FAUP
Você está em: Início > Notícias > Estudante da FAUP premiado no Concurso de ideias EcoHut

Estudante da FAUP premiado no Concurso de ideias EcoHut

A entrega de prémios decorreu a 16 de Junho de 2017, no Roca Lisboa Gallery.

O trabalho apresentado por Carlos Emanuel Castro Afonso, estudante da FAUP a frequentar o 5.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura, e Ana Margarida Bento, estudante/investigadora de engenharia civil da FEUP, que contou com orientação do Professor Eliseu Gonçalves, foi premiado com o 2.º lugar no Concurso de ideias EcoHut, promovido pelo Portal da Construção Sustentável.

O trabalho proposto teve como ponto de partida a relação entre a Música e o Espaço entendida numa lógica arquitectónica e o conceito de "cápsula, enquanto habitáculo de espaço reduzido, com características que remetem para as necessidades expostas no enunciado, como a autonomia, a mobilidade ou a eficiência energética", conforme se lê no resumo do conceito do projecto.

"Na prática, o projecto assume materiais que, pelas suas características, remetem para a questão da cápsula espacial: o metal, os materiais refletores, a hermética, a resistência térmica, a mecânica e a ergonomia, são algumas das características presentes no projecto", refere ainda o mesmo documento.

O 1.º prémio foi atribuído à proposta de Ricardo Filipe Mateus, estudante da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), coordenada pelo Professor João Pedro Oliveira Moreira. O 3.º classificado foi o trabalho proposto por Dinis Miguel Campos Leitão, também da EAUM, coordenado pelo Professor Leandro David Arieira Alves.

O júri foi constituído por vários arquitectos e engenheiros que seleccionaram as 3 melhores propostas. A entrega de prémios está marcada para 16 de Junho de 2017, no Roca Lisboa Gallery.

O concurso de ideias EcoHut, lançado em Janeiro de 2017, foi dirigido a jovens estudantes e tinha como proposta de desenvolvimento a concepção de um projecto de alojamento para festivais de Verão, que suportasse um dormitório para jovens, até 4 pessoas.

O grande desafio proposto foi de que este módulo deveria ser completamente autónomo no seu funcionamento, sendo da responsabilidade da equipa a colocação de cisternas para reaproveitamento de águas, mini-estações de tratamento para gestão das águas residuais dos banhos e cozinhas e sistemas de captação e armazenamento de energia eléctrica (painéis fotovoltaicos e baterias).

www.csustentavel.com

2.º classificado Concurso EcoHut
Render Exterior da proposta classificada em 2.º lugar na edição de 2017 do Concurso EcoHut, DR.

Ecohut
Os estudantes Carlos Emanuel Castro Afonso, da FAUP, e Ana Margarida Bento, da FEUP, na cerimónia de entrega dos prémios, DR.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-24 às 13:07:28