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História do Desporto

Código: 112     Sigla: 112

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 179 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 4 30 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal propósito da História do Desporto (HD) é proporcionar os conhecimentos essenciais que permitam aos estudantes desenvolver a capacidade de relacionar os temas da HD com a problematização das questões atuais do desporto bem como com as questões que se perspetivam em torno do seu desenvolvimento futuro. Procura-se ainda que os estudantes desenvolvam competências no domínio da pesquisa bibliográfica e identifiquem as fontes e os métodos da HD.
Estabelecem-se como objetivos da unidade curricular:
1) Refletir sobre a importância da HD no contexto das Ciências do Desporto.
2) Compreender a cultura desportivo-corpóreo-motora ao longo do processo histórico, nas sociedades mais características de cada período histórico.
3) Conhecer as configurações dos diferentes paradigmas do desporto contemporâneo.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultados da aprendizagem, estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de HD.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Temas do programa
1 - A História do Desporto como disciplina científica e como subdisciplina das Ciências do Desporto.
2 - Teorias sobre a origem do desporto. A complexidade do conceito desporto.
3 - O desporto nas primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egipto e China.
4 - O desporto no mundo clássico: Civilizações Grega e Romana. Esparta e Atenas. Principais Festivais Desportivos na Grécia. Jogos Olímpicos da Antiguidade. Roma e principais manifestações desportivo-corporais.
5 - Entre o Mundo Clássico e a Revolução Industrial: a Idade Média - EF e valores corporais. O Renascimento e as posições dos Humanistas perante a educação corporal. Principais autores do Renascimento relacionados com a EF. Actividades físicas e desporto no Antigo Regime.
6 – Nascimento, expansão e consolidação do Desporto Moderno. Olimpismo e Jogos Olímpicos Modernos.
7 - Desporto em Portugal. Origem e desenvolvimento da EF em Portugal. A emergência do sistema desportivo.
8 – Do século XX ao século XXI. Novas manifestações sócio-culturais do desporto.

Bibliografia Obrigatória

Mandell Richard D.; Historia cultural del deporte. ISBN: 84-7290-047-9
Monroy Antón Antonio J.; Historia del deporte. ISBN: 978-84-9823-222-6
Rodríguez López Juan; Historia del deporte. ISBN: 978-84-95114-37-2

Observações Bibliográficas

Para além da Bibliografia Principal, disponibilizam-se na página da UC no Sigarra textos de apoio aos conteúdos leccionados.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apesar da natureza formal das aulas ser teórica, a metodologia de ensino procura centrar-se nos estudantes, desenvolvendo a necessidade de pesquisa e reflexão crítica sobre os temas tratados. Conciliam-se aulas de exposição oral da matéria por parte da professora com aulas de intervenção direta dos estudantes, por meio de análise, discussão, e debate de textos, gravuras e filmes históricos especializados.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para obter a frequência é necessária a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Têm dispensa de frequência os estudantes que a tiverem obtido no ano letivo anterior assim como os casos previstos na lei, designadamente os trabalhadores estudantes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média aritmética dos dois testes realizados, sendo que se estabelece como mínima a classificação de 9,5 valores ou nota do exame escrito (classificação mínima de 9,5 valores).

Provas e trabalhos especiais

1. A avaliação consiste em dois testes escritos. Nota mínima de cada teste: igual ou superior a 7,5 valores.
1.1. Ficam impossibilitados de realizar o 2º teste (tendo que se submeter a exame final nas Épocas Normal ou de Recurso) os estudantes que obtenham no 1º teste uma classificação inferior a 7,5 valores.
1.2. São remetidos para exame final na Época de Recurso os estudantes que no 2º teste obtenham nota inferior a 7,5 valores.
1.3. Para os estudantes que realizem os dois testes e não obtenham classificação final (média aritmética dos dois testes) igual ou superior a 9,5 valores, será realizado um exame escrito, a decorrer na Época de Recurso.
1.4. Para os estudantes que no 1º teste obtenham nota de acesso ao 2º teste (igual ou superior a 7,5 valores), a falta a este teste tem como consequência a inibição do acesso ao exame da Época Normal, ficando a aprovação na UC condicionada à submissão a exame final na Época de Recurso.
1.5. A falta ao 1º teste impede o acesso ao 2º teste.
2. Nota mínima do exame escrito: igual ou superior a 9,5 valores.
3. Não está prevista a figura de exame oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se no Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade.

Melhoria de classificação

Melhoria da classificação final dos testes: através de exame final e de acordo com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade (cap. III, artº 10º).
Melhoria da classificação do exame final: insere-se nas disposições do Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade (cap. III, artº 10º).

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