Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 600
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Actividades Aquáticas Não Competitivas

Código: 600     Sigla: 600

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2331
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 23 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 3 -
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com actividades aquáticas passíveis de serem desenvolvidas com populações não integradas em desporto competitivo.

Resultados de aprendizagem e competências

Lecionação de aulas de hidroginástica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Exercício aquático
1.1. Especificidade do exercício aquático
1.1.1. Exercício aquático com e sem música
1.1.2. Erros comuns no exercício aquático
1.2. Doseamento da intensidade do exercício aquático
2. Natação e exercício aquático para grávidas
2.1. Particularidades do exercício com grávidas
2.2. Adaptação do nado e do exercício aquático à situação da gravidez
2.2.1. Doseamento da intensidade das cargas
3. Natação para bebés
3.1. Pressupostos da natação para bebés
3.2. Sequência metodológica para adaptação dos bebés ao meio aquático

Bibliografia Obrigatória

Susana Soares; Inês Gonçalves; HIDRO? NÃO, OBRIGADA, É PARA VELHINHOS!, Documento de apoio ao Workshop teórico-prático apresentado no 1º Pro-fitness Weekend, 2007
Susana Soares; Inês Gonçalves; Controlo da intensidade da aula de hidroginástica através da Escala de Borg, Documento de apoio ao Workshop teórico-prático apresentado no 2º Pro-fitness weekend , 2008
Susana Soares, João Paulo Vilas-Boas; Gravidez e actividade aquática, Rev. Mundo da Natação, 2002
susana Soares; Ricardo Fernandes; Actividade física durante a gravidez, Livro de abstracts do II Congresso Internacional Mulheres, Desporto Agir para a Mudança, 2003
Suasana Soares; Tiago Barbosa; Natação para bebés. A necessidade de uma acção conscientemente dirigida. , Rev. APTN, 2002

Observações Bibliográficas

All references are available to students via Moodle platform.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Transmissão presencial e à distância (plataforma moodle de ensino à distância) e aplicação prática dos conteúdos.

Software

Plataforma moodle

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 15,00
Trabalho escrito 56,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, permitindo-se que esse número ascenda a 50%, desde que o excesso de faltas esteja devidamente comprovado por um relatório médico, atestando a incapacidade para a regular participação nas aulas. Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade os casos previstos na lei, nomeadamente os trabalhadores estudantes e atletas integrados na legislação sobre alta-competição. Os estudantes, que por lei estão dispensados da presença às aulas, terão de definir, no início do semestre em que é leccionada a unidade curricular,com o respectivo docente, o conjunto de provas ou trabalhos especiais, destinados a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas na presente ficha de unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste teórico – 30%
Teste prático – 50%
Trabalhos teóricos e práticos - 20%
 O estudante não pode obter nota inferior a 7.5 valores em nenhum dos parâmetros de avaliação.
A nota da componente "trabalhos teóricos e práticos" é calculada com uma regra de três simples, considerando que 100% corresponde à entrega de todos os trabalhos solicitados.
No final da avaliação contínua é exigida a nota mínima de 10 valores.

O teste prático será realizado em horário letivo, na última semana de aulas. O teste teórico é realizado na data marcada pelo Conselho Pedagógico.

Provas e trabalhos especiais

Participação activa na plataforma moodle de ensino à distância. O estudante, caso não atinja a nota mínima que lhe possibilite a aprovação, terá direito a realizar uma segunda avaliação e, nos casos previstos pela lei, nomeadamente trabalhadores estudantes ou para conclusão do ciclo de estudos, a uma terceira possibilidade de avaliação, a decorrer até ao último dia do semestre, que inclui o período destinado aos exames das épocas normal e de recurso, durante o qual decorreu a leccionação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Teste de recuperação a realizar na época de recurso e até ao final do semestre em que a disciplina foi leccionada.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão requerer melhoria de nota em qualquer dos itens de avaliação. Para cálculo da classificação final manter-se-ão os factores de ponderação acima enunciados. A repetição do teste escrito (ou a sua realização fora da data marcada pelo Conselho Pedagógico) não se realiza no formato on-line.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 14:26:18 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico