Código: | 112 | Sigla: | 112 |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LCD | 179 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 1 | - | 4 | 30 | 108 |
O principal propósito da História do Desporto (HD) é proporcionar os conhecimentos essenciais que permitam aos estudantes desenvolver a capacidade de relacionar os temas da HD com a problematização das questões atuais do desporto bem como com as questões que se perspetivam em torno do seu desenvolvimento futuro. Procura-se ainda que os estudantes desenvolvam competências no domínio da pesquisa bibliográfica e identifiquem as fontes e os métodos da HD.
Estabelecem-se como objetivos da unidade curricular:
1) Refletir sobre a importância da HD no contexto das Ciências do Desporto.
2) Compreender a cultura desportivo-corpóreo-motora ao longo do processo histórico, nas sociedades mais características de cada período histórico.
3) Conhecer as configurações dos diferentes paradigmas do desporto contemporâneo.
Como resultados da aprendizagem, estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de HD.
Temas do programa
1 - A História do Desporto como disciplina científica e como subdisciplina das Ciências do Desporto.
2 - Teorias sobre a origem do desporto. A complexidade do conceito desporto.
3 - O desporto nas primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egipto e China.
4 - O desporto no mundo clássico: Civilizações Grega e Romana. Esparta e Atenas. Principais Festivais Desportivos na Grécia. Jogos Olímpicos da Antiguidade. Roma e principais manifestações desportivo-corporais.
5 - Entre o Mundo Clássico e a Revolução Industrial: a Idade Média - EF e valores corporais. O Renascimento e as posições dos Humanistas perante a educação corporal. Principais autores do Renascimento relacionados com a EF. Actividades físicas e desporto no Antigo Regime.
6 – Nascimento, expansão e consolidação do Desporto Moderno. Olimpismo e Jogos Olímpicos Modernos.
7 - Desporto em Portugal. Origem e desenvolvimento da EF em Portugal. A emergência do sistema desportivo.
8 – Do século XX ao século XXI. Novas manifestações sócio-culturais do desporto.
Para além da Bibliografia Principal, disponibilizam-se na página da UC no Sigarra textos de apoio aos conteúdos leccionados.
Apesar da natureza formal das aulas ser teórica, a metodologia de ensino procura centrar-se nos estudantes, desenvolvendo a necessidade de pesquisa e reflexão crítica sobre os temas tratados. Conciliam-se aulas de exposição oral da matéria por parte da professora com aulas de intervenção direta dos estudantes, por meio de análise, discussão, e debate de textos, gravuras e filmes históricos especializados.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Para obter a frequência é necessária a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Têm dispensa de frequência os estudantes que a tiverem obtido no ano letivo anterior assim como os casos previstos na lei, designadamente os trabalhadores estudantes.
Média aritmética dos dois testes realizados, sendo que se estabelece como mínima a classificação de 9,5 valores ou nota do exame escrito (classificação mínima de 9,5 valores).
1. A avaliação consiste em dois testes escritos. Nota mínima de cada teste: igual ou superior a 7,5 valores.
1.1. Ficam impossibilitados de realizar o 2º teste (tendo que se submeter a exame final nas Épocas Normal ou de Recurso) os estudantes que obtenham no 1º teste uma classificação inferior a 7,5 valores.
1.2. São remetidos para exame final na Época de Recurso os estudantes que no 2º teste obtenham nota inferior a 7,5 valores.
1.3. Para os estudantes que realizem os dois testes e não obtenham classificação final (média aritmética dos dois testes) igual ou superior a 9,5 valores, será realizado um exame escrito, a decorrer na Época de Recurso.
1.4. Para os estudantes que no 1º teste obtenham nota de acesso ao 2º teste (igual ou superior a 7,5 valores), a falta a este teste tem como consequência a inibição do acesso ao exame da Época Normal, ficando a aprovação na UC condicionada à submissão a exame final na Época de Recurso.
1.5. A falta ao 1º teste impede o acesso ao 2º teste.
2. Nota mínima do exame escrito: igual ou superior a 9,5 valores.
3. Não está prevista a figura de exame oral.
Insere-se no Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade.
Melhoria da classificação final dos testes: através de exame final e de acordo com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade (cap. III, artº 10º).
Melhoria da classificação do exame final: insere-se nas disposições do Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade (cap. III, artº 10º).