Estudos Práticos II - Ginástica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
Código |
Nome |
125 |
Estudos Práticos II |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A área de Ginástica da Unidade Curricular de Estudos Práticos desta Faculdade é orientada pelos seguintes princípios:
Adquirir conhecimentos relativos às disciplinas Gímnicas.
Compreender o enquadramento institucional das disciplinas Gímnicas.
Compreender o fenómeno gímnico na sua globalidade, incluindo todas as áreas competitivas e não competitivas.
Compreender a mecânica dos movimentos gímnicos, através da exercitação prática das habilidades gímnicas básicas.
Compreender as etapas de aprendizagem.
Compreender as ajudas manuais.
Resultados de aprendizagem e competências
Aquisição da capacidade de execução dos elementos gímnicos básicos.
Aquisição de conhecimentos que permitam a abordagem dos elementos básicos da ginástica.
Aquisição de conhecimentos relativos à biomecânica do movimento, nomeadamente, entender a colocação e o alinhamento dos segmentos corporais, identificar os eixos de movimento, compreender as diferenças de ritmos e velocidades de execução e identificar as ações motoras presentes em cada elemento.
Aquisição de habilidades de ajuda – compreender o posicionamento e a colocação das mãos, identificar o momento de intervenção/manipulação e saber acompanhar o movimento do executante.
Aquisição de conhecimentos teórico-práticos das modalidades gímnicas que permitam adaptar o ensino dos elementos técnicos de base em função das condições materiais e humanas disponíveis em diferentes locais.
Conhecer e utilizar os materiais didáticos existentes de modo a criar situações de aprendizagem que permitam um desenvolvimento gradual e em segurança durante o processo de ensino-aprendizagem.
Aquisição de conhecimentos relativos ao trabalho geral e específico necessário para o desenvolvimento das capacidades motoras e dos elementos básicos da Ginástica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
As competências necessárias para a realização da disciplina são as correspondentes aos pré-requisitos exigidos na candidatura à Faculdade de Desporto.
Programa
1. Regulamentos e especificidades das disciplinas Gímnicas;
2. Regras de segurança para a montagem e utilização dos aparelhos;
3. Bases e fundamentos da Ginástica: Deslocamentos, Rotações, Apoios, Suspensões, Saltos e Receções;
4. Abordagem dos elementos técnicos de base nos Aparelhos Fixos da Ginástica Artística Masculina e Feminina (Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas, Barra, Paralelas Assimétricas e Trave);
4.1. Composição dos Exercícios de competição nos diferentes aparelhos;
4.2. Análise técnica e biomecânica dos movimentos (entendimento sobre trajetórias, colocação do centro de massa e alinhamento de segmentos corporais);
4.3. Principais ações motoras dos elementos técnicos de base;
4.4. Situações de aprendizagem para os elementos técnicos de base;
4.5. Desenvolvimento de exercícios de preparação física e flexibilidade específicos para os elementos técnicos de base;
5. Relevância das ajudas manuais no ensino da Ginástica (entendimento sobre colocação e intervenção).
Explições adicionais ao programa:
Os conhecimentos das diferentes áreas gímnicas serão transmitidas numa lógica de experiência prática, apresentando aos estudantes um conjunto muito variado de situações de aprendizagem, onde o ensino da técnica, a perceção motora e a análise dos movimentos em ações motoras permitem uma melhor compreensão da técnica dos elementos gímnicos.
A aprendizagem dos diferentes movimentos a executar, baseiam-se no cumprimento dos regulamentos e regras das modalidades gímnicas. A aprendizagem efetiva dos elementos gímnicos e a experiência prática adquirida ao longo das aulas, permitirá que os estudantes identifiquem e compreendam a técnica dos elementos nos vários aparelhos, nomeadamente, a identificação das ações motoras, a colocação e alinhamento dos segmentos corporais, a determinação dos eixos de movimento, e a avaliação diferentes ritmos e velocidades de execução durante os saltos, receções ou elementos de força e equilíbrio.
