Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 216
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Metodologia do Desporto I - Exercício e Saúde

Código: 216     Sigla: 216

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=53
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 27 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 10 120 270

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Lucimere Bohn 1,00
Maria Paula Maia dos Santos 1,00
Prática Totais 1 6,00
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro 1,35
Andreia Isabel Nogueira Pizarro 1,00
Lucimere Bohn 0,40
Maria Paula Maia dos Santos 1,35
Pedro Miguel Pinto Cunha 1,50
Susana Maria Gonçalves Carrapatoso 0,40

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular de Metodologia I é uma disciplina semestral e destina-se aos alunos do 2º ano da Licenciatura, com início no 2º semestre. Apresenta uma carga horária de 8h semanais, divididas em 6h de aulas práticas e 2h de teóricas. Nesta disciplina foram consideradas diferentes áreas com uma estreita ligação aos domínios de intervenção preferenciais no que toca às propostas de exercício e saúde.

1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;

2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;

3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações (3ª idade, crianças obesas, diabéticos, etc);

4. Adquirir competências nas Atividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular), Atividades de Ar Livre e Desportos na Natureza (Escalada, Rappel, Orientação, etc).

5. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de atividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.

6. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos Centros de Treino/Estágio

Resultados de aprendizagem e competências

.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos

1. Introdução ao envelhecimento
Tendências demográficas; Conceito de envelhecimento; Etiologia

2. Processo degenerativo
2.1. Alterações física gerais; Alterações antropométricas; Alterações da composição corporal; Alterações ósseas; Alterações articulares; Alterações na pele
2.2. Alterações das capacidades físicas; Resistência aeróbia; Resistência anaeróbia; Força muscular; Flexibilidade articular; Coordenação; Equilíbrio
2.3. Alterações psicológicas
2.4. Alterações sociais

3. Atividade física na 3ª idade
3.1.“Barreiras” para a prática de atividade física
3.2.Principais benefícios da prática de atividade física
3.3.Objectivos dos programas de atividade física
3.4. Aspectos metodológicos no trabalho com idosos; Aspectos a considerar na prescrição do exercício físico no idoso; Papel do professor; Princípios e regras básicas; Programas de atividade física; Sessões de atividade física; Conteúdos das sessões de atividade física: Resistência; Força; Flexibilidade; Coordenação; Equilíbrio; Jogos lúdicos

4. Situações a evitar

5. Introdução à escalada, conceitos e História da modalidade
5.1. Nós fundamentais:
a. Amarração: Oito, nove, sete, coelho, borboleta, União de cordas
b. Pescador duplo, oito invertido, união de fitas;
c. Auto bloqueantes: Prussik e Machard
d. Outros nós: Dinâmico ou UIAA, estático ou cabrestante, mula ou de bloqueio

5.2. Equipamento:
a. Características gerais e manutenção: mosquetões, roldanas, bloqueadores e descensores.
b. Cordas dinâmicas, semi-estáticas e estáticas
c. Outros equipamentos

5.3 Introdução à corrida e Orientação
5.4 Formas de organização das atividades
5.5 Montagem de uma prova de orientação
5.6 Diferentes jogos de iniciação à Corrida e Orientação

6. Atividades de Academia

6.1. Ginásticas de academia
Breve referência histórica, evolução, origem e precursores
Objectivos e conteúdos das atividades de academia
Metodologia das aulas nas academias
Componentes e sequência das aulas
Estrutura de uma aula
Estruturação do aquecimento ou segmento inicial
O ritmo e os componentes musicais

6. 2. Ginástica “aeróbica “
Requisitos específicos para a prática desta atividade; Breve referência aos aspectos fisiológicos ; Seleção musical ; Passos básicos
Análise da estrutura dos movimentos básicos de baixo e alto impacto ; Critérios de êxito ; Erros mais frequentes ; Estilos de aula
Metodologia de uma aula ; Factores que contribuem para a variação de uma aula
Encadeamento coreográfico, variações, progressões e transições ; Organização de uma aula ; Planeamento: anual, mensal, semanal e diário ; Descriminação de objectivos ; Anotações e simbologia ; Elaboração de estratégias pedagógicas

6. 3. Step training
Seleção musical; Técnica de base ; Passos básicos do step (liderança simples e alternada) ; Aproximações direcionais; Orientações direcionais ; Metodologia de uma aula; Critérios de êxito ; Erros mais frequentes ; Regras básicas; Combinações ; Encadeamento coreográfico, variações, progressões e transições

6. 4. Hidroginástica
Breve referência às propriedades físicas da água ; Objectivos desta atividade ; Seleção musical ; Metodologia de uma aula ; Critérios de êxito ; Erros mais frequentes ; Postura e técnica ; Seleção de exercícios ; Modificações de intensidade ; Criação de variedade ; Sequência ; Alongamentos e relaxamento

6.4 Musculação
Considerações gerais ; Evolução histórica ; Relação da musculação com o sexo e idade ; Os grupos musculares e a musculação ; Metodologia do treino da força ; Princípios gerais do treino desportivo Vs musculação ; Princípios específicos da musculação ; Métodos de treino de musculação ; Normas gerais para o treino da musculação ; Aspectos metodológicos a ter em conta na musculação ; Elaboração de um programa de treino em musculação

Bibliografia Obrigatória

Malina Robert M.; Growth, maturation, and physical activity. ISBN: 0-88011-882-2
Bouchard Claude 340; Physical activity, fitness and health. ISBN: 0-87322-470-1
Shephard Roy; Aging, physical activity and health. ISBN: 0-87322-889-8
Welk Gregory J. 340; Physical activity assessements for health-related research. ISBN: 0-7360-3748-9
Williams Mark A.; Exercise testing and training in the elderly cardiac patient. ISBN: 0-87322-621-6
Shephard Roy J.; Physical activity and growth. ISBN: 0-8151-7643-0
Armstrong Neil; Young people and physical activity. ISBN: 0-19-262659-0
Spirduso Wannen W. 340; Physical activity and aging. ISBN: 0-87322-220-2
Blair Steven N. 070; Active living every day. ISBN: 0-7360-3701-2
Beroujon Yves 070; Fichero juegos de escalada. ISBN: 84-95114-47-X
Pereira Dimitri Wuo; Escalada. ISBN: 978-85-88023-94-9
Silva Francisco 070; Segurança em actividades de aventura. ISBN: 972-8460-12-0
Brown Dawn; Manual completo de aerobic con step. ISBN: 84-8019-091-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.
Experiência de situações de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).
Trabalho individual e de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 150,00
Frequência das aulas 120,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 70% das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nas aulas práticas:

Exame prático final – 60%
Aplicação dos conhecimentos no contexto do ensino/aprendizagem 20%
Participação/interesse/assiduidade - 20%
Nota mínima em cada item - 7.5 valores
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.

Nas aulas teóricas:
Exame Final com nota mínima de 7.5 valores

A Nota final será a média aritmética da parte teórica e da parte prática, sendo aprovado o aluno com nota igual ou superior a 10.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade


Melhoria de classificação

Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-12 às 15:25:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias