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Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Código: 229     Sigla: 229

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 179 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer as grandes linhas do Pensamento Contemporâneo.
Adequar o Pensamento Contemporâneo às questões colocadas pelas Ciências do Desporto.
Perceber a Estética como um argumento hipervisibilizador do Desporto.
Entender o Desporto na perspetiva de uma ecologia cultural do Corpo Humano.

Pretende-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de IPC.

Programa

I) O Pensamento em Ciências do Desporto
A. Uma Abordagem Filosófica
1. A Filosofia do Desporto no âmbito das Ciências do Desporto
2. Questões éticas do Desporto
B. Uma Abordagem Estética
1. Desporto, Estética, Arte
2. A experiência estética induzida pelo Desporto
3. Factores de influência e categorias estéticas que configuram o valor estético do Desporto
II) Plástica e Pensamento do Corpo Contemporâneo
1. Um olhar retrospetivo sobre a História do Corpo
2. O culto da superfície e a sociedade do espetáculo. A sociedade somatizada. O corpo como espetáculo
3. As indústrias da corporalidade
4. O corpo desportivo como corpo paradoxal

Bibliografia Obrigatória

Silva Paulo Cunha e; O Lugar do corpo. ISBN: 972-771-076-X
Lacerda Teresa Oliveira; Elementos para a construção de uma estética do desporto
Hyland Drew A.; Philosophy of sport. ISBN: 1-557-78189-3
ULL; Journal of the Philosophy of Sport. ISBN: 0094-8705
Osterhoudt Robert G.; The philosophy of sport. ISBN: 0-87563-370-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas – desenvolvem-se principalmente sob a forma expositiva, com recurso a meios audiovisuais na procura de uma transmissão e apropriação eficazes dos conteúdos.
Aulas práticas – desenvolvem-se sob a forma de apresentação de temas, debates e trabalhos de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Para obter a frequência é necessária a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas leccionadas (teóricas e práticas).
Têm dispensa de frequência os estudantes que a tiverem obtido no ano letivo anterior assim como os casos previstos na lei, designadamente os trabalhadores estudantes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média simples da classificação dos testes ou classificação do exame – 70%.
Classificação prática – 30%.

Provas e trabalhos especiais

Realização e apresentação de trabalhos nas aulas práticas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

Melhoria de classificação

Por exame.
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