Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > GD27
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Recursos Humanos

Código: GD27     Sigla: GD27

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Gestão Desportiva

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CGD 32 Plano Oficial (2016/17 até ) 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O módulo de Dinâmicas de Grupo visa: i) promover a comunicação, o conhecimento interpessoal e a melhoria das relações na turma; e ii) envolver os estudantes numa reflexão acerca de si e da turma, definindo objetivos e estratégias para a intervenção.

O módulo de Liderança visa: i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios da liderança; e ii) preparar os estudantes para uma seleção fundamentada de metodologias a adotar nas diferentes situações nos seus domínios de intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão desta UC, os estudantes devem ser capazes de:

i) desenvolver a compreensão de dinâmicas de grupo
ii) desenvolver uma compreensão de como trabalham em grupo
iii) identificar e explicar os papéis necessários em grupos e organizações desportivas
iv) identificar, avaliar e sugerir soluções para problemas encontradas em contextos de comunicação de grandes grupos
v) exibir conhecimento e compreensão de modelos de liderança
vi) aplicar diferentes métodos de liderança, dependendo de diferentes exigências, para indivíduos e grupos
vii) identificar a relevância dos pontos-chave de oradores convidados para o seu desenvolvimento pessoal como líderes
viii) transformar o conhecimento teórico em prático e usar o conteúdo teórico para analisar a prática, aplicando as experiências aprendidas para melhorar as suas organizações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Dinâmicas de grupo
1. Atividades ‘Quebra-Gelo’ (importância, regras).
2. Tipos de dinâmicas de grupo.
3. Processos de grupo (conceitos, desempenho em grupos, processos de influência social)

II. Liderança
1. Conceito de liderança
2. Abordagens teóricas e concetuais.
3. Princípios, estilos e eficácia da liderança.

III. Seminário "Da identificação ao desenvolviemnto da excelência no desporto"

Bibliografia Obrigatória

Chelladurai, P. (; Managing organizations for sport and physical activity: A systems perspective (3rd ed.)., 2009
Parkhouse, B. L.; The management of sport: Its foundation and application (4th ed.)., 2008
Corrêa de Mattos, D.; Figueiredo da Silva, C. A.; Sarmento Rebocho Lopes, J. P.; Capinussú, J. M.; O esporte náutico e a dinâmica da hélice tríplice no projeto Grael: um estudo de caso., 2010
Cyrineu, José Cláudio; Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial., 2005
Figueiredo da Silva, C.; Sarmento Rebocho Lopes, J.; Araújo Netto, J.; Educação física, desenvolvimento e inovação: o argumento da hélice tríplice., 2010
Chiavenato Idalberto; Recursos humanos. ISBN: 85-224-2544-2
Jowett, S., & Lavallee, D.; Social psychology in sport., 2007

Bibliografia Complementar

Kormelink Henny; Team building. ISBN: 0-9651020-7-6
Schellenberger Hans 220; Psychology of team sports. ISBN: 0-920905-08-0
Flaherty, J.; Coaching: Evoking excellence in others (3rd ed.)., 2010
Toll, C. ; The literacy coach’s survival guide: Essential questions and practical answers., 2005
Gandin, Danilo.; A prática do planejamento participativo., 2001
Cruz José Fernando 340; Manual de psicologia do desporto. ISBN: 972-96044-3-6
Cartwright D., & Zander A.; Group dynamics, 1998
Chelladurai, P.; Human resource management in sport and recreation (2nd ed.), 2006
Kouzes, J. M., & Posner, B. Z. (; The leadership challenge (4th ed.)., 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1.º Expositivo, exposição de conteúdos por parte do docente 2.º Explorativo, com análise e reflexão de textos 3.º Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos/as estudantes 4.º Autónomo, estudante agente de aprendizagem; 5º Seminários.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para poderem ser aprovados à UC , os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas/ horas leccionadas;
ii) classificação mínima de 47.5% do valor correspondente em cada um dos testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

O método de avaliação tem por base a realização de dois testes de avaliação, uma para o módulo de 'Dinâmicas de grupo' e outro para o módulo de 'Liderança". Em qualquer um dos testes, a classificação não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto

Melhoria de classificação

De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 10:19:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias