Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 634
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Fundamentos da Didática do Desporto

Código: 634     Sigla: 634

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1876
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 36 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 -
2

Língua de trabalho

Português

Objetivos

:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;

:: Desenvolver competências  básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;

:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;

:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de relacionar as várias dimensões da didática e perspectivar o ensino das atividades desportivas como um sistema ecológico.

Saber planificar as questões da gestão e da disciplina de forma a promover um bom clima e uma centração na instrução.

Identificar a necessidade das intervenções pedagógicas para a aprendizagem  considerando o tipo, a consistência e o ciclo do feedback pedagógico.

Saber analisar a tiplogia das tarefas e conseguir planificar uma progressão de ensino (desenvolvimento do conteúdo) tendo em atenção a população a que se destina e o contexto em questão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O que é a didáctica. Comenius e a Didáctica Magna 

2. Os conhecimentos do/a professor/treinador – o conhecimento pedagógico do conteúdo 

3. A eficácia e a competência

4. As dimensões da didáctica

5. Categorias didácticas: conteúdo e objetivo

6. Do tempo planeado ao tempo potencial de aprendizagem

5. Os sistemas de tarefas de gestão; o sistema de tarefas de instrução e o sistema de tarefas de interação

6. O desenvolvimento do conteúdo - tipologia e progressão de tarefas

7. O feedback pedagógico – tipos e objetivos

Bibliografia Obrigatória

Siedentop Daryl; Developing teaching skills in physical education. ISBN: 0-7674-1023-8
Bento Jorge Olímpio; Planeamento e avaliação em educação física

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino: expositivo e interrogativo. Seminários e discussões temáticas síncronas e assíncronas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 16,00
Componente prática Trabalho de campo 50,00 2013-05-29
Componente teórica Exame 50,00 2013-07-17
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuida com exame final é composta por uma componente teórica e uma componente prática. Em cada uma destas componentes o/a estudante terá que apresentar uma classificação ≥ 10 valores para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular. 
Componente teórica: realização de exame final. 
Componente prática: 
:: Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas. 
:: Participação nas atividades desenvolvidas nas aulas; 
:: Realização e/ou apresentação de trabalhos; 
:: Participação na componente on-line

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica: 50% (a classificação no exame final terá que ser ≥ 10 valores). 
Componente prática: 50% (assiduidade, participação em discussões temáticas síncronas e assíncronas, tarefas/trabalhos solicitados na componente prática. A classificação final nesta componente tem de ser ≥ 10 valores).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais e de um exame final para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da unidade curricular

Melhoria de classificação

Só pode ser melhorada a componente teórica na fórmula da classificação final, por intermédia de exame final.

Observações

É recomendada a frequência da unidade curricular de Pedagogia do Desporto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 03:36:39 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico