Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > Aula aberta da UC Dissertação ciclo Re(A)presentar Novas narrativas científicas: Análises criativas para uma reconstrução sentida com Juan Cabello Arribas

Aula aberta da UC Dissertação
ciclo Re(A)presentar
'Novas narrativas científicas: Análises criativas para uma reconstrução sentida'
com Juan Cabello Arribas

8 de abril de 2021, 5.ª feira, 15h00, videoconferência

© DR



O arquitecto Juan Cabello Arribas vai apresentar a aula aberta 'Novas narrativas científicas: Análises criativas para uma reconstrução sentida' integrada na unidade curricular Dissertação e no âmbito do ciclo 'Re(A)presentar'.

A aula decorre no dia 8 de abril, às 15h00, por videoconferência, com acesso restrito à comunidade académica da FAUP.

O programa da Unidade Curricular Dissertação que integra o 5.º ano do Curso de MIArq da FAUP propõe um "espaço sistemático de enquadramento colectivo com a abordagem didáctico-pedagógica deste tempo curricular assente na realização de Seminários Temáticos", cuja sequência procura suscitar a reflexão e o debate em torno de diferentes interesses, temas e estratégias metodológicas que envolvem de modo transversal e abrangente a problemática da Dissertação.
A experiência tida no ano lectivo 2019.2020 com a realização de algumas das sessões temáticas direccionadas para os problemas da representação, tanto enquanto instrumento operativo no processo de investigação, como em instância de comunicação e produção do(s) documento(s) de síntese, conduziu ao presente ciclo intitulado Re(A)presentar.
Trata-se do quinto e último ciclo do presente ano lectivo, tendo sido antecedido pelas Conversas de Orientação 01, pelos ciclos Referências-Referenciar, Interacções e pelas Conversas de Orientação 02.

Juan Cabello Arribas (Madrid, 1973), arquitecto pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (UPM, Espanha), centrou a sua investigação em 2006 a meio caminho entre a Whitechapel Gallery, a Tate Modern e o Victoria Albert Museum, e finalmente em 2010, defendeu a sua tese de doutoramento dentro do programa de pós-graduação do Departamento de Projetos Arquitectónicos sob o título 'ENSAMBLAJE. Desde la filmina de Patio&Pavilion'.
Em 2010 mudou a sua residência para São Paulo onde, a partir de 2015, começou a dar aulas como professor de Projectos Arquitectónicos e onde continua até ao dia de hoje. Em 2017 abriu seu laboratório de investigação 'Superestúdio Transdisciplinar' na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS / UNISANTOS) e, nesse mesmo ano, começou a investigar os artefactos ecológicos do arquitecto Sérgio Bernardes no Memória Bernardes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em 2018 recebeu a Bolsa de Pós-doutoramento da PUC-RJ, entregando seu trabalho final de investigação em Julho de 2020.
Actualmente escreve artigos científicos em revistas de arquitectura e paisagismo, colabora transdisciplinarmente com várias universidades em todo o mundo e desenvolve, simultaneamente, trabalho científico como artista baseado na técnica reconstrutiva da colagem.

oaj.fupress.net
www.juancabelloarribas.com
oa.upm.es


Unidade curricular - Dissertação | MIArq
Docentes - Carla Garrido de OliveiraMaria José Casanova 


Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.



Recommend this page Top
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2021-05-15 at 04:44:09