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Metodologia do Desporto II - Exercício e Saúde

Código: 325     Sigla: MESII

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=47#section-0
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 31 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 10 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;
2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;
3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Adquirir competências nas Atividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular)
2. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino das diferentes atividades dos Centros de Treino/Estágio, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.
3. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de atividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.
4. Integrar e contextualizar os conhecimentos da Metodologia I da opção de Exercício e Saúde nos diferentes EES;
5. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos EES.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Metodologia do Desporto II-Exercício e Saúde funciona em regime especial, onde se privilegia o estágio profissionalizante, desenvolvido em centros de estágio em Exercício e Saúde (EES). 



Dada a natureza semestral da UC de Metodologia II e sendo que a atividade nos EES é anual, correspondente a um ano letivo, para transitarem para o 2º semestre (Metodologia III) os estudantes deverão obter aproveitamento na Metodologia II. 


As atividades do EES são contínuas ao longo de todo o ano letivo, de outubro a junho de. Qualquer adaptação das atividades do EES ao calendário académico da FADEUP (férias) só poderá ser realizada com o acordo prévio do coordenador do EES e dos docentes da UC.

Apresenta uma carga horária de 8h semanais, organizada em 2 blocos distintos.

Um bloco prático (carga horária: 2h semanais) para desenvolvimento de competências no âmbito do exercício e saúde, que inclui aulas teórcio práticas de: Orientação, Slide/ Rappel, Indoor Cycling, Localizada, Pilates, AeroStep/hidroginástica, etc .

Um módulo teórico (carga horária: 2h semanais). Este bloco será sujeito a avaliação através de exame final.

O Estágio será o bloco teórico-prático de 4h semanais e terá um peso de 50%. A avaliação prática do centro de estágio será realizada pelo respetivo orientador, O Dossier (fase I) terá um peso de 30% para a nota final da disciplina e será avaliado unicamente pelo orientador da disciplina.

Será constituído pelos Centros de Treino/Estágio de:

Centro em exercício e envelhecimento
Centro em academias/ health club
Centro Ar livre

Bibliografia Obrigatória

Malina Robert M.; Growth, maturation, and physical activity. ISBN: 0-88011-882-2
Bouchard Claude 340; Physical activity, fitness and health. ISBN: 0-87322-470-1
Bouchard Claude 340; Physical activity and obesity. ISBN: 0-88011-909-8
Shephard Roy; Aging, physical activity and health. ISBN: 0-87322-889-8
Welk Gregory J. 340; Physical activity assessements for health-related research. ISBN: 0-7360-3748-9
Williams Mark A.; Exercise testing and training in the elderly cardiac patient. ISBN: 0-87322-621-6
Shephard Roy J.; Physical activity and growth. ISBN: 0-8151-7643-0
Armstrong Neil; Young people and physical activity. ISBN: 0-19-262659-0
Spirduso Wannen W. 340; Physical activity and aging. ISBN: 0-87322-220-2
Blair Steven N. 070; Active living every day. ISBN: 0-7360-3701-2
Beroujon Yves 070; Fichero juegos de escalada. ISBN: 84-95114-47-X
Pereira Dimitri Wuo; Escalada. ISBN: 978-85-88023-94-9
Silva Francisco 070; Segurança em actividades de aventura. ISBN: 972-8460-12-0
Brown Dawn; Manual completo de aerobic con step. ISBN: 84-8019-091-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa está dividido em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.

O curso teórico é correspondente a uma aula teórica de 2 horas por semana. Nesta aula faz-se a apresentação e discussão dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina, assim como a apresentação do Trabalho individual e de grupo..

Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.

Experiência de situações de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).

Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências da Saúde
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 150,00
Frequência das aulas 60,00
Realização de Estágio 60,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

 

Presença efetiva e participação em 75% das aulas.
Apresentação do Dossier (trabalho final de reflaxão do EES).
No final da avaliação do Estágio é exigido a nota mínima de 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da UC de Metodologia II (primeiro semestre) terá as seguintes componentes:

Nota teórica do exame: 40% da nota final da UC

Nota prática: 60% da nota final da UC distribuídos pelas seguintes componentes:

                                    *Avaliação prática: 30%

                                    *Avaliação do EES: 30% distribuídos pelas seguintes componentes:

                                                      - Trabalho final de reflexão do EES: 30%

                                                      - Estágio: 70%


Considerando que esta disciplina consiste essencialmente da participação num EES, não existe possibilidade de fazer qualquer avaliação que não seja através da participação integrante num destes Estágios

Provas e trabalhos especiais

Apresentação de um trabalho escrito sobre a aplicação de uma ou mais modalidades abordadas (à escolha) num determinado contexto (preferencialmente idêntico ao do estágio). O trabalho terá no máximo 10 páginas, espaçamento 1,5, letra 11, margens 2,5 (Índice, Introdução, Caracterização da(s) modalidade(s), Caracterização do contexto (espaço físico e população alvo), Justificação da pertinência da aplicação da atividade, Descrição da Atividade (por exemplo, coreografia, prova de orientação, ...) e Bibliografia.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a situações especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da disciplina.

Melhoria de classificação

Não existe possibilidade de fazer melhoria relativamente ao Estágio/Centro de Treino (distribuída).
Existe possibilidade de fazer melhoria de nota relativamente ao Dossier/Portfólio Digital e relativamente ao Trabalho Escrito.

Observações

Candidatura ao Estágio
No final do ano letivo anterior (disciplina de Metodologia I) os alunos devem fazer a sua inscrição, por ordem de preferência, em três centros diferentes. Os alunos serão selecionados de acordo com a nota obtida (ás décimas) a Metodologia I.
Os centros organizam-se em grupos de número variável (preferencialmente de 2 ou 3 alunos).
O número de centros disponíveis é variável, estando sujeito a questões logísticas externas, parcerias/alianças com organizações exteriores à faculdade, horários, etc.
Importa salientar o carácter singular de cada centro e portanto, suas características distintas.

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