| Código: | 634 | Sigla: | 634 |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1876 |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 36 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 1 | - | 3 | - | |
| 2 |
:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;
:: Desenvolver competências básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;
:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;
:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico
Capacidade de relacionar as várias dimensões da didática e perspectivar o ensino das atividades desportivas como um sistema ecológico.
Saber planificar as questões da gestão e da disciplina de forma a promover um bom clima e uma centração na instrução.
Identificar a necessidade das intervenções pedagógicas para a aprendizagem considerando o tipo, a consistência e o ciclo do feedback pedagógico.
Saber analisar a tiplogia das tarefas e conseguir planificar uma progressão de ensino (desenvolvimento do conteúdo) tendo em atenção a população a que se destina e o contexto em questão.
1. O que é a didáctica. Comenius e a Didáctica Magna
2. Os conhecimentos do/a professor/treinador – o conhecimento pedagógico do conteúdo
3. A eficácia e a competência
4. As dimensões da didáctica
5. Categorias didácticas: conteúdo e objetivo
6. Do tempo planeado ao tempo potencial de aprendizagem
5. Os sistemas de tarefas de gestão; o sistema de tarefas de instrução e o sistema de tarefas de interação
6. O desenvolvimento do conteúdo - tipologia e progressão de tarefas
7. O feedback pedagógico – tipos e objetivos
Métodos de Ensino: expositivo e interrogativo. Seminários e discussões temáticas síncronas e assíncronas.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 16,00 | ||
| Componente prática | Trabalho de campo | 50,00 | 2013-05-29 | |
| Componente teórica | Exame | 50,00 | 2013-07-17 | |
| Total: | - | 100,00 |
A avaliação distribuida com exame final é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Em cada uma destas componentes o/a estudante terá que apresentar uma classificação ≥ 10 valores para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular.
Componente teórica: realização de exame final.
Componente prática:
:: Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
:: Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas;
:: Realização e/ou apresentação de trabalhos;
:: Participação na componente on-line
Componente teórica: 50% (a classificação no exame final terá que ser ≥ 10 valores).
Componente prática: 50% (assiduidade, participação em discussões temáticas síncronas e assíncronas, tarefas/trabalhos solicitados na componente prática. A classificação final nesta componente tem de ser ≥ 10 valores).
Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais e de um exame final para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da unidade curricular
Só pode ser melhorada a componente teórica na fórmula da classificação final, por intermédia de exame final.
É recomendada a frequência da unidade curricular de Pedagogia do Desporto.