Go to:
Logótipo
Você está em: Start > 420901A1

Project Methodologies

Code: 420901A1     Acronym: MDP

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Architecture and Urbanism

Instance: 2019/2020 - A Ícone do Moodle

Active? Yes
Responsible unit: Arquitectura (A)
Course/CS Responsible: Advanced Studies Course in Architectural Heritage

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
CEAPA 12 CEAPA 1 - 15 -

Teaching Staff - Responsibilities

Teacher Responsibility
Pedro Duarte Santos de Alarcão e Silva
Nuno Valentim Rodrigues Lopes

Teaching - Hours

Theoretical and practical : 4,00
Type Teacher Classes Hour
Theoretical and practical Totals 1 4,00
Nuno Valentim Rodrigues Lopes 4,00
Pedro Duarte Santos de Alarcão e Silva 4,00

Teaching language

Portuguese

Objectives

É objectivo desta disciplina identificar as questões específicas e a complexidade do projecto em contexto patrimonial, nomeadamente o entendimento do papel da história da arquitectura e da cidade na elaboração das propostas de intervenção projectual. 

 

Learning outcomes and competences

Pretende-se aprofundar e aperfeiçoar capacidades e metodologias de análise, levantamento, diagnóstico e concepção no exercício de Projecto em situações de intervenção em Património Arqueológico, Arquitectónico e Urbano.

Working method

Presencial

Program

O programa da unidade curricular Metodologias de Projecto prevê a realização de três exercícios de projecto, integrando três vertentes temáticas (Património Arqueológico, Arquitectónico Edificado e Espaço Público). Os exercícios serão desenvolvidos ao nível de Estudo Prévio, com desenvolvimentos parciais de pormenorização técnico-construtiva ao nível do Projecto de Execução, representados em escalas a definir.

Mandatory literature

Alarcão e Silva Pedro Duarte Santos de; Construir na ruína
Alberti Leon Battista; L.Architettura
Boito Camillo; Conserver ou restaurer. ISBN: 2-910735-45-1
Brandi Cesare; Teoria del Restauro
CAPITEL, Antón; Metamorfosis de monumentos y teorias de la restauración, Alianza Editorial, 1992
Choay Françoise; L.allégorie du patrimoine. ISBN: 2-02-014392-5
COSTA, Alexandre Alves; “Património entre a aposta arriscada e a confidência nascida da intimidade”, À la recherche du temps perdu, Jornal dos Arquitectos, 213, p. 7-13., 2003
Ferrão Bernardo; Projecto de transformação urbana do Porto na época dos Almadas. ISBN: 972-9483-02-7
Fernandes Francisco Barata; Transformação e permanência na habitação portuense. ISBN: 972-9483-38-8
GIOVANNONI, Gustavo; “Il restauro dei monumenti”. In Atti del I Convegno degli Ispetori Onorari, 1912
GONZÁLEZ MORENO-NAVARRO, Antoni; La restauración objetiva: método SCCM de restauración monumental, Institut D’Edicions de La Disputació de Barcelona, 1999
GONZALEZ-VARAS, Ignacio; Conservación de bienes culturales: teoria, historia, principios y normas, Ediciones Cátedra, 2005
Gracia Francisco de; Construir en lo construido. ISBN: 84-86763-65-7
GRASSI, Giorgio; “Il carattere degli edifici”. Casabela. N.º 722 , 2004
Grassi Giorgio; La arquitectura como oficio y otros escritos
Jokilehto Jukka; A history of architectural conservation. ISBN: 07506 3793 5
Lopes Flávio; Património arquitectónico e arqueológico. ISBN: 972-24-1307-4
Moneo Rafael; La solitudine degli edifici e altri scritti. ISBN: 88-422-0923-6
Neto Maria João Baptista; Memória, propaganda e poder. ISBN: 972-9483-45-0
PEREIRA, António Nunes; “Para uma terminologia da disciplina de protecção do património construído”, À la recherche du temps perdu. Jornal dos Arquitectos, 213, p. 27-32.
PEREIRA, Paulo; “Lugares de passagem e o resgate do tempo”. Património/Estudos, p. 6-16., 2001
Riegl Alois; El culto moderno de los monumentos, su carácter y sus origenes. ISBN: 978-84-8266-728-7
Rodrigues José Miguel Neto Viana Brás; O mundo ordenado e acessível das formas da arquitectura
RUSKIN, John; The seven lamps of architecture, Ed. J.M. Dent and Sons, 1956 (1º ed. 1849)
RUSKIN, John; The Stones of Venice, Allen, 1897
SOLÁ-MORALES, Ignasi; “Dal contrasto all’analogia - Trasformazioni nella concezione dell’intervento architettonico”, Lotus Internacional, nº 46, p.37-45., Electa, 1985
USTÁRROZ, Alberto; La Lécción de las Ruinas: Presencia del pensamiento grego y romano en la arquitectura, Fundación Caja de Arquitectos ( Col. Arquíthesis, núm.1), 1997
VIOLLET-LE-DUC, Eugéne; “Restauration”, Dictionnaire raisonné de l’architecture française du XIe au XVIe siècle, tomo VIII, p. 14-34., A. Morel, Éditeur, 1866
Maciel M. Justino 730; Vitruvio. ISBN: 972-8469-44-6

Teaching methods and learning activities

Cada um dos exercícios propostos desenvolver-se-á em duas fases, correspondendo à primeira uma avaliação intermédia de grupo e à segunda uma avaliação final por exercício. A classificação final de cada exercício decorre da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação do trabalho individual, correspondendo à primeira a percentagem de 20% e à segunda a percentagem de 80%.

Evaluation Type

Distributed evaluation without final exam

Assessment Components

designation Weight (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Amount of time allocated to each course unit

designation Time (hours)
Elaboração de projeto 96,00
Total: 96,00

Eligibility for exams

Mínimo de 75% de presenças nas aulas realizadas.
Realização e apresentação das três entregas previstas para os três exercícios propostos.

Calculation formula of final grade

A avaliação dos três exercícios propostos será qualitativa, distribuída em cinco classes, correspondendo 20% à avaliação do trabalho de grupo e 80% à avaliação do trabalho individual:
Insuficiente – 0 a 9 valores 
Suficiente – 10 a 13 valores 
Bom – 14 e 15 valores 
Muito Bom – 16 e 17 valores 
Excelente – 18 a 20 valores 

A Classificação Final será em escala numérica inteira (0 a 20 valores) e resultado da avaliação dos três exercícios.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2020-08-06 at 14:54:12