FAUP
Você está em: Início > Notícias > Open International Workshop invisibility in architecture - exhibition in public garden: Jardim das Virtudes

Open International Workshop 'invisibility in architecture - exhibition in public garden: Jardim das Virtudes'

8 a 12 Maio de 2017, FAUP · 7 de Maio: Sessão de abertura, Serralves

O presente workshop tem como objetivo reflectir sobre o diálogo entre arte e arquitectura num contexto histórico consolidado com significado específico na paisagem urbana, promovendo a leitura da identidade do lugar como principal condutor do projecto.

A (re)leitura da paisagem natural motivada pela inclusão de uma nova estrutura arquitetónica num jardim público de caráter único - Jardim das Virtudes - abordará o significado da invisibilidade como uma noção arquitetónica na interpretação de um património paisagístico, inserido no núcleo central da cidade do Porto.

O workshop é organizado em ambiente de atelier, com grupos supervisionados por Helder Casal Ribeiro com a assistência de Hosein Roasaei, doutorando em Arquitetura no Politécnico de Milão (POLIMI). A sessão de crítica final terá, também, a participação dos Professores Rui Braz (FAUP) e Mário Mesquita (FAUP).

O cronograma do workshop, com um total de 50 horas, inclui duas visitas de estudo e uma série de palestras temáticas que visam reforçar a procura informada de um princípio arquitectónico assente numa metodologia de projeto coerente e pragmático.

Programa
O programa detalhado será elaborado pelos estudantes informado pelo sentido de lugar subjacente ao Jardim das Virtudes, expressando uma leitura informada que interpreta a identidade e as aspirações do jardim público.
As premissas programáticas consistem em cinco espaços complementares com configurações e ambientes distintos associados a dispositivos expositivos, abertos a eventos culturais diversificados ou simples abrigo comunitário/retiro individual, interpretando o carácter do Jardim das Virtudes e enfatizando a importância da luz natural na modulação do espaço e da forma. A nova estrutura(s) arquitetónica poderá ser dispersa pelo jardim público, conformando espaços interiores ou exteriores, promovendo a promenade associada a um quotidiano urbano de qualidade.

palestras
- art vs architecture;
- formal perfection within emotional expression;
- the predicament of texture – Yazd;
- architecture as a craft;

visitas de estudo
- Museu de Serralves, Porto (7 de maio: sessão de abertura)
- Quinta da Conceição, Matosinhos (Fernando Távora + Álvaro Siza)

O workshop é organizado no âmbito do projecto de investigação Diálogos e Afinidades – práticas de projecto: desenho e escrita, integrado no Centro de Investigação de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, no grupo AdC - Identidade e Transferência, com a coordenação de Helder Casal Ribeiro.

Inscrição e participação: sem encargos
Língua principal de trabalho: inglês

Inscrição: enviar email para hribeiro@arq.up.pt com nome / escola / curso e ano
(date limite 3 maio)