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Metodologia de Investigação

Código: AFES05     Sigla: AFES05

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2099
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CAFES 52 Plano Oficial 1 - 6 50 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 6,68
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 6,68
André Filipe Teixeira e Seabra 0,80
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro 4,00
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva 0,80
Maria Paula Maia dos Santos 1,06

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular de Métodologia de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias. O estudante deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação. Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

- O estudante cria bases de dados considerando as características individuais de cada variável.

- O estudante é capaz de aplicar testes de normalidade.

- O estudante diferencia, e aplica adequadamente, testes paramétricos e não paramétricos.

- O estudante é capaz de diferenciar e aplicar os pressupostos necessários à aplicação dos diferentes testes estatísticos, considerando o tamanho amostral, os grupos disponíveis e as características das varáveis.


- O estudante é capaz de interpretar os resultados obtidos através do SPSS, ajustado às diferentes situações de análise.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Bloco I – Elaboração e apresentação de trabalhos Científicos Normas e orientações para a redação e apresentação de dissertações

1. Partes de uma dissertação

1.1. Aspetos formais

1.2. Resumo, Abstract e Résumé

1.3. Introdução

1.4. Revisão bibliográfica

1.5. Objetivos e hipóteses

1.6. Material e métodos

1.7. Apresentação dos resultados

1.8. Discussão

1.9. Conclusões

1.10. Recomendações e limitações

1.11. Bibliografia

1.12. Anexos

2. outras possibilidades de divisão das dissertações

2.1. “Modelo Escandinavo”

 

Bloco II – Das hipóteses científicas à planificação de uma investigação em Atividade Física e Saúde

1. planeamento experimental.

2. Organização e recolha de dados.

3. diferentes desenhos de estudos:

3.1. Estudos observacionais descritivos e analíticos;

3.2. Estudos experimentais e quase-experimentais;

3.3. ensaios clínicos e avaliação de programas de saúde;

4. método experimental: validade e limites.

5. Organização de estudos transversais, longitudinais e mistos. Adequação da metodologia ao problema.

6. Apresentação de um estudo. Relatórios e artigos.

Bloco III – A construção de variáveis: conceitos e variáveis. O problema da operacionalização

1. Criação de base de dados em SPSS

2. A noção de variável, tipos de variáveis e escalas de medida.

3. Variáveis dependentes e independentes.

4. Testes paramétricos e não paramétricos para interpretação dos dados.

5. Análise da distribuição dos dados e suas implicações.

6. Controlo das variáveis.

7. A interpretação dos resultados

- Ética na investigação científica

- Elaboração de um trabalho científico

- Gestão da informação em bases de dados

- Boas práticas clínicas e de laboratório

- Introdução à bio-estatística

Bibliografia Obrigatória

Volpato Gilson Luiz; Ciência. ISBN: 85-903774-3-1
Volpato Gilson Luiz; Dicas para redação científica. ISBN: 85-9037-744-X
Kinnear Paul; SPSS for Windows made simple. ISBN: 0-86377-611-6
Foster Jeremy; Data analysis using SPSS for Windows. ISBN: 0-7619-6016-3
Pestana, Maria Helena; Análise de dados para ciências sociais
Eco Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas
Margetts Barrie 340; Design concepts in nutritional epidemiology. ISBN: 0-19-261873-3
Hailman Jack P.; Planning, proposing, and presenting science effectively. ISBN: 0-521-56875-7
Hardy Melissa 340; Handbook of data analysis. ISBN: 0 7619 6652 8
Quivy Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-275-1
Merriam Sharan B.; Qualitative research and case study applications in education. ISBN: 0-7879-1009-0
Field Andy; Discovering statistics. ISBN: 0-7619-5755-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 50 horas de aula serão lecionadas em 15 blocos compactos de 2H+1,5H horas. Promover-se-á um diálogo ativo entre todos os presentes. As aulas serão expositivas com recurso prático do programa de análise estatística SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os alunos deverão frequentar pelo menos 70% das aulas previstas.

Software

Statistical Package fo the Social Sciences
Endnote

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 95,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 112,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação, em 1ª época, consistirá na realização de uma avaliação teórica/prática sobre a forma de Prova Escrita, utilizando o SPSS para exploração de uma base de dados, sendo solicitada a análise desta, e resposta a questões do exame. As avaliações correspondentes às épocas de recurso e especial (somente para terminar o curso) consistirão na realização de uma prova escrita, em datas a definir com a Comissão de Coordenação do Mestrado e o respetivo docente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida pelos alunos no exame final corresponde a 100% da nota obtida no mesmo, desde que cumpram os pressupostos para a Obtenção de Frequência

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade


Melhoria de classificação

Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade


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