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Desporto e Multiculturalismo

Código: PDCD020     Sigla: CD-DEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2016/2017 - SP

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 3 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos principais desta unidade curricular são:
1. Compreensão do valor do desporto para concretizar o ideal do multiculturalismo.
2. Compreender o desporto como uma experiência multicultural.
3. Compreender o valor do conceito diversidade humana

Resultados de aprendizagem e competências

Optar é renunciar. No momento em que optámos por determinados conteúdos programáticos renunciámos a outros. Mais importantes do que conteúdos são as finalidades procuradas através deles. O nosso grande objetivo é mostrar que o ser humano é o centro da prática desportiva, pelo se torna fundamental uma reflexão sobre “o que é e quem é o homem”. A partir do momento em que o Estudante compreende que a cultura é o elemento crucial para a afirmação do ser humano, torna-se evidente que é a partir da cultura que o desporto vai ser analisado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Conceito de desporto

  • Conceito de cultura

  • Conceito de multiculturalismo

  • Conceito de Pessoa Humana

  • A Pessoa Humana como o elemento central do desporto

  • Crítica ao conceito de “raça”

  • Diversidade versus diferença

  • O “eu” e o “outro” no desporto

Bibliografia Obrigatória

DAWKINS, R.; The extended phenotype, W. H. Freeman, 1982
LÉVINAS, E.; El yo y la totalidad. In Entre nosotros. Ensayos para pensar en outro, Pre-Textos, 2001 (pp.25-51)
Locke Don C.; Increasing multicultural understanding. ISBN: 0-8039-4594-9
MARTINO, C.; El encuentro y la emergência de lo humano. In PADRES, J.e ORIOL, M.(eds.) Los retos del multiculturalismo, Ed. Encuentro, 2009 (pp. 114-135)
DONATI, P.; Desigualdades, diferencias y diversidades: la intregación social más allá del multiculturalismo. In PADRES, J. e ORIOL, M. (eds.) Los retos del multiculturalismo, Ed. Encuentro, 2009 (pp. 136-152)
MOREIRA, A.; A circunstância do Estado exíguo, Diário de Bordo, 2009
MORUS, T.; Utopia, Fund. Calouste Gulbenkian, 2006
PATRÍCIO, M.; A Escola Cultural. Uma resposta à tensão globalização – diversidade, Porto Editora, 2002 (pp. 73-85)
RICOUER, P.; Ideologia e Utopia, Edições 70, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O estudante deve ser conduzido à prática da reflexão crítica e fundamentada a partir de questões colocadas nas aulas. Através da exposição dos temas propostos, dar-se-á espaço à discussão dos mesmos. Temas que permitem a contemplação do Homem como o eixo central do pensar antropológico no Desporto. O caminho a seguir centra-se numa questionação constante acerca do homem e do sentido que o mesmo atribui ao Desporto, daí a compreensão de que o desporto é, acima de tudo, um fenómeno cultural de abrangência cultural, fundamentando-se no próprio homem. O grande propósito é desenvolver nos estudantes um elevado grau de independência discursiva, que se irá refletir tanto na discussão dos conteúdos programáticos, como na interpretação de textos e na procura de novos desafios. Fundamental, é levar o estudante a perceber que este tempo é um tempo que pede uma ética que se centre no esforço e numa eterna busca da transcendência.

Por isso, apela-se à capacidade que cada estudante tem de se disciplinar e de investir na busca do conhecimento. Face à falta de reflexão que por aí pulula, esta Unidade Curricular pretende que o  estudante contemple a Pessoa Humana à luz de uma fundamentação cultural do desporto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com a apresentação de um trabalho escrito. As condições para ser avaliado são de

acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade do Porto.
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