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Exercício Terapêutico

Código: PDF05     Sigla: PDF05

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Fisioterapia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DF 19 Plano do Programa de Doutoramento 1 - 15 60 405

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
José Manuel Fernandes de Oliveira 2,00
Maria Joana Mesquita Cruz Barbosa de Carvalho 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tem, por objectivo geral, fornecer os conhecimentos acerca da evidência científica/clínica para prescrição do exercício nas disfunções do movimento, dando atenção:

- ao papel do exercício como ferramenta de reeducação em prevenção primária e secundária nos contextos da patologia/doença;

- à transferência do conhecimento da ciência básica obtida em contexto laboratorial para a investigação clínica;

- à investigação efectuada em contexto laboratorial para suportar a evidência empírica.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes desenvolvam a capacidade:

- de análise crítica de modelos e resultados da investigação assim como das formas e métodos de intervenção pelo exercício;

- de planeamento, selecção e monitorização do exercício terapêutico, ajustado a cada paciente;

- de reunir e avaliar a evidência relacionada com o exercício terapêutico nas disfunções do movimento;

- de usar os métodos de colheita e interpretação de dados adequados de forma a fortalecer a fisioterapia baseada na evidência.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Modelos e métodos de investigação em exercício terapêutico;

2. Perspectivas teóricas e abordagem terapêutica na prevenção e no tratamento de disfunções do movimento;

3. Evidência científica/clínica para a prescrição de exercício como forma de intervenção em diferentes grupos etários e em diferentes condições com disfunção de movimento:

3.1. Em patologia neuro-músculo-esquelética

3.2. Em patologia cardiorespiratória

3.3. Em patologia neurológica

3.4. Em patologia oncológica

Bibliografia Obrigatória

Lowenthal David T. 340; Therapeutics through exercise. ISBN: 0-8089-1209-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de carácter expositivo (30 horas), procurando-se sempre uma interacção efectiva com os estudantes, e sessões práticas/laboratoriais (30 horas). Para além dos livros, são ainda fornecidos aos estudantes artigos de revisão e de investigação para estudo e discussão no contexto de aulas teóricas e práticas. Para aprovação na unidade curricular é necessário a frequência a pelo menos 75% das aulas previstas. A avaliação de conhecimentos e competências será realizada através da apreciação e classificação de apresentações e discussões de artigos originais de investigação, realizada no final da unidade curricular. Avaliam-se:

- os conhecimentos e as competências no contexto dos temas e conteúdos da u.c.,

- a capacidade de síntese e clareza na exposição dos conteúdos,

- a compreensão e a análise crítica dos elementos que estruturaram a pesquisa apresentada,

- e a capacidade de identificação da sua mensagem.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Relatório Trabalho escrito 100,00
Total: - 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Resultado obtido no relatória final numa escala de 0 a 20 valores (aprovação para classificação maior ou igual a 10 valores).

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