Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Passeio e Conversa #4 . Depois das graças da bucólica ridente (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)

Notícias

Passeio e Conversa #4 . Depois das 'graças da bucólica ridente' (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)

16 de Janeiro (Sábado) . passeio 14h00, conversa 18h00 . V.N. Famalicão

Com Passeio e Conversa #4 : Depois das "graças da bucólica ridente" termina este ciclo de excursões e debates que integra o programa paralelo da exposição Território: Casa Comum, desenvolvida pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP), actualmente patente na Casa do Território em V.N. Famalicão.

Passeio e Conversa #4 . Depois das "graças da bucólica ridente"
No próximo passeio andaremos pelo Sul do concelho de Famalicão, por Lousado, Ribeirão e Fradelos. É lugar de um mosaico territorial diverso e contrastado, que nos devolve uma fisionomia de paisagem de genética compósita que não responde às habituais codificações do rural, urbano, industrial, natural..., e outros qualificativos que perderam a pureza da linhagem (se é que alguma vez a tiveram). São paisagens transgénicas onde cada coisa nova - infra-estruturas, casas, culturas agrícolas, floresta, terrenos abandonados, empresas, escolas... - vai ocupando o seu lugar, usando estruturas e serviços comuns - sistemas sócio-técnicos como as redes de transporte e mobilidade de pessoas, mercadorias, informação, energia, água, esgoto, etc. - e participando de um ecossistema em construção.

Em 1875 é inaugurada a estação ferroviária sobre a linha do Minho entre Porto e Nine. Em 1883 abre à exploração a ligação Trofa - Vizela. Em 1946, com a entrada em funcionamento da MABOR - Manufactura Nacional de Borracha ( e, em 1950, da ITA, Indústria Têxtil do Ave, produzindo as telas para pneus), o regime de Salazar procurava substituir importações e dinamizar a economia das colónias através da transformação do algodão e da borracha. Desde então o investimento industrial nesta zona não parou de crescer.

Nunca como hoje o Senhor dos Perdões viu passar tantos camiões, nem tanta gente na N14 que cruza incessantemente a congestionada N14. A Terra Negra é o contrário da imagem negativa, de perigoso isolamento, que as lendas românticas lhe atribuíram. Entre Lousado e Fradelos vai uma dinâmica e uma diversidade cuja complexidade desafia o sistema de planeamento como um dos principais dispositivos de identificação e de regulação da Casa Comum.

Programa:

14h00 - Passeio
(ponto de encontro na Casa do Território, Parque da Devesa, V.N. Famalicão)

18h00 - Conversa (na Casa do Território, Parque da Devesa, V.N. Famalicão), com:
- Álvaro Domingues, FAUP
- João Nogueira Leitão, Transportes Nogueira
- Francisca Magalhães, Gestão Urbanística, CM VNF
- Pedro Fonseca, Departamento do Ambiente, CM VNF
- Representante da Infraestruturas de Portugal (a designar)

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia:
casadoterritorio@vilanovadefamalicao.org
+351 252 374 184

Ciclo Passeio e Conversa
É a percorrer o território, e a falar do que aí se viu, que melhor podemos compreender o lugar que habitamos. Por isso, a exposição Território: Casa Comum é complementada pelo ciclo Passeio e Conversa - um dia por mês, um tema diferente dá o mote para uma excursão pelo território do Médio Ave, seguido de uma conversa com alguns dos principais intervenientes locais e especialistas sobre o assunto do dia.

Notícias relacionadas:
Passeio e Conversa #3 . Território da Casa Própria (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)
Passeio e Conversa #2: A Paisagem da Vaca (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)
Passeio e Conversa #1: A Fábrica da Paisagem (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)
Exposição 'Território: Casa Comum' em Vila Nova de Famalicão

Passeio e Conversa #4
© DR
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-25 às 10:38:46