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Aspectos Socio-Antropológicos do Desporto

Código: GD24     Sigla: GD24

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Gestão Desportiva

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CGD 28 Plano Oficial (2016/17 até ) 1 - 6 40 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo central é levar aos estudantes cinco grandes temas da atualidade desportiva: Desporto, política, racismo, xenofobia e transformação social; Desporto e Inclusão Social; Desporto, cultura e identidade; Olimpismo e valores sociais; Doping, verdade desportiva e espírito do desporto.

Sendo o desporto um fato social de relevo da vida contemporânea, através do desenvolvimento destas temáticas pretende-se promover nos alunos competências de reflexão, análise e intervenção socio-antropológica, indispensáveis a qualquer protagonista do universo da gestão do desporto.






 

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve ser conduzido à prática da reflexão crítica e fundamentada a partir de questões colocadas nas aulas. A íntima ligação do desporto à cultura e à sociedade deve ser pensada em voz alta, tanto através da leitura e análise de textos, como a partir das experiências pessoais dos estudantes. Daí o debate constante e a interação procurada entre estudantes, professores e oradores convidados. Sendo o objetivo primordial o aguçar da sensibilidade do estudante perante as questões que envolvem os problemas que afetam o desporto na sociedade atual, a intenção alcança outros horizontes e conduz a um pensar que propõe um sentido de responsabilidade por parte do estudante ao tema da gestão desportiva. Este método não pretende uma reflexão situada nos meandros da sala de aula. Visa uma preocupação que deve persistir ao longo do tempo e que deve refletir-se no gesto do profissional de desporto que centra a sua preocupação e empenhamento no acompanhamento e na compreensão do desporto na atual cultura e sociedade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa


  1. Desporto, Política, racismo, xenofobia e transformação social



  • Análise do caso Invictus – Apartheid/ Nelson Mandela/Seleção de rugby África do Sul

  • Jogos Olímpicos de Berlim 1936


 



  1. Desporto e Inclusão Social



  • Os Jogos Olímpicos sob o signo da Utopia

  • Desporto, empreendedorismo e ação social


 



  1. Desporto, cultura e identidade



  • Desporto, Mar e Cultura

  • Fátima, Futebol e Fado – o uso do desporto para propaganda política


 



  1. Olimpismo



  • Os Jogos Olímpicos sob o signo da religião

  • Jogos Olímpicos da Juventude


 



  1. Doping, verdade desportiva e espírito do desporto



 

Bibliografia Obrigatória

AA.VV.; Nuevas Tendencias de Práctica Físico-Deportiva en el Medio Natural, Universidad de Granada, 2002. ISBN: 84-699-8322-9
Alberto Monteiro e Rui Proença Garcia; O legado axiológico dos Jogos Olímpicos, Comité Olímpico de Portugal, 2016. ISBN: 972-98307
António da Silva Costa; Desporto e Análise Social, Revista da Faculdade de letras - Sociologia I série vol. II, 1992
Araújo Carla Isabel Paula Rocha; Os^Jogos Olímpicos da Era Moderna sob o olhar do desenvolvimento sustentável
Coakley, J.; Sport in society – issues and controversies (6ª ed.). , The C.v. Mosby Company, 1997
Garcia Rui Proença; Jogos Olímpicos sob o signo da utopia
Gilles Lipovestsky; O crepúsculo do Dever, Publicações Dom Quixote, 1994. ISBN: 972-20-1154-5
Giulianotti, R. ; Routledge Handbook of the Sociology of Sport., Abingdon: Routledge., 2016
Houlihan, B. ; Sport & Society – a student introduction., Londres: Sage Publications., 2003
Jarvie, G.; Sport, culture and society. , New York: Routledge., 2006
Marivoet, S. ; Inclusão Social no e pelo Desporto. Um desafio do Século XXI. In P. M. Pinto (Coord.) Olímpico. Os jogos num percurso de valores e de significados , Porto: Edições Afrontamento., 2013
Marivoet, S. ; O desporto como Palco de Proximidade e Inclusão Social. In Sanches, I. (org.), Para uma Educação Inclusiva. Dos Conceitos às Práticas, Volume III (pp. 9-24)., Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas., 2014

Bibliografia Complementar

Aristóteles; Política, Vega, 1998. ISBN: 972-699-561-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão um espaço de diálogo onde, após a introdução ao tema feita de forma expositiva, pelos professores e ou oradores convidados, os estudantes são convidados a refletir os assuntos, expondo as suas experiências pessoais, confrontando-se sempre essas vivências com aquilo que a bibliografia aponta.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 122,00
Frequência das aulas 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Os Estudantes terão de frequentar um mínimo de 75% das aulas para serem avaliados, com a exceção dos casos previstos pelo Regulamento da UP.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Para obterem a passagem à Unidade Curricular: nota igual ou superior a 9,5 valores

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

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