Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Lançamento do livro | Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dellopera in Portogallo | Coordenação de Giuseppina Raggi e Luís Soares Carneiro

Lançamento do livro | 'Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portogallo' | Coordenação de Giuseppina Raggi e Luís Soares Carneiro

25 de maio de 2022, 18h00, Auditório do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)

No dia 25 de maio, 4.ª feira, decorrerá, às 18h00, no Auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, a apresentação da publicação 'Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portogallo', coordenado por Giuseppina Raggi e Luís Soares Carneiro, publicado pela Editoriale Artemide com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A apresentação do livro será feita pelo escritor, músico e professor universitário Jorge Vaz de Carvalho. A sessão contará, também, com intervenções de Joaquim Oliveira Caetano, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, e Stefano Scaramuzzino, diretor do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.
Sinopse

Filippo Juvarra, arquiteto, urbanista e cenógrafo (1678-1736) e Domenico Scarlatti, compositor e cravista (1685-1757) viveram alguns dos momentos mais intensos da sua carreira artística na corte de Lisboa. No entanto, a experiência portuguesa é a parte menos conhecida das suas biografias. Neste volume foram reconstruídas as peças que faltavam, graças ao que se trouxe a importância da política cultural promovida pela corte feminina portuguesa e, em particular, pela rainha Maria Ana de Habsburgo (1683-1754), consorte do rei D. João V de Portugal (r. 1707-1750).

Assim nasce um novo olhar da colaboração entre Filippo Juvarra e Domenico Scarlatti, que encontra o campo privilegiado de convergência na ópera do século XVIII. O entrelaçamento histórico, artístico e musical entre Lisboa, Turim, Roma e Madrid é enriquecido com dados inéditos, que também permitem contextualizar dois projetos enigmáticos dos edifícios teatrais de Filippo Juvarra destinados, respetivamente, a Lisboa e Turim.

A abordagem transdisciplinar que caracteriza os ensaios aqui reunidos recorreu a especialistas em várias áreas de investigação (arquitetura, música, história, arte, teatro, cenografia), incluindo também o domínio das tecnologias digitais e a colaboração criativa com músicos, realizadores e argumentistas (escritos por Andrea Merlotti, Concepción Lopezosa Aparicio, Cristina Fernandes, Diana Blichmann, Giuseppina Raggi, Iskrena Yordanova, João Neves, José Pedro Sousa, José Sasportes, Luca Alverdi, Luís Soares Carneiro, Massimiliano Ferraina, Massimo Mazzeo, Nohelia González, Walter Rossa).

O livro decorre do projecto de investigação '«1719 - 2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal', que celebra o 300.º aniversário da chegada a Lisboa do arquitecto-cenógrafo Filippo Juvarra e do compositor Domenico Scarlatti. O projecto visa analisar conjuntamente os projectos urbanístico-arquitetónicos desenvolvidos pelo arquiteto siciliano para D. João V e a atividade musical e compositiva realizada por Domenico Scarlatti como “maestro di cappella” da corte lusitana, considerando o teatro operático o campo de convergência crucial entre os dois artistas. Esta convergência nunca foi investigada em relação às dinâmicas portuguesas.

Liderado pela FAUP, tem como parceiros o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC); a Universidade Complutense de Madrid (UCM); o Instituto de Estudos Culturais e História do Teatro da Academia Austríaca de Ciências (ÖeAW-IKT); o Centro Studi "Venaria Reale" de Turim; a orquestra barroca Divino Sospiro e o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP); o Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD). Este projecto é financiado pelo Programa de Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-17 às 11:35:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias