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Metodologia do Desporto II - Exercício e Saúde

Código: 325     Sigla: MESII

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1040
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 52 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 10 -
Licenciatura em Ciências do Desporto 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;
2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Actividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;
3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações (3ª idade, crianças obesas, diabéticos, etc);
4. Adquirir competências nas Actividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular), Actividades de Ar Livre e Desportos na Natureza (Escalada, Rappel, Orientação, etc).
5. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino das diferentes actividades dos Centros de Treino/Estágio, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.
6. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de actividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.
7. Integrar e contextualizar os conhecimentos da Metodologia I da opção de Exercício e Saúde nos diferentes Centros de Treino/Estágio;
8. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos Centros de Treino/Estágio.

Programa

A disciplina de Metodologia II é uma disciplina semestral e destina-se aos alunos do 3º ano da Licenciatura, com início no 1º semestre. Esta assume uma componente essencialmente prática e com estreita ligação a áreas de actuação profissional, sustentada nas bases conceptuais adquiridas anteriormente e possibilitando, nesta fase, um contacto com a praxis que favoreça e disponibilize o futuro profissional para uma correcta e eficaz intervenção pós-licenciatura. Apresenta uma carga horária de 8h semanais, organizada em 2 blocos distintos.

Um bloco prático (carga horária: 2h semanais) para desenvolvimento de competências no âmbito do exercício e saúde, que inclui aulas teórcio práticas de: Orientação, Slide/ Rappel, Indoor Cycling, Localizada, Pilates, AeroStep/hidroginástica, etc .

Um módulo teórico (carga horária: 2h semanais). Este bloco será sujeito a avaliação através da apresentação de um trabalho escrito sobre a aplicação de uma ou mais modalidades abordadas (à escolha) num determinado contexto (preferencialmente idêntico ao do estágio), representando 20% da nota final (ver Provas e Trabalhos Especiais).

O Estágio será o bloco teórico-prático (mínimo de 4 h semanais) e terá um peso de 50%. A avaliação prática do centro de estágio será realizada pelo respectivo orientador, O Dossier (fase I) terá um peso de 30% para a nota final da disciplina e será avaliado unicamente pelo orientador da disciplina.

Será constituído pelos Centros de Treino/Estágio de:

Centro em exercício e envelhecimento:
Centro em academias/ health club
Centro ACORDA (adolescentes e crianças obesas em regime de
dieta e actividade física)
Centro Ar livre
Centro Projectos de intervenção e Avaliação

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa está dividido em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.

O curso teórico é correspondente a uma aula teórica de 2 horas por semana. Nesta aula faz-se a apresentação e discussão dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina, assim como a apresentação do Trabalho individual e de grupo..

Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.

Experiência de situações de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).

Palavras Chave

Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 112,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Apresentação do Dossier Final do Estágio.
Entrega e apresentação do trabalho escrito.
No final da avaliação do Estágio é exigido a nota mínima de 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do Estágio contabiliza 50% para a avaliação Final
Nota do Dossier de Estágio - 30%
Nota do trabalho elaborado e apresentado nas aulas - 20%
Nota mínima em cada item - 7.5 valores
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.
Considerando que esta disciplina consiste essencialmente da participação num Centro de Treino/Estágio, não existe possibilidade de fazer qualquer avaliação que não seja através da participação integrante num destes Centros

Provas e trabalhos especiais

Apresentação de um trabalho escrito sobre a aplicação de uma ou mais modalidades abordadas (à escolha) num determinado contexto (preferencialmente idêntico ao do estágio), representando 20% da nota final. O trabalho terá no máximo 10 páginas, espaçamento 1,5, letra 11, margens 2,5 (Índice, Introdução, Caracterização da(s) modalidade(s), Caracterização do contexto (espaço físico e população alvo), Justificação da pertinência da aplicação da actividade, Descrição da Actividade (por exemplo, coreografia, prova de orientação, ...) e Bibliografia.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a situações especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina, nomeadamente a comprovação dos objectivos e das competências em cada um dos Centros de Treino/Estágio.

Melhoria de classificação

Não existe possibilidade de fazer melhoria relativamente ao Estágio/Centro de Treino (distribuída).
Existe possibilidade de fazer melhoria de nota relativamente ao Dossier/Portfólio Digital e relativamente ao Trabalho Escrito.

Observações

Candidatura ao Estágio
No final do ano lectivo anterior (disciplina de Metodologia I) os alunos devem fazer a sua inscrição, por ordem de preferência, em três centros diferentes. Os alunos serão seleccionados de acordo com a nota obtida (ás décimas) a Metodologia I.
Os centros organizam-se em grupos de número variável (preferencialmente de 2 ou 3 alunos).
O número de centros disponíveis é variável, estando sujeito a questões logísticas externas, parcerias/alianças com organizações exteriores à faculdade, horários, etc.
Importa salientar o carácter singular de cada centro e portanto, suas características distintas. As normas orientadoras particulares de cada centro de estágio são discriminadas de seguida.

Centro em exercício e envelhecimento:
Este centro é composto por diferentes ofertas de estágio, todas elas ligadas à promoção de exercício para populações seniores.
As características específicas dos programas de exercício são variáveis, de acordo com as exigências do respectivo ano lectivo, existindo normalmente um programa de exercício com um carácter mais aeróbio/multicomponente e um programa de exercício onde a componente principal é a força (“musculação”) recorrendo sobretudo a máquinas de resistência variável. Existe ainda a colaboração com entidades exteriores à faculdade, sendo possível o desenvolvimento de 1 programa de exercício fora das instalações da faculdade. A este grupo é normalmente dada a possibilidade de trabalhar com 2 programas de exercício, multicomponente e hidroginástica.

Centro em academias/ health club
Este centro tem como principal local de actividade, a academias/health club onde a Faculdade de Desporto tem uma parceria já estabelecida. As instalações desta(s) academia(s) são exteriores à faculdade, sendo portanto, condição obrigatória o deslocamento dos alunos às suas instalações. Existe também a possibilidade de os alunos assumirem uma turma no GADUP (a definir).

Centro ACORDA (adolescentes e crianças obesas em regime de
dieta e actividade física)
Este centro pretende ajudar a criar um ambiente activo para a infância/adolescência, que favoreça um estilo de vida mais saudável. Objectivamente, pretende-se assegurar que as crianças sejam submetidas a um aumento da actividade física habitual; Desenvolver estratégias para manter uma frequência e participação elevadas; Manter as crianças obesas activas;

Centro Ar livre
Este centro tem como principal local de actividade, a empresa Trilhos e o grupo de treino na Escola de Paranhos, onde a Faculdade de Desporto tem parcerias já estabelecidas. As suas instalações são exteriores à faculdade, sendo portanto, condição obrigatória o deslocamento dos alunos às suas instalações.

Centro Projectos de intervenção e Avaliação
Este centro pretende iniciar os alunos no espaço dos projectos de investigação, com uma componente prática de avaliação e intervenção na área do exercício e saúde. Ao longo do ano lectivo são desenvolvidos diferentes projectos com avaliações e intervenções específicas, e portanto, sendo frequente o deslocamento a locais de avaliação/intervenção exteriores às instalações da faculdade. O grupo terá necessidade de adaptar o dossier de estágio, às características do mesmo, uma vez que a maioria dos matérias pré-definidos não se aplicam a este grupo, mas outros materiais serão elaborados, baseados fundamentalmente em revisões da literatura mais diversificadas, pesquisas sobre os temas envolvidos nos projectos que acompanham, descrição das tarefas realizadas.
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