Verifica-se hoje, entre os estudantes, uma notória dificuldade em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica. De modo a complementar a percepção fugaz potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas correntes na internet, perdendo-se o processo lento de apreensão e o hábito de “estudo de projecto”, interessa, enquanto objectivo pedagógico, fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia. Consequentemente, o objectivo do Curso Livre é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto.
A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, o Curso Livre explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado, com as seguintes sequências.
Programa (2ª Edição: 2017/2018 1º Semestre)
Apresentação.
Obra: M. Ginzburg / I. Milinis / N. Milyutin. Edifício Narkomfin, Moscovo, Rússia, 1928/32.
Docente convidado: Luís Soares Carneiro
Obra: Chamberlin, Powell and Bon, Archt. Barbican Estate - City of London Corporation, Londres, Reino Unido, 1963/76.
Docente: Maria José Casanova
Obra: Francisco Pereira da Costa. Moradias em Habitação Plurifamiliar, Rua Guerra Junqueiro, Porto, Portugal, 1962.
Docente convidado: Luís Viegas
Obra: Fernand Pouillon, Résidence du Point du Jour, Paris, França, 1957/63.
Docente convidado: Marta Rocha
Obra: Walter Barbero / Giuseppe Gambirasio / Giorgio Zenoni. Edificio Polifunzionale Duse, Bergamo, Itália, 1969.
Docente convidado: Marco Ginoulhiac
Obra: Domingos Tavares. Edifício de Habitação, Braga, Portugal, 1981.
Docente convidado: Domingos Tavares
Obra: Aldo Rossi / Carlo Aymonino. Bairro Gallaratese, Milão, Itália, 1972.
Docente convidado: Francisco Barata
Obra: Agostinho Ricca / J. Serôdio / Magalhães Carneiro. Parque Residencial da Boavista - Foco, Porto, Portugal, 1962/72.
Docente convidado: Francisco Fontes
Obra: Álvaro Siza Vieira / António Madureira. Monte de Miranda, Guarda, Portugal, 1991/2009.
Docente convidado: António Madureira
Obra: Adalberto Dias. Casas Brancas, Porto, Portugal, 2001/07.
Docente: André Santos
Obra: Peter Zumthor / Harjunkulma. Apart. building, Jyvaskyla, Finlândia, 2001/04.
Docente convidado: Hélder Casal Ribeiro
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Programa (3ª Edição: 2017/2018 2º Semestre)
Apresentação.
Obra: Le Corbusier, Immeuble Clarté, Genebra, Suíça, 1930.
Docente convidado: Ana Isabel Costa e Silva
Obra: Januário Godinho, "Casas José Lourenço da Silva, 193-259", Rua Arquitecto Marques da Silva, Porto, Portugal, 1935.
Docente convidado: Luís Viegas
Obra: August Perret. Le Havre, França, 1945/1954/64.
Docente convidado: Luís Soares Carneiro
Obra: Ruy Jervis d'Athouguia e Sebastião Formosinho Sanchez, Bairro das Estacas, Lisboa, Portugal, 1949-1958.
Docente convidado: Raquel Paulino
Obra: Luigi Moretti. Edificio polifunzionale in Corso Italia, Milão, Itália, 1949-55.
Docente convidado: Marco Ginoulhiac
Obra: Arménio Losa e Cassiano Barbosa, Complexo Montegiro, Quelimane, Moçambique, 1954.
Docente convidado: Susana Gomes
Obra: Johannes Hendrik Van den Brock e Jacob Berend Bakema, Wohnhochhaus, Hansaviertel, Berlim, Alemanha, 1957-1960.
Docente: Marta Rocha
Obra: Agostinho Ricca. Torre Montepio Geral, Rua Júlio Dinis, Porto, Portugal (1961).
Docente: André Santos
Obra: Manuel Correia Fernandes, Conjunto Residencial Sache-Nova Ramalde-Ceta, Porto, Portugal, 1979-1989/1986-1993/1994-1998/2002-2007.
Docente convidado: Maria José Casanova
Obra: Herzog & de Meuron, Edifício Schwitter, Basileia, Suíça, 1985-1988.
Docente convidado: Helder Casal Ribeiro
Obra: Diener & Diener, Edifícios das ilhas KNSM e Java, Amesterdão, Holanda, 1995-2001.
Docente: Marta Rocha
Bibliografia Obrigatória
Moneo Rafael; La solitudine degli edifici e altri scritti. ISBN: 88-422-0923-6
Moneo Rafael; Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
Hearn Fil; Ideas that shaped buildings
Ockman Joan; Architecture culture 1943-1968. ISBN: 0-8478-1522-6
Nesbitt Kate 050; Theorizing a new agenda for architecture. ISBN: 1-56898-053-1
Solà-Morales Ignacio de; Diferencias. ISBN: 84-252-1663-X
Solà-Morales Ignasi de; Territorios. ISBN: 84-252-1864-0
Solà-Morales Ignacio de; Intervenciones. ISBN: 84-252-2043-2
Solà-Morales Iganasi de; Eclecticismo y vanguardia y otros escritos. ISBN: 84-252-1949-3
Solà-Morales Ignasi de; Los artículos de Any. ISBN: 978-84-936693-6-2
Observações Bibliográficas
A bibliografia específica relativa a cada uma das obras abordadas encontra-se disponível na pasta de documentos da UC.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estão previstas 12 aulas de apresentação de obras e projectos, com a duração de 2h. Nestas aulas, os estudantes irão realizando, ao longo da apresentação, os esquemas, desenhos ou representações adequados a uma tradução predominantemente gráfica da matéria apresentada, experimentando sistemas pessoais de interpretação e grafismo. O suporte será obrigatoriamente em papel, em formato A4. O trabalho realizado por cada aluno será entregue no final de cada aula. Periodicamente serão efectuados comentários sobre amostragens e casos-exemplo dos trabalhos entretanto realizados e entregues.
O Curso Livre permitirá não somente o conhecimento aprofundado de um conjunto de obras de arquitectura de referência, mas sobretudo apurar a capacidade de analisar, com rapidez e precisão, e de registar através do desenho, o que de outro modo não passa de uma sucessão de imagens, mais ou menos impressivas. Trata-se de questionar os modos de olhar e, ainda, de aprofundar a acuidade de observação e análise, essencial para a compreensão e memorização de uma obra de arquitectura.
Língua de trabalho
Português - Suitable for english-speaking students
Modo de trabalho
Presencial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Participação em pelo menos 75% das aulas e entrega dos respectivos trabalhos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será a média ponderada da assiduidade às aulas (40%) e da classificação dos trabalhos práticos (60%).
Vagas: 10
O curso tem um custo de:
70 ¤ para Membros U.Porto (estudante, docente ou não docente)
100 ¤ para o público em geral
Acresce o valor de 20 ¤ de taxa de candidatura.
Critérios de Seriação
Ordem de Candidatura
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Candidaturas Online (2ª Edição: 2017/2018 1º Semestre)
Processo de candidatura encerrado
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Candidaturas Online (3ª Edição: 2017/2018 2º Semestre)
20 de Dezembro de 2017 a 10 de Janeiro de 2018: candidaturas - PRAZO PROLONGADO ATÉ 7 DE FEVEREIRO
NOVA DATA - 8 de Fevereiro de 2018: colocação definitiva
9 -15 de Fevereiro de 2018 : período para matrículas
Submeter candidatura
Docente Responsável: | Helder Casal Ribeiro |
Sigla: | ADHPS |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso ou Formação livre |
Início: | 2016/2017 |
Duração: | 42 Horas |