Você está em: Início > Notícias > Rick Joy | Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes

11 de Abril de 2018 (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

O arquitecto norte-americano Rick Joy é o convidado da terceira sessão do Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes. A conferência vai decorrer no dia 11 de Abril, às 17h00, no Auditório Fernando Távora, FAUP.

Rick Joy
Nascido em 1958 nos Estados Unidos da América, estudou música na Universidade do Maine, antes de estudar arquitectura na Universidade do Arizona, na qual terminou os estudos em 1990. É o principal sócio de Rick Joy Architects, um gabinete de arquitectura e planeamento criado em 1993, em Tucson, Arizona, cuja relevância se tem afirmado no panorama da arquitectura internacional pelas particularidades sensíveis da aproximação ao exercício profissional. Em função disso, Rick Joy tem merecido o interesse e o destaque da crítica e dos seus pares, através de amplo reconhecimento internacional. Desde o início da actividade, o seu trabalho tem sido regularmente objecto de exposições e divulgação em mais de 150 publicações em todo o mundo. Sobressaem as exposições na GA Gallery (Tóquio, 2001); no Cooper-Hewitt National Design Museum (Nova Iorque, 2010); na Bienal de Veneza (2012); bem como o filme 'Welcome Home' para a exposição House & Home promovida pelo National Building Museum (Washington D.C., 2012). Em 2002, a Princeton Architectural Press publicou a monografia 'Rick Joy: Desert Works'.
Rick Joy tem realizado conferências no interior e no exterior dos Estados Unidos, como resultado do seu contributo para o discurso contemporâneo da Arquitectura. Desempenha também actividade regular como Visiting Professor em diversas universidades: Harvard Graduate School of Design; Rice University; Universidade do Arizona; e MIT. O seu reconhecimento está igualmente patente nos prémios que tem recebido. Entre outros, destacam-se: The Architectural League of New York Emerging Voices Award (2000), American Academy of Arts and Letters, Academy Award in Architecture (2002); National Design Award, atribuído pelo Smithsonian Institution/Cooper-Hewitt Museum (2004), Mario Pani Award, atribuído pela Universidade de Anahuac, no México (2012); Alumni of the Year Award, atribuído pela Universidade do Arizona (2012),  Local Genius Award - Museum of Contemporary Art, Tucson (2012), Jeff Harnar Award for Contemporary Architecture, atribuído ao seu projecto para a Lone Mountain Ranch House (2013).
A sua prática profissional inclui diversos tipos de intervenções e programas e entre os seus trabalhos destacam-se as inaugurais casas Desert Works. Estas mereceram imediata atenção da crítica, graças à inteligente e sensível síntese entre adobe, aço e betão aplicados na construção. Expandindo a sua encomenda para outras localizações, climas e âmbitos, Rick Joy diversificou programas e geografias: nas montanhas do Idaho, nas florestas de Vermont, em Manhattan ou no Campus da Universidade de Princeton.
A sua arquitetura está fortemente comprometida com temas da tradição americana. O respeito pelo contexto e pelas características únicas da paisagem e das condições climáticas tem um papel central no seu pensamento e expressivo desenho, como marcas permanentes do seu próprio trabalho. Rick Joy enfatiza a verdade dos materiais e os processos construtivos, o que, através da preocupação pelo uso e a vivência dos espaços, constrói contextos de vida fortemente sensoriais e fenomenológicos. Em síntese, a arquitectura de Rick Joy é sensível ao lugar e ao Homem.
www.rickjoy.com

A conferência será proferida em inglês, sem tradução.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

O Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes, produzido pela FAUP, através do seu centro de investigação, CEAU, numa acção conjunta dos grupos de investigação Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Atlas da Casa, tem como principal objectivo aprofundar o conhecimento em torno de temas com pertinência contemporânea e internacional. Com o propósito de confrontar o pensamento contemporâneo nacional com a actualidade internacional, pretende-se debater a produção e ideias arquitectónicas segundo uma perspectiva alargada aos 5 continentes, como o próprio título sugere. De forma a reunir diversas abordagens aos mesmos assuntos em diferentes culturas e geografias, territorialmente dispersas, este ciclo contará com a participação de um arquitecto/conferencista de cada um dos cinco continentes.

+ info

Rick Joy
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 12:48:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias