Seminário de Investigação em Desporto, Excelência, Bem-Estar e Desenvolvimento Humano
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - A 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivo promover o aprofundamento e a integração dos conhecimentos e competências dos estudantes fundamentais para a análise, produção e divulgação de conhecimentos de natureza científica na área das ciências do desporto em geral, e da excelência, bem-estar e desenvolvimento humano em particular.
No âmbito desta UC, os estudantes devem:
- demonstrar elevado domínio da principal bibliografia existente nas suas áreas de interesse;
- melhorar e consolidar competências relacionadas com as metodologias de investigação a utilizar para pesquisar nas suas áreas de interesse, e
- demonstrar competências na definição de objectivos e correspondente metodologia de pesquisa pertinentes nas suas áreas de interesse.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são coerentes com os respetivos objetivos, porquanto foram definidos de forma a permitir aos estudantes o aprofundamento e consolidação de um conjunto fundamental de conhecimentos e competências orientado para a resolução bem sucedida dos desafios específicos que lhes serão colocados no âmbito da redação do projeto de investigação relativo à sua tese de doutoramento e da sua posterior concretização.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Principais linhas de investigação no domínio do Desporto, Excelência, Bem-Estar e Desenvolvimento e Humano: O que sabemos e o que necessitamos de saber?
- Principais metodologias de investigação adoptadas, ou a adoptar, no domínio do Desporto, Excelência, Bem-Estar e Desenvolvimento e Humano: vantagens e desvantagens.
- Definição de objectivos e correspondente metodologia de pesquisa: pressupostos, fases, componentes e procedimentos.
Bibliografia Obrigatória
Charmaz, K.; Constructing grounded theory. London ; Thousand Oaks, Calif., Sage Publications, 2006
Denzin Norman K. 340;
Handbook of qualitative research. ISBN: 0-7619-1512-5
Gustavii, B; How to write and illustrate a scientific paper, CU Press, 2008
Kathleen Armour and Doune Macdonald; Research Methods in Physical education and Youth Sport, 2012
Lox, C., Ginis, K. M., & Petruzzello,S. J.; The Psychology of Exercise: Integrating Theory and Practice , Holcomb Hathaway, Publishers, 2010 (3ª Edição)
Saldana Johnny;
The^coding manual for qualitative researchers. ISBN: 978-1-84787-549-5
Weinberg Robert S.;
Foundations of sport and exercise psychology. ISBN: 978-1-4504-6981-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Considerando os objectivos formulados para esta UC, as aulas decorrem de acordo com uma estrutura de seminário, promovendo a reflexão e sessões de discussão sobre questões previamente identificadas e pesquisadas, favorecendo a participação ativa dos estudantes neste processo, nomeadamente através da
apresentação do estado atual dos seus projetos de investigação, bem das opções e razões subjacentes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Elaboração de projeto |
150,00 |
Estudo autónomo |
400,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de investigação |
100,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
800,00 |
Obtenção de frequência
participação nas aulas e apresentação de projecto de tese de doutoramento.
Fórmula de cálculo da classificação final
Quanto ao método de avaliação, de referir que, para além das apresentações preparatórias mencionadas, os estudantes apresentam e defendem os seus projetos de investigação conducentes à elaboração das suas teses de doutoramento perante um júri designado formalmente para esse fim.