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Educação para a Saúde

Código: 320     Sigla: ES

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=767
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 165 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 4 30 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula Maia dos Santos Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Prática: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Clarice Maria Lucena Martins 1,00
Prática Totais 6 6,00
Maria Paula Maia dos Santos 3,00
Clarice Maria Lucena Martins 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Explicar os conceitos de saúde, promoção da saúde, risco e qualidade de vida e comparar as interpretações dos modelos biomédico e ecológico de saúde.



2. Definir atividade física, exercício, aptidão física e suas componentes. Exemplificar, comparar e aplicar métodos de avaliação. Explicar o papel a atividade física na promoção da saúde. Identificar e discutir  os fatores determinantes da atividade física. Exemplificar e discutir as recomendações da atividade física em diferentes populações.



3. Analisar os conteúdos e as intervenções na educação e promoção da saúde na escola e nas comunidades. Explicar e comparar diferentes intervenções no contexto escolar.



4. Refletir sobre o problema da obesidade e suas implicações para saúde.


Resultados de aprendizagem e competências

-Aquisição de conhecimentos

-Capacidade de utilização dos conhecimentos para intervenção prática

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Teórica:

I. Introdução à Educação da Saúde:

- A evolução e a interpretação atual dos modelos de saúde (ex. modelos biomédico e ecológico) e dos conceitos de saúde e doença e qualidade de vida relacionada com a saúde

- O conceito de Promoção de Saúde: o papel do indivíduo e das instituições

-O conceito de Estilo de Vida; os valores, crenças, atitudes nos comportamentos ligados à saúde; o papel do contexto físico e social nos comportamentos de saúde.

II. A atividade física e a promoção da saúde

-Atividade Física: Conceito e métodos de quantificação/avaliação da atividade física

-Epidemiologia da Atividade Física (mecanismos explicativos dos benefícios da atividade física na saúde física e mental)

-Recomendações sobre a prática da Atividade Física
-Determinantes da Atividade Física


III. Conteúdos na promoção e educação para a saúde

-Educação física, lazer, nutrição, uso de substâncias, sexualidade, comportamento interpessoal, violência, saúde mental; segurança rodoviária, higiene

-O papel da atividade física na escola


IV-Promoção da saúde nas escolas

-O problema da Obesidade
.Aspetos Fisiológicos
.Alimentação, atividade física e imagem Corporal 
.Atores envolvidos: jovens, família, profissionais de saúde e de educação; media, “policymakers”.
.Contextos: casa, escola, comunidade, trabalho


V- Avaliação da Aptidão Física
- O Fitnessgram



Teórico-prática:


I. A educação da promoção da saúde
. Perspetiva histórica do conceito de saúde 
b. A responsabilidade individual e social com a saúde 
c. Comportamentos de promoção da saúde e comportamentos de risco

II. A atividade física e a promoção da saúde 
a. Perspetiva histórica das recomendações
b. Recomendações para diferentes populações


III. Intervenções na Educação da Saúde
a. Exemplos de intervenções no âmbito escolar 
b. EHPS network
c. Intervenções para a promoção da atividade física



IV. As áreas prioritárias da Educação para a Saúde enquanto disciplina escolar
a. Perfil do coordenador da Educação para a Saúde 
b. Os manuais escolares

Bibliografia Obrigatória

Matos Margarida G. 070; Os Adolescentes portugueses
Sardinha L. B. 340; Promoção da saúde. ISBN: 972-735-060-7
Matos Margarida Gaspar de 540; A saúde dos adolescentes portugueses
Mota Jorge; A actividade fisica no lazer. ISBN: 972-24-0997-2
Mota Jorge Augusto Pinto da Silva; A^Educação física e a educação da saúde
Mota Jorge; A actividade física e qualidade de vida

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa está dividido em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
O curso teórico é correspondente a uma aula teórica de 1 hora por semana. Neste curso faz-se a apresentação e discussão dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina.

O curso teórico-prático corresponde a uma aula teórico-prática (60 min) por semana.
Neste curso faz-se um aprofundamento conceptual e realizam-se atividades de extensão relativamente às matérias tratadas no curso teórico. São também abordados temas complementares e aplicam-se processos metodológicos e tarefas práticas associados aos conteúdos da disciplina, em formato de pequenos grupos, ou em grupo de turma, pretendendo-se o desenvolvimento de uma vasta gama de metodologias participativas.



Tarefas dos estudantes:

a. Análise e interpretação crítica de textos e relatórios

b. Investigação na Web
c. Visualização de documentários/filmes

d. Discussão em pequenos grupos 
e. Apresentações

f. Estudo dos programas de intervenção

g. Aplicação de metodologias de avaliação da aptidão e da atividade física e seus determinantes


Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências Sociais
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 8,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Frequência positiva às aulas: 75% das presenças. Realização de trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente prática:
Realização de trabalhos nas sessões presenciais e na plataforma de e-learning
Participação/interesse/assiduidade 
Nota prática final – 60%

No final da avaliação contínua é exigida a nota mínima de 10 valores.

Componente teórica:
Nota média de 2 testes escritos a realizar em datas pré-definidas (nenhum dos testes poderá ter nota inferior a 8 valores). A nota final será a média aritmética dos dois testes, que deverá ser igual ou superior a 10 valores.No caso de um dos testes ser inferior a 8 valores, o estudante terá que realizar exame final na época de recurso.
Nota teórica final – 40%

A Nota final da Unidade Curricular será a média ponderada da parte teórica (40%) e da parte prática (60%), sendo aprovado o aluno com nota igual ou superior a 10.

A Nota final da Unidade Curricular será a média ponderada da parte teórica (40%) e da parte prática (60%), sendo aprovado o aluno com nota igual ou superior a 10.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimens especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da UC.

Melhoria de classificação

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

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