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Atividade Física e Exercício na promoção da saúde

Código: AFES10     Sigla: AFES10

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CAFES 9 Plano Oficial 1 - 6 40 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula Maia dos Santos Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,66
Trabalho de Campo: 2,66
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,66
Maria Paula Maia dos Santos 1,33
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva 1,33
Trabalho de Campo Totais 1 2,66
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva 1,33
Maria Paula Maia dos Santos 1,33

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer, discutir e aplicar:

  1. Os conceitos, a evolução e interpretação dos modelos de saúde;
  2. A importância da atividade física e do exercício, enquanto comportamentos de promoção da saúde e prevenção de doenças;
  3. Os fatores determinantes e correlatos da atividade física e do comportamento sedentário;
  4. As recomendações internacionais para a prática de atividade física nos diferentes grupos etários;
  5. Os modelos e as estratégias de promoção da atividade física relacionada à saúde em diferentes contextos.

Resultados de aprendizagem e competências

Aumentar a capacidade crítica quanto às recomendações e intervenções, valorizando a fundamentação científica bem como a avaliação dos resultados;

Avaliar as fontes de informação detalhadamente antes de as utilizar;

Agir com responsabilidade na condução de projetos de promoção da AF e outros comportamentos saudáveis, respeitando e exigindo que sejam respeitados os princípios éticos e as boas práticas de conduta.

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa





1. Evolução e interpretação dos modelos Promoção da saúde

2. Estilos de vida e comportamentos de promoção e risco para a saúde

3. Determinantes e correlatos da saúde e da atividade física


4. Estudo da Epidemiologia e Saúde Pública
4.1. Principais tipos de estudos e a sua aplicação ao contexto da atividade física
4.2. Conceitos de prevalência, incidência, risco clínico e risco comunitário
4.3. Epidemiologia da atividade física

5. Evidências da relação entre a atividade física e a saúde, doença e mortalidade
5.1. Recomendações internacionais para a prática de atividade física e exercício na promoção da saúde

6. Atividade física como forma de intervenção primária e de intervenção secundária na Saúde Pública


7. Projetos de promoção da atividade física em diferentes contextos

7.1. Planeamento
7.2. Implementação
7.3. Avaliação





Bibliografia Obrigatória

Claude Bouchard; Physical activity, fitness and health. ISBN: 0-87322-470-1
Allen W. Jackson; Physical activity for health and fitness. ISBN: 0-88011-599-8
Gregory B. Dwyer; ACSM.s health-related physical fitness assessment manual. ISBN: 0-7817-3471-1
Kohl III, Harol W. (Bill); Foundations of physical activity and public health. ISBN: 978-0-7360-8710-0

Bibliografia Complementar

N. G. Norgan; Physical activity and health. ISBN: 0-521-41551-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem







As 20 horas teórico práticas serão lecionadas em blocos compactos com a realização de dinâmicas de grupo, role-play e estratégias de ensino participativas. As sessões expositivas lecionadas em formato blended-learning utilizando a plataforma moodle e sessões presenciais.

As 20 horas de trabalho de campo serão lecionadas em contextos práticos de intervenção comunitária.





Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho prático ou de projeto 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 22,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão frequentar pelo menos 75% das aulas previstas.

A avaliação consistirá na realização de uma avaliação teórica/prática sobre a forma de um projeto de intervenção na promoção da atividade física e de um trabalho de revisão de literatura.


Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação obtida pelos alunos no trabalho de revisão corresponde a 40% da nota final e a classificação obtida no projeto corresponde a 60%, desde que cumpram os pressupostos para a Obtenção de Frequência.
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