Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Passeio e Conversa #3 . Território da Casa Própria (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)

Notícias

Passeio e Conversa #3 . Território da Casa Própria (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)

12 de Dezembro (Sábado) . passeio 14:00, conversa 18:00 . V.N. Famalicão

Com Passeio e Conversa #3 : Território da Casa Própria dá-se continuidade ao programa paralelo da exposição Território: Casa Comum, desenvolvida pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP), actualmente patente na Casa do Território em V.N. Famalicão.

Passeio e Conversa #3 : Território da Casa Própria
No Médio Ave, a paisagem cobre-se de um contínuo polvilhado de casas. Por aqui, o povoamento é difuso desde sempre. Mas, nas últimas décadas, esta ocupação sofreu acelerada intensificação dirigida pelo investimento privado dirigido à construção de casa própria, e dinamizada pela infra-estruturação permitida pelos fundos europeus - um crescimento súbito para o qual o nosso sistema de planeamento não estava preparado.
Este crescimento terá de ser visto como uma reacção à dramática escassez de habitação com que o país se deparava na sua chegada à democracia, e como uma resposta às necessidades e anseios de uma população em franco desenvolvimento. Mas deve ser também entendida como reflexo de um modelo de desenvolvimento económico essencialmente assente no mercado imobiliário e na banca, incentivado por créditos bonificados, contas poupança-habitação, fácil acesso da banca a crédito estrangeiro, desregulação dos mercados financeiros, ou titularização da dívida. Foi exactamente no seio destes mecanismos financeiros que se forjou a crise que agora atravessamos e que deixou a sua marca na paisagem por entre ruinas de novos loteamentos nunca terminados.
Agora, anuncia-se um novo ciclo de investimento. Não seguirá, no entanto, nem as mesmas lógicas nem as mesmas geografias do anterior. Importa, por isso, perceber quais os mecanismos que produziram a paisagem urbana que temos. E importa, sobretudo, pensar e discutir as dinâmicas, os cenários e as políticas para os tempos que nos esperam. É o que faremos ao longo de mais este Passeio e Conversa.

Programa:

14h00 - Passeio guiado por Nuno Travasso (MDT-CEAU-FAUP)
Casa do Território, V.N. Famalicão

18h00 - Conversa
Casa do Território, V.N. Famalicão

Nuno Travasso, FAUP
Filipa Ribeiro, gestão urbanística, CM VNF
Feliz Pereira, Audiseg
Paulo Marques, Remax Vitória
Lucas Vilela, Montepio Geral

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia:
casadoterritorio@vilanovadefamalicao.org
+351 252 374 184

Ciclo Passeio e Conversa
É a percorrer o território, e a falar do que aí se viu, que melhor podemos compreender o lugar que habitamos. Por isso, a exposição Território: Casa Comum é complementada pelo ciclo Passeio e Conversa - um dia por mês, um tema diferente dá o mote para uma excursão pelo território do Médio Ave, seguido de uma conversa com alguns dos principais intervenientes locais e especialistas sobre o assunto do dia.

Notícias relacionadas:
Passeio e Conversa #2: A Paisagem da Vaca (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)
Passeio e Conversa #1: A Fábrica da Paisagem (programa paralelo à Exposição Território: Casa Comum)
Exposição 'Território: Casa Comum' em Vila Nova de Famalicão

Cartaz
© DR

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-22 às 03:19:46