Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > Sessão oficial de Abertura do Ano Lectivo 2019/2020 _ Arquitetura e Cidades Portuguesas conferência de Alexandre Alves Costa _ Anuária19 inauguração da Exposição

Sessão oficial de Abertura do Ano Lectivo 2019/2020
_ 'Arquitetura e Cidades Portuguesas' conferência de Alexandre Alves Costa
_ Anuária'19 inauguração da Exposição

23 de Setembro de 2019, 2.ª feira, 17h00, Auditório Fernando Távora


A Sessão Oficial de Abertura do Ano Lectivo 2019.2020 da FAUP vai ter lugar a 23 de Setembro, 2.ª feira, às 17h00, e será assinalada pela conferência "Arquitetura e Cidades Portuguesas" do Arquitecto Alexandre Alves Costa, Professor Emérito da U.Porto.

Após a conferência, decorre a inauguração da Exposição 'ANUÁRIA'19 - Partilhas', dedicada ao legado didáctico-pedagógico dos Professores Francisco Barata e Manuel Graça Dias.

A antecipar a conferência, decorrerá a entrega do Prémio Pedro Branco ao melhor estudante a terminar o 3.º ano no ano lectivo 2018.2019, e do Prémio Ricardo Spratley ao melhor estudante a terminar o Mestrado Integrado no ano lectivo 2017.2018 com média igual ou superior a 16 valores; e serão atribuídas menções de reconhecimento aos estudantes que se doutoraram no ano lectivo 2017.2018.


aula de TGOE - arq. Fernando Távora
© Desenho de Fernando Távora

Arquitetura e Cidades Portuguesas

Da experiência de construir, conhecidos os modelos, nasceu um saber disciplinar sem grande teoria de suporte e que se transmitiu empiricamente. Afastado o modelo, procurou-se, sobretudo, a eficácia, no caso a caso das circunstâncias.
Dessa capacidade de adaptação ao momento, sem grandes prisões de natureza formal ou estilística, nasceu a variedade da arquitetura e das cidades portuguesas, a sua espontaneidade e o seu ecletismo que nunca lhe retiram um genérico carácter de família que nos permite a sua permanente identificação, da Índia ao Brasil, de Portugal a Angola, de Marrocos à China ou aos Açores.

Alexandre Alves Costa




Alexandre Alves Costa
© DR

Alexandre Alves Costa é arquiteto pela ESBAP em 1966, e Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto. Tem bibliografia publicada, sobretudo em revistas da especialidade portuguesas e estrangeiras, parcialmente recolhida em quatro volumes: Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa e Outros Textos, FAUP publicações, 2ª edição, Porto, 2007; Candidatura ao Prémio Jean Tschumi, Ordem dos Arquitetos, Lisboa, 2005; Textos Datados, e/d/arq, Coimbra, 2007; Centralidade do Real, e/d/arq, Coimbra, 2018.

É membro do Conselho Editorial da Revista "Monumentos" da Direção Geral do Património Cultural.

Desde 1970, exerce a profissão liberal, em co-autoria com Sergio Fernandez, com obra construída, quase totalmente publicada.

Recebeu a Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada por Sua Excelência o Presidente da República Dr. Jorge Sampaio. É Sócio Honorário da Ordem dos Arquitetos e da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa.


Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2019-09-21 at 21:22:53