Metodologia do Desporto II - Gestão Desportiva
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos básicos para a compreensão dos âmbitos de intervenção e investigação da Gestão do Desporto, assim como da organização do sistema desportivo nacional e internacional. Pretende igualmente que os estudantes consigam compreender quais os factores fundamentais da definição de um cultura organizacional e os principais elementos comportamentais para a efectivação e o alcançar do sucesso no seio das instituições desportivas.
A realização de um estágio em ambiente externo à faculdade vai permitir a recolha de dados que possam permitir a caracterização exaustiva da instituição desportiva desde os seus pressupostos, estruturais, funcionais, humanos, e financeiros, para elaborar um relatório final que será apresentado e discutido em momento de avaliação final. Com este estágio pretende-se que os estudantes tenham um primeiro contacto com as organizações desportivas para adquirirem competências técnicas e relacionais no sector da gestão desportiva.
Programa
O conteúdo programático desta unidade curricular integrará o estágio orientado numa organização desportiva correspondente à parte prática e na parte teórica serão abordados os seguintes aspectos.
1. Conteúdos programáticos. Objectivos e organização dos estágios curriculares.
1.1. Plano individual dos estagiários: realidade do estagiário e condições de acolhecimento
2. Dinâmica e Desenvolvimento do Desporto
3. Gestão vs Gestão do Desporto
3.1. Conceito de Gestão do Desporto
a. Os três equívocos da Gestão do Desporto
b. A Gestão de contextos
c. A especialização da Gestão do Desporto
d. Estratégia e Planeamento
3.2. Organização e Desporto
a. Conceito de organização/ Organização desportiva
b. Estrutura e dinâmica das organizações desportivas
c. Cultura das organizações desportivas
3.3. Desenvolvimento e Desporto
a. Conceito de desenvolvimento
b. Factores de desenvolvimento desportivo
4. Gestão de Projectos Desportivos
4.1. Criação e desenvolvimento de projectos. Conceitos fundamentais
4.2. Empreendedorismo e inovação (Ex. desporto e turismo)
5. Gestão de recursos humanos
5.1. Gestão de Recursos Humanos
a. Competências dos gestores
b. Liderança
6. Regulação do Desporto. Consequências para a Gestão do Desporto
Bibliografia Obrigatória
Bento Jorge Olímpio 340;
Em defesa do desporto. ISBN: 978-972-40-3190-3
Carvalho Maria José;
Elementos estruturantes do regime jurídico do desporto profissional em Portugal. ISBN: 978-972-32-1724-7
Pires, Gustavo; Âgon. Gestão do Desporto.O Jogo de Zeus, Porto Editora, 2007. ISBN: 978-972-0-04151-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino terá por base a utilização simultânea de várias técnicas de exposição de conteúdos, acompanhamento individualizado dos estágios e debates crítico-reflexivos acerca das diferentes intervenções dos estudantes nos estágios e estimulação de participações individuais e de grupo na sala de aula.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
112,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Apresentação e discussão do Relatório Final do Estágio Curricular (no final da avaliação do Estágio é exigido a nota mínima de 10 valores).
Entrega e apresentação do trabalho escrito e do trabalho de grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponderá à média entre a avaliação do relatório de estágio (60%), a elaboração e apresentação de trabalhos de grupo (20%) e o desempenho individual escrito e oral (20%).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.