Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Estudos Avançados > CEAPA > Informação para Candidatos

Cursos

Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico

Dados Gerais

Código Oficial: 4209
Sigla: CEAPA
Descrição:


ANO LECTIVO 2019/20
– 6.ª EDIÇÃO

Director: Prof. Doutor Rui Fernandes Póvoas

Duração: 1 ano

Numerus clausus: 22

Para o funcionamento do curso exige-se um número mínimo de 12 inscrições

Candidaturas Online

Contacto para informações:

Serviços Académicos - Pós-graduação

T: 226 057 100 | E-mail: pos.graduacao@arq.up.pt |URL: www.arq.up.pt

 

Diplomas

  • Estudos Avançados em Património Arquitectónico (45 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Metodologias de Projecto

420901A1 - ECTS

É objectivo desta disciplina identificar as questões específicas e a complexidade do projecto em contexto patrimonial, nomeadamente o entendimento do papel da história da arquitectura e da cidade na elaboração das propostas de intervenção projectual.
Não se pretende defender um conceito de especialização profissional no domínio das tecnologias de edificação de obras patrimoniais, mas relevar a importância do conhecimento e da interpretação dos factos históricos preexistentes que as enquadram e suportam, com o objectivo de fundamentar critérios de intervenção e objectivos de projecto. O aumento da quantidade e da complexidade de informação sobre a obra e sobre o seu contexto histórico, arquitectónico e urbano cria condições de maior exigência de rigor e de qualidade no processo de projecto e na síntese final.
Esta disciplina tem como principal objectivo o desenvolvimento de um processo de projecto caracterizado por permanente avaliação da relação entre a fundamentação teórica e o suporte desenhado, quer analítico, quer propositivo.
Pretende-se a experimentação de métodos de projecto orientados pela procura de legitimação das opções teóricas seleccionadas para dar resposta a uma obra, um programa e um lugar específicos.
Considera-se que a investigação teórica não deve ser entendida, apenas, como uma etapa analítica que antecede o desenho, mas como um processo paralelo e complementar do próprio processo de desenho.
Isto é, pretende-se que a investigação histórica e teórica faça parte do próprio exercício de projecto-análise e proposta.

Seminário de Investigação

420902A1 - ECTS

Legislação e Gestão do Património Arquitectónico

420903 - ECTS

Materiais e Técnicas Tradicionais de Construção

420905 - ECTS

Teorias de Reabilitação da Cidade

420902 - ECTS Nesta unidade curricular serão apresentadas estratégias e teorias sobre a reabilitação urbana da cidade consolidada e de valorização patrimonial da cidade herdada e das respectivas unidades paisagísticas territoriais.
Serão analisados e debatidos conceitos de centro histórico, de património arquitectónico urbano e paisagístico, bem como a sua relação com a prática urbanística. O estudo de intervenções no centro histórico e na cidade consolidada será desenvolvido na perspectiva da dinâmica de transformação da cidade contemporânea, com a sua dimensão económica e social, reavaliando-se o próprio conceito de centro de cidade e a sua relação com o processo de definição de novas centralidades, pondo em evidência a necessidade de compreensão dos valores que se referem ao conceito actual de centro histórico face a um policentrismo dinâmico que não pode abandonar a dimensão económica e social da cidade como um todo.

Intervenções em Estruturas de Edifícios Antigos

420906 - ECTS

Materiais e Técnicas de Revestimentos Antigos

420904 - ECTS

Teoria e História da Reabilitação Arquitectónica

420901 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2020-08-13 às 11:01:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais