Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Alojamento (onde morar)
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Alojamento (residência universitária / apartamento)


Para os estudantes que procuram alojamento na cidade do Porto existem, essencialmente, dois tipos de soluções:

  • Alojamento em Residência Universitária
  • Alojamento em apartamento

 
NOTA: A gestão do alojamento nas Residências Universitárias (com número limitado de vagas disponíveis) é da responsabilidade do Serviço de Relações Internacionais da U.Porto (não da Faculdade). A gestão de alojamento privado é externa à Universidade, pelo que não assumimos qualquer responsabilidade na gestão deste tipo de alojamento.

Alojamento em residência universitária

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) facultam, nos três pólos da U.Porto, nove residências universitárias.

As residências destinam-se a estudantes que frequentam um curso na Universidade do Porto e que, pelas suas condições socioeconómicas, pela distância ou dificuldade de transporte, não possam residir com o agregado familiar e necessitem de apoio ao nível do alojamento para que possam prosseguir os seus estudos.O alojamento é atribuído prioritariamente aos estudantes bolseiros.

Todos os anos existe um número limitado de quartos disponíveis para estudantes estrangeiros. Como este número é muito menor que o número de pedidos, os SASUP não podem garantir a obtenção de lugares por todos os interessados.

São seis as residências universitárias disponíveis aos estudantes estrangeiros:

  • Campo Alegre – Rua do Campo Alegre, 1395
  • Paranhos – Rua Dr. Manuel Pereira da Silva
  • Bandeirinha – Rua da Bandeirinha, 66
  • Alberto Amaral – Rua de D. Pedro V, 223
  • Campo Alegre, Pólo III – Estudantes de Pós-graduação – Rua do Campo Alegre
  • José Novais Barbosa – Rua da Pena, s/n

Todos os estudantes que pedem alojamento nas residências universitárias recebem informações referentes ao estado do seu pedido. Os pedidos são processados por ordem de chegada, pelo que os primeiros a chegar deverão ter prioridade.

Os estudantes estrangeiros que forem aprovados nas residências universitárias devem manter o Serviço de Relações Internacionais (SRI) informado relativamente à data e hora de chegada. São reservadas anualmente vagas para estudantes de outras instituições de ensino superior que estejam a frequentar a U.Porto ao abrigo de programas e protocolos de mobilidade.

Para obter mais informações visite o site dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto – SASUP.

 

Alojamento em apartamento

É muito comum alugar um apartamento e partilhá-lo com outros estudantes, sendo esta uma solução mais cómoda do que o alojamento em residência universitária, pois permite usufruir de uma maior liberdade e flexibilidade, sobretudo no que diz respeito a horários. É fácil encontrar casas para alugar em toda a cidade, e os preços variam conforme a localização ou as condições oferecidas. Normalmente é pedido aos estudantes para pagaram dois meses de renda em avanço.

Em 2019 800 quartos novos foram disponibilizados para arrendar no Distrito da Asprela, onde está localizada a Faculdade de Desporto. Algumas das empresas privadas com residências disponíveis atualmente:




Livensa Living - desconto de 30% na taxa de reserva para estudantes da FADEUP; esta empresa promove ainda bolsas de alojamento – veja aqui mais informações






U.hub no Campus da Asprela

Aqui poderá encontrar toda a informação para os estudantes da FADEUP


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2020-06-09 I  Página gerada em: 2021-06-16 às 01:39:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais