Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > José Carlos Loureiro recebe Medalha de Mérito Profissional da Câmara Municipal de Gondomar

Para a Autarquia de Gondomar, 'o arquiteto é o exemplo de uma vida ao 'serviço das pessoas' e do País'.

A Câmara Municipal de Gondomar homenageou o Arquitecto José Carlos Loureiro, no passado dia 25 de Abril, com a atribuição da Medalha de Mérito Profissional da Autarquia.

José Carlos Loureiro escolheu o concelho de Gondomar para viver, onde reside há várias décadas. Para a Autarquia de Gondomar, o arquitecto "destacou-se através do Gabinete de Urbanismo, Arquitectura e Engenharia, que fundou com Pádua Ramos. Responsável por obras emblemáticas como o Pavilhão Rosa Mota, o Hotel D. Henrique e o Edifício Parnaso, no Porto, o Edifício da Capelinha das Aparições, em Fátima, e o Lugar do Desenho – Casa do Mestre Júlio Resende, a Central Térmica da Tapada do Outeiro e o Programa Polis de Gondomar, o arquiteto é o exemplo de uma vida ao “serviço das pessoas” e do País".

José Carlos Loureiro nasceu na Covilhã a 2 de Dezembro de 1925. Em 1950 terminou o curso com a classificação de 19 valores na prova final, e iniciou a sua atividade profissional como arquiteto e docente (2.º assistente) da ESBAP. Passados dez anos concorreu a professor da ESBAP com a edição da tese O Azulejo – Possibilidade da sua reintegração na Arquitetura Contemporânea, tendo sido aprovado em mérito absoluto.

Em 1972 abandonou o ensino para se dedicar a tempo inteiro ao exercício da Arquitetura. Quatro anos mais tarde criou o Galp, Lda. (Gabinete de Urbanismo, Arquitetura e Engenharia, Lda.) com o colega Pádua Ramos que com ele colaborava desde 1955.

José Carlos Loureiro desempenhou, também, cargos diretivos no extinto SNA – Secção Regional do Norte, em duas épocas distintas, e o cargo de Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Associação dos Arquitetos Portugueses (1986/89).

A convite da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, José Carlos Loureiro foi arguente no concurso para Professor Associado do Arquiteto Alcino Soutinho.

Em 1992 retomou a docência como professor convidado da ESBAP. Em Março de 2009, foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito, Grau de Ouro, da Câmara Municipal do Porto.

A 2 de dezembro de 2015, por ocasião do 90 anos do arquiteto José Carlos Loureiro, a Fundação Instituto Arquiteto José Marques da Silva (FIMS), entidade à qual doou o seu acervo profissional, e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), escola da sua formação e de prática pedagógica, promoveram uma homenagem a este destacado arquiteto português, iniciativa que também contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos e com o patrocínio da OTIMAH!.

www.cm-gondomar.pt

José Carlos Loureiro
Atribuição da Medalha de Mérito Profissional ao Arquiteco José Carlos Loureiro. Fotografia: DR.

(*) Informação editada a partir da página 'Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto' da U.Porto.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-19 às 14:04:43