sendo da responsabilidade da equipa a colocação de cisternas para reaproveitamento de águas, mini-estações de tratamento para gestão das águas residuais dos banhos e cozinhas e sistemas de captação e armazenamento de energia eléctrica (painéis fotovoltaicos e baterias).

+ info
www.csustentavel.com

2.º classificado Concurso EcoHut
Render Exterior da proposta classificada em 2.º lugar na edição de 2017 do Concurso EcoHut, DR.

Ecohut
Os estudantes Carlos Emanuel Castro Afonso, da FAUP, e Ana Margarida Bento, da FEUP, na cerimónia de entrega dos prémios, DR.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-24 às 13:07:28