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Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Andebol

Código: 337     Sigla: TDAII

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 10 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

i. Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de andebol.
ii. Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em andebol.
iii. Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
iv. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
v. Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Resultados de aprendizagem e competências

- Ser capaz de planear, implementar, monitorizar e avaliar o processo de treino de competição.
- Ser capaz de recorrer a estratégias de reflexão e de ajustamento face aos problemas decorrente da função de treinador.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos de natureza teórica são abordados através das discussões e reflexões acerca dos casos práticos reais decorrentes de cada centro de treino. Os estudantes são solicitados a partilharem os seus problemas práticos e dificuldades teóricas em grupo o que permite ao professor guiar os alunos na resolução da situação e desenvolver de forma adequada as competências afetas à função de treinador.

Bibliografia Obrigatória

García Herrero Juan Antonio; Liderar y entrenar a un equipo de balonmano. ISBN: 84-9823-128-0
Estriga Luísa; Ensino do andebol na escola. ISBN: 978-972-8687-61-8
Pinaud Philippe; Percepción y creatividad en el proceso de aprendizaje del balonmano. ISBN: 978-84-613-4405-5
Gutiérrez Aguilar Oscar; Herramienta para el modelado de imágenes y evaluación del rendimiento táctico en balonmano
Papic Marija; Learning creativity in sport. ISBN: 978-953-57229-2-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos de natureza teórica são abordados através das discussões e reflexões acerca dos casos práticos reais decorrentes dos centros de treino.
Os estudantes são solicitados a partilharem os seus problemas práticos e dificuldades teóricas em grupo o que permite ao professor guiar os alunos na resolução da situação e desenvolver de forma adequada as competências afetas à função de treinador.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 45,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Elaboração de projeto 10,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 120,00
Realização de Estágio 80,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de comparecer a 75% das sessões formais de formação previstas: seminários temáticos; sessões de treino da fadeup; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante com todos os estudantes e o docente; reuniões individuais por CTD com o docente e prática profissional.

Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final




- Relatório individual de estágio profissional (35%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (40%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (25%).

O aproveitamento na disciplina é garantido pela obtenção de 10 valores (9,5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas componentes de avaliação prescritas.

Para melhoria de nota o aluno terá de realizar todas as componentes de avaliação consideradas.
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