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Gestão do Desporto

Código: TD04     Sigla: TD04

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 87 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria José Carvalho de Almeida Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,80
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,80
Maria José Carvalho de Almeida 2,80

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos desta Unidade Curricular prendem-se com a necessidade de corresponder a solicitações muito claras que o mercado e a realidade do desporto, nacional e internacional, vem dando nos últimos anos, no sentido de uma cada vez maior diversificação das tarefas atribuídas aos profissionais desta área.
Assim pretendemos dotar os candidatos a Mestres em Treino Desportivo dos conhecimentos necessários à compreensão e domínio da realidade do sistema desportivo, nacional e internacional, bem como dos conhecimentos que lhes permitam não apenas gerir, como conceber planos estratégicos de desenvolvimento das instituições, das equipas, dos produtos e dos serviços ligados à actividade desportiva.

Resultados de aprendizagem e competências


Pretendemos dotar os candidatos a Mestres em Treino Desportivo dos conhecimentos necessários à compreensão e domínio da sua função de treinadores, dos seus direitos e obrigações, bem como conhecer o enquadramento da realidade do desporto de alto rendimento e do estatuto do aluno do ensino superior. Tudo para não apenas para treinar como para gerir melhor a actividade desportiva.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A Gestão Desportiva e seu relação com o treino desportivo. Investigação e análise de documentos estratégicos.

2. As intervenções dos treinadores e dos gestores desportivos: semelhanças e contrastes.
2.1. A profissão do treinador desportivo. Regulação e certificação

3. Caracterização do sistema desportivo nacional

4. Regime Jurídico do desporto de alto rendimento

5. Estatuto do estudante atleta do ensino superior

6. Gestão de Eventos
6.1 Fases, etapas e dimensões
6.2. Operações logísticas de um evento

Bibliografia Obrigatória

Carvalho Maria José; O^apoio material à prática desportiva de alta competição. ISBN: 972-8460-30-9
Pires Gustavo; Gestão do desporto
Sarmento José Pedro 070; O Perfil organizacional e funcional do gestor desportivo em Portugal
Sarmento José Pedro 070; Gestão desportiva
Luís Miguel Cunha; O espaço e as instalações desportivas
Carvalho Maria José; Elementos estruturantes do regime jurídico do desporto profissional em Portugal. ISBN: 978-972-32-1724-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino utilizada tem como intuito proporcionar a aprendizagem dos estudantes através da exposição dos conhecimentos sistematizados. E também através da utilização de análises de estudos de caso.
Utiliza-se igualmente o método interativo com a promoção de debates e de exposições por parte dos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Marketing > Marketing internacional
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Ciência das organizações

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 80,00

Obtenção de frequência

Para poderem ser aprovados à UC, os estudantes terão de cumprir os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas/ horas leccionadas;
ii) classificação mínima de 47.5% em cada um dos trabalhos de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final


O método de avaliação tem por base a realização de dois trabalhos teórico-práticos e a participação presencial.

Um trabalho individual (ponderação na avaliação final de 20%) e um outro trabalho individual/grupo (ponderação na avaliação final de 70%), assim como a participação nas aulas (ponderação na avaliação final de 10%).

Em qualquer um dos trabalhos, a classificação não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.  

A classificação final é obtida pela média ponderada das componentes de avaliação acima mencionadas.
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