Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Basquetebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Basquetebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.
Programa
A estrutura nuclear do programa de Metodologia I - Basquetebol assenta nos seguintes temas :
- Análise da performance desportiva no basquetebol
- Organização da época desportiva
- Planeamento e periodização da época desportiva
- Estruturação e condução da sessão de treino no basquetebol
- Estratégias básicas do jogo de Basquetebol
- Particularidades do campo de intervenção do Treinador
- Fatores de treino e etapas da preparação a longo prazo do jogador de basquetebol
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica, estrutura de seminário e sessões práticas (observação, condução e exercitação).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação:
Exposição teórica, estrutura de seminário e sessões práticas (observação, condução e exercitação).
Avaliação distribuída sem exame final.
Da avaliação faz parte um módulo prático e um módulo teórico.
A nota do módulo teórico resulta da avaliação de um teste escrito, em que a nota não poderá ser inferior ao valor de 9,5 valores.
O acesso à avaliação positiva no módulo prático requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas lecionadas.
Constam do módulo prático as seguintes tarefas:
(1) Elaboração e apresentação de um dossiê individual (DI) que inclua:
(2) Realização de um trabalho de grupo (TG) apresentado sob a forma de prática pedagógica;
(3) Trabalho individual (TI) que consiste também na apresentação de temas sob a forma de prática pedagógica.
A nota final resulta da atribuição de um peso de 60% no módulo prático e 40% no módulo teórico.
Para a obtenção de nota no módulo prático é atribuído ao DI o peso de 25%, ao TG de 20% e ao TI de 15%. Em nenhuma das tarefas os estudantes podem obter nota inferior a 9.5 valores.