Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Compreender a funcionalidade e a estrutura de exigências em Basquetebol (o jogo e o jogador de basquetebol).
2. Conhecer os diferentes procedimentos de intervenção do treinador centrados na direção da equipa durante o treino e a competição (a relação com o atleta/equipa) e no restante espaço contextual (a relação com os pais, dirigentes, árbitros).
3. Dominar e aplicar os conhecimentos para a iniciação do jogo e para a formação dos jovens basquetebolistas (incluindo o ensino do Minibasquete e do jogo de Basquetebol 3x3).
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se habilitar os estudantes com as competências necessárias que lhes permitam definir e desenvolver modelos de preparação desportiva em basquetebol (incluindo o ensino do Minibasquete e do jogo de Basquetebol 3x3).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O jogo e o jogador de Basquetebol - uma visão global:
1.1. A história do jogo.
1.2. Regras e regulamentos (o campo de jogo).
1.3. Funcionalidade e estrutura de exigências (caracterização do esforço em Basquetebol).
1.4. Fases do jogo.
1.5. Terminologia específica – glossário.
2. O treinador de Basquetebol e a sua intervenção no treino e na competição:
2.1. O papel e as funções do treinador.
2.2. A filosofia do treinador.
2.3. Saber treinar.
2.3.1. A sessão de treino (especial atenção ao exercício e à rotação dos atletas).
2.3.2. A direção da equipa.
2.3.3. A relação com os jogadores, pais, dirigentes e árbitros.
3. O Minibasquete - orientações de como ensinar:
3.1. A filosofia do Minibasquete.
3.2. Conceitos e objetivos e regras.
3.3. Os fundamentos do jogo.
3.4. Princípios estruturantes.
3.5. Jogos, exercícios e atividades de grupo (orientações da aprendizagem).
3.6. As técnicas base.
3.7. Mini 8, Mini 10 e Mini 12 - características e diferenças.
4. Desenvolvimento das capacidades específicas do basquetebol.
4.1. Capacidades coordenativas.
4.2. Capacidades motoras.
5. A iniciação ao jogo de Basquetebol (a partir de um modelo evolutivo de ataque):
5.1. O jogo dos principiantes.
5.2. Do jogo anárquico ao jogo mais evoluído.
5.3. Fatores de desenvolvimento.
5.3.1. Técnica individual ofensiva:
- Drible.
- Passe, receção e desmarcação.
- Lançamento.
- Trabalho de pés.
5.3.2. Técnica individual defensiva:
- Defesa ao jogador com bola.
- Deslocamentos defensivos.
- Bloqueio defensivo.
5.3.3. Tática individual ofensiva:
- O jogo 1x1 em diferentes áreas do campo.
- O jogo 1x1 a partir da posição de tripla ameaça.
- O jogo 1x1 em progressão no campo.
5.3.4. Tática coletiva ofensiva:
- Contra-ataque (transição D-A).
- Ataque rápido (chegar a jogar).
- O ataque (a construção do ataque).
- O ataque simétrico.
- O ataque assimétrico.
- Situações especiais (reposições de bola em jogo).
5.3.5. Tática individual defensiva:
- Sobremarcação.
- Defesa dos cortes e dos aclaramentos.
- Defesa dos jogadores interiores.
5.3.6. Tática coletiva defensiva:
- Transição defensiva (TD).
- Os diferentes papeis desempenhados pelos defensores na TD.
- Defensores ativos.
- Defesa aos cortes.
6. O jogo de basquetebol 3x3.
7. Observação e análise do jogo:
7.1. Scouting individual e coletivo (do adversário e da própria equipa).
Bibliografia Obrigatória
Amândio Graça;
Perspectiva integrada e progressiva de formação de jogadores em basquetebol
FIBA-WABC; Basketball, Mies: FIBA-WABC., 2016
FIBA-WABC; Coaches Manual Level 1, Mies: FIBA-WABC., 2016
FIBA-WABC; Coaches Manual Level 2, Mies: FIBA-WABC., 2016
FIBA-WABC; Coaches Manual Level 3, Mies: FIBA-WABC., 2016
FIBA-WABC; Mini-basketball, Mies: FIBA-WABC., 2016
FPB; Documentação FIBA 3x3, 2019 ( Disponível em https://3x3fpb.pt/documentos/.)
Jerry V. Krause;
Basketball skills & drills. ISBN: 0-7360-3357-2
John R. Wooden;
Practical modern basketball. ISBN: 0-02-429470-5
Manuel António Janeira;
A análise de tempo e movimento no basquetebol
Morgan Wootten;
Coaching basketball successfully. ISBN: 978-0-7360-4790-6
National Coaching Certification Program Canada;
Basketball Canada (Level 1 Technical, Level 2 Technical)
Pedro Passos;
Performance analysis in team sports. ISBN: 978-1-138-82584-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Atendendo aos objetivos definidos que apontam como essencial a aquisição de aptidões e competências para o exercício da função de professor e de treinador, recorremos a metodologias não só de natureza expositiva, mas, sobretudo, a metodologias de natureza interativa. Neste contexto, concomitante com as aulas teóricas e práticas, prevê-se o recurso a outras estratégias formativas com destaque para (i) Sessões de reflexão e discussão individual e em grupo sobre as atividades desenvolvidas no quadro da formação académica/curricular e (ii) Seminários temáticos orientados por docentes e/ou por diferentes agentes desportivos (treinadores, coordenadores, dirigentes, árbitros).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho de campo |
50,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Teste |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
120,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
270,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes terão de comparecer a pelo menos 75% das sessões letivas previstas e obterem nas restantes componentes de avaliação a classificação mínima de 9.5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
O aproveitamento na UC é garantido pela obtenção de 10 valores (9.5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas seguintes componentes de avaliação:
- Assiduidade (15%)
- Participação nas sessões formais de formação – Trabalho de campo (50%)
- Trabalhos escritos – Apresentações orais (20%)
- Teste escrito (15%)
Daqui que a classificação final (CF) resulte da seguinte fórmula:
CF = ((nota da assiduidade*0.15) + (nota do trabalho de campo*0.50) + (nota dos trabalhos escritos*0.20) + (nota do teste*0.15))
Melhoria de classificação
Para melhorar a classificação final, os estudantes devem realizar novas provas em todos os componentes de avaliação considerados.