A abordagem dos aspetos de segurança e a utilização de diferentes materiais durante as aulas práticas, permitem que os estudantes utilizem estratégias apropriadas de modo a resolver com sucesso situações inabituais que lhes surjam ao longo da vida profissional. Neste contexto, pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de adaptar os seus conhecimentos em função das condições materiais e humanas disponíveis (exemplo: escolas com pouco material gímnico ou alunos com dificuldades motoras), mantendo uma correta abordagem das modalidades gímnicas.
As ajudas manuais a transmitir durante as aulas práticas, permitem desenvolver nos estudantes (futuros professores/treinadores) o sentido de segurança na intenção de zelar pela integridade física dos executantes e ajudar à concretização da aprendizagem dos elementos gímnicos. Todas as técnicas de ajuda manual requerem um bom entendimento dos elementos gímnicos (os aspetos técnicos, os erros frequentes de execução, as ações motoras predominantes bem como as capacidades motoras mais específicas a desenvolver) para uma adequada intervenção. O correto desenvolvimento e aperfeiçoamento das ajudas manuais, exige uma adequada colocação do ajudante em relação ao executante, aspeto determinante para que a ação seja eficaz nos momentos de impulso, manipulação e interrupção (paragem) do movimento.
A capacidade de intervenção oportuna permitirá que os executantes aprendam melhor as técnicas gímnicas e diminuirá substancialmente possibilidade de falha ou queda em qualquer contexto de aprendizagem.
Bibliografia Obrigatória
Araújo Carlos;
Ginástica. ISBN: 978-972-0-01717-8
Keith Russell; BasicGYM. Fundamentos da Ginástica e da Literacia Motora, Federação de Ginástica de Portugal, 2010. ISBN: 978-989-96925-0-3
Bibliografia Complementar
Carrasco Roland;
Gymnastique aux agrés. ISBN: 2-7114-0788-8
Carrasco Roland;
Gymnastique aux agrés. ISBN: 2-7114-0812-4
Carrasco Roland;
Essai de systématique de la gymnastique aux agrès. ISBN: 2-7114-0713-6
Fédération Internationale de Gymnastique; Code Of Points 2013-2016 - Men's Artistic Gymnastics , 2013 (Código de pontuação - Ginástica Artística Masculina; consultar em: http://www.fig-gymnastics.com/publicdir/rules/files/mag/MAG%20CoP%202013-2016%20(FRA%20ENG%20ESP)%20Feb%202013.pdf)
Fédération Internationale de Gymnastique; Code Of Points 2013-2016 - Women's Artistic Gymnastics (Código de pontuação - Ginástica Artística Feminina; Consultar em: http://www.fig-gymnastics.com/publicdir/rules/files/wag/WAG%20CoP%202013-2016%20(English)%20Nov%202014.pdf)
Moreira Jorge;
Manual técnico e pedagógico de trampolins. ISBN: 972-0-04143-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Experimentação e exercitação prática com utilização de tempos dedicados a explicações e apoio teórico. Incentivar a reflexão sobre a prática.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
|
Frequência das aulas |
|
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
Avaliação contínua que é completada por testes práticos e um teste teórico.
A nota mínima exigida em cada teste (teórico e práticos) é de 8,0 valores.
Considera-se aprovado o estudante que obtém classificação mínima final de 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste prático - 75%
Teste teórico - 25%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que se virem impedidos de realizar as avaliações nas datas previamente marcadas pelo professor, por motivos de saúde (lesão, cirurgia ou doença de recuperação prolongada), podem realizar a avaliação noutra data, a qual não pode ir além do último dia do semestre.
Melhoria de classificação
Não se aplica, dado que a disciplina é de avaliação contínua.
Observações
A classificação final da área disciplinar será arredondada até às décimas.