Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Start > Notícias > Lançamento do livro Visiones urbanas. De la cultura del plan al urbanismo paisajístico de Carmen Díez Medina e Javier Monclús | Apresentação por Álvaro Domingues (FAUP) e Sara Sucena (UFP /CEAU-FAUP)

News

Lançamento do livro 'Visiones urbanas. De la cultura del plan al urbanismo paisajístico' de Carmen Díez Medina e Javier Monclús | Apresentação por Álvaro Domingues (FAUP) e Sara Sucena (UFP /CEAU-FAUP)

19 de Junho de 2018 (Terça-feira), 18h00, Sala Plana - FAUP

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai receber no dia 19 de Junho, Terça-feira, às 18h00, na Sala Plana, a sessão de apresentação do livro 'Visiones urbanas. De la cultura del plan al urbanismo paisajístico' da autoria dos professores e investigadores Carmen Díez Medina e Javier Monclús.

A apresentação dos autores será feita pelos professores Álvaro Domingues (FAUP) e Sara Sucena (Universidade Fernando Pessoa/ CEAU-FAUP).

Visiones Urbanas
Visiones urbanas. De la cultura del plan al urbanismo paisajístico surge com o objectivo de tornar-se uma publicação de referência no campo do urbanismo, a partir de uma perspectiva transversal, combinando abordagens profissionais e académicas. O livro é dirigido a estudantes e profissionais interessados em entender como certas visões do século XX, que se estenderam até ao século XXI, se tornaram decisivas quando se trata de moldar a cidade e as paisagens urbanas contemporâneas. Concebido como um 'manual', o livro é simultaneamente intencional e flexível. Por este motivo, a publicação estrutura-se em forma de ensaios temáticos que apresentam uma soma de argumentos tendo como denominador comum as concepções e estratégias urbanas. A sucessão de ensaios sobre temas e casos diversos não pretende estabelecer interpretações universais mas sim destacar alguns episódios relevantes que podem ajudar a compreender o porquê da cultura do plano urbanístico estar a dar lugar a outras formas de urbanismo, do projecto urbano ao urbanismo estratégico, passando pelo urbanismo paisagístico. Perante as interpretações globais do urbanismo pela história socioeconómica ou pela historiografia arquitectónica, este livro pretende contribuir para a compreensão da disciplina a partir do debate contemporâneo, adoptando uma perspectiva histórica e comparativa, com ênfase na dimensão cultural do urbanismo. Os conteúdos publicados partilham campos de interesse com a arquitectura, a história urbana, o desenho urbano, a arquitectura paisagística  ou a geografia.

Carmen Díez Medina (Madrid, 1962). Arquitecta pela Universidad Politécnica de Madrid (ETSAM), 1989. Doutorada em Arquitectura pela Universidad Politécnica de Viena (TU Wien), 1996. Professora titular de Composición Arquitectónica na Escuela de Ingeniería y Arquitectura (EINA) de la Universidad de Zaragoza, na qual é responsável pela área e coordenadora do programa de doutoramento 'Nuevos Territorios en la Arquitectura'. Foi directora do Departamento de Teoría y Proyectos na Escuela Politécnica Superior (EPS) de la Universidad CEU-San Pablo de Madrid (2007-09). Colaborou em mais de 60 publicações especializadas em arquitectura. É membro do conselho editorial da revista ZARCH. Como arquitecta, colaborou nos ateliers de Rafael Moneo em Madrid (1996-2001) e de Nigst, Hubmann & Vass em Viena (1998-94). Integra vários projectos de investigação, entre os quais 'Espacios para la enseñanza', CEU (2012-14); 'Paisajes residenciales urbanos', EINA (2010-11); 'La construcción de la ciudad liberal', UPM (2008-09); 'España en los CIAM', CEU (2007-08).

Javier Monclús (Zaragoza, 1951). Arquitecto pela Universidad Politécnica de Cataluña (ETSAB), 1977. Professor Catedrático de Urbanismo na Escuela de Ingeniería y Arquitectura (EINA) de la Universidad de Zaragoza, na qual exerceu o cargo de director do Departamento de Arquitectura (2009-2016) e onde é actualmente director do Máster Universitario en Arquitectura. Foi professor na Universidad Politécnica de Cataluña (1979-2005). Director do Grupo de Investigação T82 PUPC (Paisajes Urbanos y Proyecto Contemporáneo: www.pupc.unizar.es). Colaborou em mais de 100 publicações profissionais e científicas. É membro do conselho editorial da publicação Planning Perspectives e director da revista ZARCH. Possui uma vasta experiência como autor, colaborador ou consultor em Barcelona e Saragoça. Foi director da equipa redactora do Proyecto de Riberas del Ebro (2001), co-autor do Plan Director de la Exposición Internacional de Zaragoza de 2008 (2004) e director do Plan de Acompañamiento de la Expo (2005-2009).

Os dois autores são investigadores responsáveis pelos projectos de investigação: Nuevos retos para las ciudades españolas: el legado de los conjuntos de vivienda moderna y opciones de su regeneración urbana. Especificidad y semejanzas con modelos europeos (Ministério da Economia e Competitividade de Espanha); Architecture and Sustainable Urban Development based on Eco-Humanistic Principles & Advanced Technologies without losing Identity SEHUD (União Europeia).

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
A sessão vai decorrer em espanhol, sem tradução. Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.


Poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Page created on: 2018-10-18 at 21:43:22