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Biologia do Movimento

Código: PDF03     Sigla: PDF03

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Vida

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Fisioterapia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DF 13 Plano do Programa de Doutoramento 1 - 15 50 405

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos





Esta unidade curricular tem por objectivos fornecer aos estudantes, numa perspectiva multidisciplinar, os conhecimentos sobre a essência do movimento humano assim como as suas repercussões locais (nos sistemas efectores) e sistémicas, quer de carácter agudo quer crónico. Pretende-se também mostrar a forma como este conhecimento vem sendo construído no tempo, tendo por base a experimentação animal e humana, e a sua potencial aplicabilidade numa perspectiva de prevenção e/ou reabilitação de patologias e/ou doenças. 





Resultados de aprendizagem e competências





Os estudantes aprovados deverão evidenciar as seguintes competências:
1. Compreender as diferentes adaptações locais e sistémicas induzidas pelo movimento agudo e/ou repetido no tempo, em diferentes populações, e a sua aplicabilidade terapêutica e preventiva; 2. Perceber as limitações ao movimento impostas por diferentes doenças/patologias; 3. Compreender a origem e a forma como este conhecimento foi sendo concebido; 





Modo de trabalho

Presencial

Programa





Conteúdos das aulas teóricas:
1. Sistemas efectores do movimento; 
1.1. Sistema muscular esquelético; 
1.2. Sistema osteo-articular; 
2. Sistemas de regulação; 
2.1. Sistemas nervoso e endócrino; 
3. Sistemas de restabelecimento e manutenção homeostática;
3.1. Metabolismo e bienergética;
3.2. Sistema cárdio-respiratório; 
3.3. Sistema renal;
4. Fisiologia integrativa
4.1. Exercício físico e sistema imune;
4.2. Exercício físico na Gravidez;
4.3. Exercício físico em condições extremas.





 





Bibliografia Obrigatória

Sharon A. Plowman; Exercise physiology. ISBN: 978-1-4963-2318-7
Powers SK, Howley E; Exercise Physiology: Theory and Application to Fitness and Performance. 10 edition, McGraw-Hill Education, 2017. ISBN: 1259870456
Kenney WL, Wilmore JH, Costill DL; Physiology of Sport and Exercise. Sixth Edition, Human Kinetics, Inc., 2015. ISBN: 1450477674
Nelson DL, Cox MM; Lehninger: Principles of Biochemistry., WH Freeman. 4th Edition, 2004

Bibliografia Complementar

Reiman MP, Manske RC; Functional Testing in Human Performance, Human Kinetics., 2009
Welsh CJ; Human Biology Laboratory Manual, Jones and Bartlett Publishers. Sudbury, Massachusetts, 2005
Nigg B, MacIntosh B, Mester J; Biomechanics and Biology of Movement., Hardback, 2000
American Physiological Society; Resource Book for the Design of Animal Exercise Protocols, American Physiological Society, 2006
Kasper DL, Braunwald E, Hauser S, Longo D, Jameson JL, Fauci AS; Harrison's Principles of Internal Medicine, McGraw-Hill. , 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem





As aulas teóricas (50 horas) serão essencialmente expositivas, procurando-se sempre a participação dos estudantes com questões e problemas levantados relacionados com os temas a leccionar. Para além da bibliografia principal, os estudantes receberão, sempre que oportuno, um ou dois artigos científicos de revisão sobre o tema abordado na aula teórica seguinte, de forma a se poderem preparar para os assuntos que irão ser expostos. Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas.





Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Bioenergética
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Fisiologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia funcional

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 355,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 405,00

Obtenção de frequência





A avaliação será efectuada no final da unidade curricular através de um exame escrito com perguntas de escolha multipla. Serão aprovados os estudantes que obtenham nota superior ou igual a 9,5 valores (em 20 possíveis).





Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é igual ao resultado do exame final.

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