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Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol

Código: 224     Sigla: 224

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 11 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 10 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel António Araújo Silva Janeira Regente
Maria Olga Fernandes Vasconcelos Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Manuel António Araújo Silva Janeira 2,00
Prática Totais 1 6,00
Manuel António Araújo Silva Janeira 6,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-04-21.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Obtenção de frequência, Programa, Bibliografia Obrigatória, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Compreender a funcionalidade e a estrutura de exigências em Basquetebol (o jogo e o jogador de basquetebol).
2. Conhecer os diferentes procedimentos de intervenção do treinador centrados na direção da equipa durante o treino e a competição (a relação com o atleta/equipa) e no restante espaço contextual (a relação com os pais, dirigentes, árbitros).
3. Dominar e aplicar os conhecimentos para a iniciação do jogo e para a formação dos jovens basquetebolistas (incluindo o ensino do Minibasquete e do jogo de Basquetebol 3x3).

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se habilitar os estudantes com as competências necessárias que lhes permitam definir e desenvolver modelos de preparação desportiva em basquetebol (incluindo o ensino do Minibasquete e do jogo de Basquetebol 3x3).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O jogo e o jogador de Basquetebol - uma visão global:
    1.1. A história do jogo.
    1.2. Regras e regulamentos (o campo de jogo).
    1.3. Funcionalidade e estrutura de exigências (caracterização do esforço em Basquetebol).
    1.4. Fases do jogo.
    1.5. Terminologia específica – glossário.
2. O treinador de Basquetebol e a sua intervenção no treino e na competição:
    2.1. O papel e as funções do treinador.
    2.2. A filosofia do treinador.
    2.3. Saber treinar.
    2.3.1. A sessão de treino (especial atenção ao exercício e à rotação dos atletas).
    2.3.2. A direção da equipa.
    2.3.3. A relação com os jogadores, pais, dirigentes e árbitros.
3. O Minibasquete - orientações de como ensinar:
    3.1. A filosofia do Minibasquete.
    3.2. Conceitos e objetivos e regras.
    3.3. Os fundamentos do jogo.
    3.4. Princípios estruturantes.
    3.5. Jogos, exercícios e atividades de grupo (orientações da aprendizagem).
    3.6. As técnicas base.
    3.7. Mini 8, Mini 10 e Mini 12 - características e diferenças.
4. Desenvolvimento das capacidades específicas do basquetebol.
    4.1. Capacidades coordenativas.
    4.2. Capacidades motoras.
5. A iniciação ao jogo de Basquetebol (a partir de um modelo evolutivo de ataque):
    5.1. O jogo dos principiantes.
    5.2. Do jogo anárquico ao jogo mais evoluído.
    5.3. Fatores de desenvolvimento.
       5.3.1. Técnica individual ofensiva:
       - Drible.
       - Passe, receção e desmarcação.
       - Lançamento.
       - Trabalho de pés.
       5.3.2. Técnica individual defensiva:
       - Defesa ao jogador com bola.
       - Deslocamentos defensivos.
       - Bloqueio defensivo.
       5.3.3. Tática individual ofensiva:
       - O jogo 1x1 em diferentes áreas do campo.
       - O jogo 1x1 a partir da posição de tripla ameaça.
       - O jogo 1x1 em progressão no campo.
       5.3.4. Tática coletiva ofensiva:
       - Contra-ataque (transição D-A).
       - Ataque rápido (chegar a jogar).
       - O ataque (a construção do ataque).
       - O ataque simétrico.
       - O ataque assimétrico.
       - Situações especiais (reposições de bola em jogo).
       5.3.5. Tática individual defensiva:
       - Sobremarcação.
       - Defesa dos cortes e dos aclaramentos.
       - Defesa dos jogadores interiores.
       5.3.6. Tática coletiva defensiva:
       - Transição defensiva (TD).
       - Os diferentes papeis desempenhados pelos defensores na TD.
       - Defensores ativos.
       - Defesa aos cortes.
6. O jogo de basquetebol 3x3.
7. Observação e análise do jogo:
    7.1. Scouting individual e coletivo (do adversário e da própria equipa).

Bibliografia Obrigatória

Amândio Graça; Perspectiva integrada e progressiva de formação de jogadores em basquetebol
FIBA-WABC; Basketball, Mies: FIBA-WABC., 2016
FIBA-WABC; Coaches Manual Level 1, Mies: FIBA-WABC., 2016
FIBA-WABC; Coaches Manual Level 2, Mies: FIBA-WABC., 2016
FIBA-WABC; Coaches Manual Level 3, Mies: FIBA-WABC., 2016
FIBA-WABC; Mini-basketball, Mies: FIBA-WABC., 2016
FPB; Documentação FIBA 3x3, 2019 ( Disponível em https://3x3fpb.pt/documentos/.)
Jerry V. Krause; Basketball skills & drills. ISBN: 0-7360-3357-2
John R. Wooden; Practical modern basketball. ISBN: 0-02-429470-5
Manuel António Janeira; A análise de tempo e movimento no basquetebol
Morgan Wootten; Coaching basketball successfully. ISBN: 978-0-7360-4790-6
National Coaching Certification Program Canada; Basketball Canada (Level 1 Technical, Level 2 Technical)
Pedro Passos; Performance analysis in team sports. ISBN: 978-1-138-82584-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atendendo aos objetivos definidos que apontam como essencial a aquisição de aptidões e competências para o exercício da função de professor e de treinador, recorremos a metodologias não só de natureza expositiva, mas, sobretudo, a metodologias de natureza interativa. Neste contexto, concomitante com as aulas teóricas e práticas, prevê-se o recurso a outras estratégias formativas com destaque para (i) Sessões de reflexão e discussão individual e em grupo sobre as atividades desenvolvidas no quadro da formação académica/curricular e (ii) Seminários temáticos orientados por docentes e/ou por diferentes agentes desportivos (treinadores, coordenadores, dirigentes, árbitros).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 20,00
Teste 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 120,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de comparecer a pelo menos 75% das sessões letivas previstas e obterem nas restantes componentes de avaliação a classificação mínima de 9.5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

O aproveitamento na UC é garantido pela obtenção de 10 valores (9.5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas seguintes componentes de avaliação:

- Assiduidade (15%)
- Participação nas sessões formais de formação – Trabalho de campo (50%)
- Trabalhos escritos – Apresentações orais (20%)
- Teste escrito (15%)

Daqui que a classificação final (CF) resulte da seguinte fórmula:

CF = ((nota da assiduidade*0.15) + (nota do trabalho de campo*0.50) + (nota dos trabalhos escritos*0.20) + (nota do teste*0.15))

Melhoria de classificação

Para melhorar a classificação final, os estudantes devem realizar novas provas em todos os componentes de avaliação considerados.

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