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Seminário

Código: DCJ30     Sigla: DCJ30

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CORDIS Ciências Sociais

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Desporto para Crianças e Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CDCJ 27 Plano de 2º ciclo 2CDCJ 1 - 5 33 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Ribeiro Mesquita Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,40
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,40
Teresa Isabel Machado Moura de Oliveira e Ferraz Lacerda 1,40
Isabel Maria Ribeiro Mesquita 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Identificar constrangimentos afetos à função e intervenção do professor/treinador.

Desenvolver a reflexão crítica acerca dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.

Desenvolver uma atitude investigativa no âmbito da área de pesquisa e domínio de conhecimentos aplicados ao desporto para crianças e jovens.

Adquirir e mobilizar conhecimentos em áreas temáticas emergentes no contexto da sociedade contemporânea e correlatas com o Desporto para Crianças e Jovens.

Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Resultados de aprendizagem e competências

Interpretar por meio da compreensão crítica questões fundamentais associadas ao treino com crianças e jovens, a partir da reflexão sobre o desporto nesta faixa etária.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Seminário funciona num regime em que se privilegia o conhecimento acerca da atividade de professor/treinador de crianças e jovens. Neste sentido, pretende-se que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio. Não existe um corpo de conteúdos programáticos fixos, em virtude de os mesmos emergirem dos problemas que a prática suscita bem como dos interesses dos estudantes.

Todavia, alguns temas são considerados estruturantes e estão contemplados no Seminário:

- Circularidade estético-ética no desporto de crianças e jovens;

- Excelência profissional do professor/treinador de desporto no âmbito do desporto de crianças e jovens;

- Construção e gestão da carreira do professor/treinador;

- Formação de jovens atletas.

Bibliografia Obrigatória

Dick Frank W.; Sports training principles. ISBN: 0-7136-5644-1
Mesquita Isabel 070; Investigação na formação de treinadores. ISBN: 978-972-8687-70-0

Observações Bibliográficas

Serão disponibilizados na página da UC textos de apoio às várias temáticas abordadas em cada ano lectivo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estrutura de seminário, sessões de reflexão e discussão sobre problemas abordados nas aulas. Exposição de temas e debates, palestras e workshops.

Palavras Chave

Ciências Sociais
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas.

Classificação final: é obtida através da apresentação de dois trabalhos escritos relacionados com os temas desenvolvidos nas aulas (classificação mínima de 9,5 valores).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média aritmética das classificações obtidas em cada um dos trabalhos escritos (classificação mínima de 9,5 valores).

Melhoria de classificação

Insere-se nas disposições do Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade (cap. III, artº 10º).

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