Go to:
Logótipo
Você está em: Start > News > Aula Aberta de Teoria 1 | A Escola do Porto e a visibilidade internacional da Arquitectura Portuguesa por Cristina Silva

Aula Aberta de Teoria 1 | 'A Escola do Porto e a visibilidade internacional da Arquitectura Portuguesa' por Cristina Silva

10 de Abril de 2018 (Terça-feira), 14h00, Sala Plana - FAUP

No âmbito da unidade curricular de Teoria 1, do Mestrado Integrado em Arquitectura, vai ter lugar na Sala Plana da FAUP a Aula Aberta com o título 'A Escola do Porto e a visibilidade internacional da Arquitectura Portuguesa'.

Esta aula vai ser apresentada pela Arquitecta Cristina Silva no dia 10 de Abril 2018, às 14h00.

A Escola do Porto e a visibilidade internacional da Arquitectura Portuguesa
Esta aula aberta surge na sequência de anterior aula da UC de Teoria 1 em que foi proposto abordar a construção do conceito de Regionalismo Crítico por K. Frampton, e a sua expressão no trabalho de arquitectos como Siza Vieira. Em conjunto com a oradora convidada, será agora proposto uma reflexão acerca da importância da Escola do Porto para a percepção internacional da Arquitectura Portuguesa. Tal reflexão será baseada numa selecção de referências feitas à Arquitectura portuguesa na imprensa internacional especializada ao longo das últimas décadas. A reflexão, contemplará ainda, num sentido mais amplo, a divulgação internacional de produções arquitectónicas locais como a da Escola do Porto.

Crsitina Silva
Cristina Emília Silva é formada em arquitectura e co-directora da Cultour. Doutorada pela FAUP, teve a sua investigação apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo recorrido a vários arquivos nacionais e internacionais. Tem actuado como moderadora e participante de vários colóquios científicos; sendo também autora ou co-autora de vários artigos publicados em Portugal e no estrangeiro; nomeadamente pela Universidade de Lincoln, pelo Dep. de Arquitectura da Universidade de Coimbra, pela FAUP, um capítulo de livro pela Caleidoscópio, ou uma entrevista a K.Frampton pela Arq./a.

Aula Aberta de Teoria 1
A "Aula Aberta de Teoria 1" é uma iniciativa anual da Unidade Curricular de Teoria do 2º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, coordenada pelo Professor Gonçalo Furtado, regente da cadeira. Desde 2008 a iniciativa abordou temas como a Teoria e o Projecto de Arquitectura, o Modernismo e o Pós-Modernismo, e os desenvolvimentos do contexto nacional e internacional, envolvendo múltiplos protagonistas como Josep Maria Montaner (ETSAB), Andrew Bellantyne (Newcastle University), Suzanne Strum (Elisava School of Design), Xavier Costa (Fundação Mies Van der Rohe), Sérgio Fernandez (Universidade do Porto), Jorge Figueira (Universidade de Coimbra), Fátima Pombo (Universidade de Aveiro), Domingos Tavares (Universidade do Porto), entre outros.

A participação nesta Aula Aberta está aberta para toda a comunidade académica da Universidade do Porto. Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

+ info
glopes@arq.up.pt

'A Escola do Porto e a visibilidade internacional da Arquitectura Portuguesa' por Cristina Silva
Recommend this page Top
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2022-11-28 at 08:02:11 | Reports Portal