Código: | AFES05 | Sigla: | AFES05 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2099 |
Curso/CE Responsável: | 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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2CAFES | 52 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 50 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro | Regente |
Teorico-Prática: | 6,68 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 6,68 |
André Filipe Teixeira e Seabra | 0,80 | ||
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro | 4,00 | ||
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva | 0,80 | ||
Maria Paula Maia dos Santos | 1,06 |
A Unidade Curricular de Métodologia de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias. O estudante deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação. Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.
- O estudante cria bases de dados considerando as características individuais de cada variável.
- O estudante é capaz de aplicar testes de normalidade.
- O estudante diferencia, e aplica adequadamente, testes paramétricos e não paramétricos.
- O estudante é capaz de diferenciar e aplicar os pressupostos necessários à aplicação dos diferentes testes estatísticos, considerando o tamanho amostral, os grupos disponíveis e as características das varáveis.
- O estudante é capaz de interpretar os resultados obtidos através do SPSS, ajustado às diferentes situações de análise.
Bloco I – Elaboração e apresentação de trabalhos Científicos Normas e orientações para a redação e apresentação de dissertações
1. Partes de uma dissertação
1.1. Aspetos formais
1.2. Resumo, Abstract e Résumé
1.3. Introdução
1.4. Revisão bibliográfica
1.5. Objetivos e hipóteses
1.6. Material e métodos
1.7. Apresentação dos resultados
1.8. Discussão
1.9. Conclusões
1.10. Recomendações e limitações
1.11. Bibliografia
1.12. Anexos
2. outras possibilidades de divisão das dissertações
2.1. “Modelo Escandinavo”
Bloco II – Das hipóteses científicas à planificação de uma investigação em Atividade Física e Saúde
1. planeamento experimental.
2. Organização e recolha de dados.
3. diferentes desenhos de estudos:
3.1. Estudos observacionais descritivos e analíticos;
3.2. Estudos experimentais e quase-experimentais;
3.3. ensaios clínicos e avaliação de programas de saúde;
4. método experimental: validade e limites.
5. Organização de estudos transversais, longitudinais e mistos. Adequação da metodologia ao problema.
6. Apresentação de um estudo. Relatórios e artigos.
Bloco III – A construção de variáveis: conceitos e variáveis. O problema da operacionalização
1. Criação de base de dados em SPSS
2. A noção de variável, tipos de variáveis e escalas de medida.
3. Variáveis dependentes e independentes.
4. Testes paramétricos e não paramétricos para interpretação dos dados.
5. Análise da distribuição dos dados e suas implicações.
6. Controlo das variáveis.
7. A interpretação dos resultados
- Ética na investigação científica
- Elaboração de um trabalho científico
- Gestão da informação em bases de dados
- Boas práticas clínicas e de laboratório
- Introdução à bio-estatística
As 50 horas de aula serão lecionadas em 15 blocos compactos de 2H+1,5H horas. Promover-se-á um diálogo ativo entre todos os presentes. As aulas serão expositivas com recurso prático do programa de análise estatística SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os alunos deverão frequentar pelo menos 70% das aulas previstas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 95,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 112,00 |
Frequência das aulas | 50,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação, em 1ª época, consistirá na realização de uma avaliação teórica/prática sobre a forma de Prova Escrita, utilizando o SPSS para exploração de uma base de dados, sendo solicitada a análise desta, e resposta a questões do exame. As avaliações correspondentes às épocas de recurso e especial (somente para terminar o curso) consistirão na realização de uma prova escrita, em datas a definir com a Comissão de Coordenação do Mestrado e o respetivo docente.
Classificação obtida pelos alunos no exame final corresponde a 100% da nota obtida no mesmo, desde que cumpram os pressupostos para a Obtenção de Frequência
Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade
Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade