Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Andebol
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
i. Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de andebol.
ii. Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em andebol.
iii. Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
iv. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
v. Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
Resultados de aprendizagem e competências
- Ser capaz de planear, implementar, monitorizar e avaliar o processo de treino de competição.
- Ser capaz de recorrer a estratégias de reflexão e de ajustamento face aos problemas decorrente da função de treinador.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos de natureza teórica são abordados através das discussões e reflexões acerca dos casos práticos reais decorrentes de cada centro de treino. Os estudantes são solicitados a partilharem os seus problemas práticos e dificuldades teóricas em grupo o que permite ao professor guiar os alunos na resolução da situação e desenvolver de forma adequada as competências afetas à função de treinador.
Bibliografia Obrigatória
García Herrero Juan Antonio;
Liderar y entrenar a un equipo de balonmano. ISBN: 84-9823-128-0
Estriga Luísa;
Ensino do andebol na escola. ISBN: 978-972-8687-61-8
Pinaud Philippe;
Percepción y creatividad en el proceso de aprendizaje del balonmano. ISBN: 978-84-613-4405-5
Gutiérrez Aguilar Oscar;
Herramienta para el modelado de imágenes y evaluación del rendimiento táctico en balonmano
Papic Marija;
Learning creativity in sport. ISBN: 978-953-57229-2-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos de natureza teórica são abordados através das discussões e reflexões acerca dos casos práticos reais decorrentes dos centros de treino.
Os estudantes são solicitados a partilharem os seus problemas práticos e dificuldades teóricas em grupo o que permite ao professor guiar os alunos na resolução da situação e desenvolver de forma adequada as competências afetas à função de treinador.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho escrito |
45,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Elaboração de projeto |
10,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
30,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
120,00 |
Realização de Estágio |
80,00 |
Total: |
270,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes terão de comparecer a 75% das sessões formais de formação previstas: seminários temáticos; sessões de treino da fadeup; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante com todos os estudantes e o docente; reuniões individuais por CTD com o docente e prática profissional.
Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Relatório individual de estágio profissional (35%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (40%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (25%).
O aproveitamento na disciplina é garantido pela obtenção de 10 valores (9,5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas componentes de avaliação prescritas.
Para melhoria de nota o aluno terá de realizar todas as componentes de avaliação consideradas.