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Metodologia do Desporto II - Gestão Desportiva

Código: 329     Sigla: MGDII

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 29 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 10 -
Licenciatura em Ciências do Desporto 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos básicos para a compreensão dos âmbitos de intervenção e investigação da Gestão do Desporto, assim como da organização do sistema desportivo nacional e internacional. Pretende igualmente que os estudantes consigam compreender quais os factores fundamentais da definição de um cultura organizacional e os principais elementos comportamentais para a efectivação e o alcançar do sucesso no seio das instituições desportivas.
A realização de um estágio em ambiente externo à faculdade vai permitir a recolha de dados que possam permitir a caracterização exaustiva da instituição desportiva desde os seus pressupostos, estruturais, funcionais, humanos, e financeiros, para elaborar um relatório final que será apresentado e discutido em momento de avaliação final. Com este estágio pretende-se que os estudantes tenham um primeiro contacto com as organizações desportivas para adquirirem competências técnicas e relacionais no sector da gestão desportiva.

Programa

O conteúdo programático desta unidade curricular integrará o estágio orientado numa organização desportiva correspondente à parte prática e na parte teórica serão abordados os seguintes aspectos.

1. Conteúdos programáticos. Objectivos e organização dos estágios curriculares.
1.1. Plano individual dos estagiários: realidade do estagiário e condições de acolhecimento

2. Dinâmica e Desenvolvimento do Desporto

3. Gestão vs Gestão do Desporto
3.1. Conceito de Gestão do Desporto
a. Os três equívocos da Gestão do Desporto
b. A Gestão de contextos
c. A especialização da Gestão do Desporto
d. Estratégia e Planeamento
3.2. Organização e Desporto
a. Conceito de organização/ Organização desportiva
b. Estrutura e dinâmica das organizações desportivas
c. Cultura das organizações desportivas
3.3. Desenvolvimento e Desporto
a. Conceito de desenvolvimento
b. Factores de desenvolvimento desportivo

4. Gestão de Projectos Desportivos
4.1. Criação e desenvolvimento de projectos. Conceitos fundamentais
4.2. Empreendedorismo e inovação (Ex. desporto e turismo)

5. Gestão de recursos humanos
5.1. Gestão de Recursos Humanos
a. Competências dos gestores
b. Liderança

6. Regulação do Desporto. Consequências para a Gestão do Desporto


Bibliografia Obrigatória

Bento Jorge Olímpio 340; Em defesa do desporto. ISBN: 978-972-40-3190-3
Carvalho Maria José; Elementos estruturantes do regime jurídico do desporto profissional em Portugal. ISBN: 978-972-32-1724-7
Pires, Gustavo; Âgon. Gestão do Desporto.O Jogo de Zeus, Porto Editora, 2007. ISBN: 978-972-0-04151-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino terá por base a utilização simultânea de várias técnicas de exposição de conteúdos, acompanhamento individualizado dos estágios e debates crítico-reflexivos acerca das diferentes intervenções dos estudantes nos estágios e estimulação de participações individuais e de grupo na sala de aula.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 112,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência


Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas.

Apresentação e discussão do Relatório Final do Estágio Curricular (no final da avaliação do Estágio é exigido a nota mínima de 10 valores).

Entrega e apresentação do trabalho escrito e do trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação final corresponderá à média entre a avaliação do relatório de estágio (60%), a elaboração e apresentação de trabalhos de grupo (20%) e o desempenho individual escrito e oral (20%).


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
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