Desporto e Multiculturalismo
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2016/2017 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os objetivos principais desta unidade curricular são:
1. Compreensão do valor do desporto para concretizar o ideal do multiculturalismo.
2. Compreender o desporto como uma experiência multicultural.
3. Compreender o valor do conceito diversidade humana
Resultados de aprendizagem e competências
Optar é renunciar. No momento em que optámos por determinados conteúdos programáticos renunciámos a outros. Mais importantes do que conteúdos são as finalidades procuradas através deles. O nosso grande objetivo é mostrar que o ser humano é o centro da prática desportiva, pelo se torna fundamental uma reflexão sobre “o que é e quem é o homem”. A partir do momento em que o Estudante compreende que a cultura é o elemento crucial para a afirmação do ser humano, torna-se evidente que é a partir da cultura que o desporto vai ser analisado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceito de desporto
- Conceito de cultura
- Conceito de multiculturalismo
- Conceito de Pessoa Humana
- A Pessoa Humana como o elemento central do desporto
- Crítica ao conceito de “raça”
- Diversidade versus diferença
- O “eu” e o “outro” no desporto
Bibliografia Obrigatória
DAWKINS, R.; The extended phenotype, W. H. Freeman, 1982
LÉVINAS, E.; El yo y la totalidad. In Entre nosotros. Ensayos para pensar en outro, Pre-Textos, 2001 (pp.25-51)
Locke Don C.;
Increasing multicultural understanding. ISBN: 0-8039-4594-9
MARTINO, C.; El encuentro y la emergência de lo humano. In PADRES, J.e ORIOL, M.(eds.) Los retos del multiculturalismo, Ed. Encuentro, 2009 (pp. 114-135)
DONATI, P.; Desigualdades, diferencias y diversidades: la intregación social más allá del multiculturalismo. In PADRES, J. e ORIOL, M. (eds.) Los retos del multiculturalismo, Ed. Encuentro, 2009 (pp. 136-152)
MOREIRA, A.; A circunstância do Estado exíguo, Diário de Bordo, 2009
MORUS, T.; Utopia, Fund. Calouste Gulbenkian, 2006
PATRÍCIO, M.; A Escola Cultural. Uma resposta à tensão globalização – diversidade, Porto Editora, 2002 (pp. 73-85)
RICOUER, P.; Ideologia e Utopia, Edições 70, 1991
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O estudante deve ser conduzido à prática da reflexão crítica e fundamentada a partir de questões colocadas nas aulas. Através da exposição dos temas propostos, dar-se-á espaço à discussão dos mesmos. Temas que permitem a contemplação do Homem como o eixo central do pensar antropológico no Desporto. O caminho a seguir centra-se numa questionação constante acerca do homem e do sentido que o mesmo atribui ao Desporto, daí a compreensão de que o desporto é, acima de tudo, um fenómeno cultural de abrangência cultural, fundamentando-se no próprio homem. O grande propósito é desenvolver nos estudantes um elevado grau de independência discursiva, que se irá refletir tanto na discussão dos conteúdos programáticos, como na interpretação de textos e na procura de novos desafios. Fundamental, é levar o estudante a perceber que este tempo é um tempo que pede uma ética que se centre no esforço e numa eterna busca da transcendência.
Por isso, apela-se à capacidade que cada estudante tem de se disciplinar e de investir na busca do conhecimento. Face à falta de reflexão que por aí pulula, esta Unidade Curricular pretende que o estudante contemple a Pessoa Humana à luz de uma fundamentação cultural do desporto.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com a apresentação de um trabalho escrito. As condições para ser avaliado são de
acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade do Porto.