Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Atletismo
Ocorrência: 2018/2019 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Desenvolver as competências teóricas específicas dos sectores de velocidade e saltos
2. Desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo no Atletismo.
3. Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contexto teórico de treino.
4. Identificar e resolver os constrangimentos inerentes à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
5. Desenvolver capacidade de análise/reflexão/discussão crítica a partir dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
6. Desenvolver capacidade de sustentar teoricamente os problemas da prática.
7. Perspetivar a capacidade de intervir no processo de treino de forma autónoma.
8. Perspetivar a transferência dos conteúdos cognitivos e práticos para outras esferas de intervenção.
9. Receber aportes de experiências individuais dos diversos campos de intervenção desportiva (outras modalidades).
Resultados de aprendizagem e competências
- Adquirir competências na planificação, implementação, avaliação e controlo das diferentes fases do planeamento do treino e competição.
- Aprofundamento dos conhecimentos dos diferentes modelos de preparação e técnicas das diferentes especialidades do atletismo tanto na perspetiva do rendimento como no desporto para todos.
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo nas diferentes especialidades do atletismo.
- Despertar o interesse pela investigação científica no âmbito do atletismo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Unidade Temática I - Saltos
- Fundamentos mecânicos da técnica dos saltos. Fatores limitadores para o rendimento nos saltos horizontais e verticais.
- Estratégias de controlo e regulação da corrida de aproximação
- A chamada e suas particularidades biomecânicas nos diferentes tipos de saltos
- Modelo de preparação a longo prazo e suas particularidades.
Velocidade
- A corrida de velocidade: definição de velocidade, suas manifestações, particularidades cinemáticas, dinamométricas e participação muscular.
- A partida, a fase de aceleração e velocidade máxima, particularidades técnicas.
- Escolas de treino de “velocidade” e suas opções metodológicas.
Periodização e Organização do Treino
- Conceção de uma época desportiva. Definição de objetivos. Divisão dos períodos, mesociclos e microciclos. Definição de objetivos por mesociclos e períodos de treino. Seleção dos meios de treino em função da especialidade e etapa do macrociclo. Elaboração de um programa de treino para atletas em formação
Bibliografia Obrigatória
Reed Ferber;
Running mechanics and gait analysis. ISBN: 978-1-4504-2439-4
A. Brent McFarlane;
The science of hurdling. ISBN: 0-919375-48-0
Gerry A. Carr;
Fundamentals of track and field. ISBN: 0-88011-388-X
Wolfgang Lohmam;
Running, jumping throwing for youth. ISBN: 0-920905-32-3
Gerhardt Schmolinsky;
Track and field
Filipe Almeida Viana da Conceição;
Estudo biomecânico do salto em comprimento
Luís Filipe Gomes Barbosa Pereira de Lemos;
Diferentes pontos de fixação de meios resistidos e suas consequências para o treino de velocidade
João D. Albuquerque;
Associação entre níveis de velocidade e indicadores de potência muscular em corredores de veloci
J. W. Alford;
The^jumps
Susana Gonçalves Garrido de Lima Martins;
Avaliação dinamométrica da chamada do salto em altura
Marta Filipa Alves Ferrão;
Efeitos do treino pliométrico na capacidade de salto vertical e horizontal após período de destre
Juvenal André Cardoso Fernandes;
Controlo e avaliação da força muscular
Juvenal André Cardoso Fernandes;
Contributo para a automatização do planeamento do processo de treino, no sector de saltos do atlet
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de transmissão e aplicação dos conteúdos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
15,00 |
| Teste |
60,00 |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
120,00 |
| Realização de Estágio |
80,00 |
| Trabalho de campo |
20,00 |
| Total: |
270,00 |
Obtenção de frequência
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuida sem exame final
Condições de Frequência: A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FADEUP. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Fórmula de avaliação: Teste 60%; Trabalho de Campo 25%; Participação presencial 15%
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída sem exame final sendo para o efeito realizada uma avaliação continuada, com reflexão e discussão posterior entre o docente tutor e os estudantes acerca dos aspetos considerados relevantes do processo de formação.
Assim, os estudantes deverão:
- Comparecer a pelo menos, 75% das sessões formais de formação previstas. Seminários temáticos; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante e reuniões por CTD.
- ter uma frequência de treinos semanal obrigatória igual ou superior a um número mínimo de três unidades de treino.
- Preparar e orientar ou coadjuvar a orientação e preparação dos atletas ao longo de uma época desportiva.
- Garantir o número mínimo de presenças semanais em treinos e em competições definido pelo docente tutor, uma vez ouvida a ET e tendo em consideração as características específicas do CTD em questão.
- Discutir o dossiê de estágio profissional com o docente tutor.
Para os estudantes em regime de CTD, o treinador principal, o coordenador técnico e/ou o tutor responsável no clube onde o CTD é realizado será consultado, sendo a sua apreciação considerada pelo docente tutor na avaliação das diferentes componentes.