Desporto e Populações Especiais
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
A presente unidade curricular pretende:
1) Sensibilizar para a problemática das Necessidades Especiais através da experimentação de situações práticas e da análise teórica.
2) Evidenciar a relação entre a actividade física e os vários domínios (biológico/psicológico/social) da pessoa com Necessidades Especiais.
3) Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos básicos nas diferentes Necessidades Especiais e nos diferentes tipos de Actividades Físicas Adaptadas.
4) Promover actividades e contactos com as várias modalidades do Desporto Adaptado.
5) Vivenciar e experimentar técnicas, tácticas, acessórios e equipamento específico utilizados no âmbito Actividade Física Adaptada
Competências
No final da presente unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
1) Compreender as características do movimento inclusivo na Sociedade actual.
2) Entender os benefícios da prática de actividade física e desportiva para as populações especiais.
3) Conhecer a estrutura organizativa do Desporto Adaptado ao nível nacional e internacional.
4) Dominar os princípios teórico-práticos das diferentes Necessidades Especiais abordadas.
5) Aplicar os conhecimentos teórico-práticos das diferentes modalidades desportivas abordadas.
6) Analisar de forma crítica a prática desportiva para pessoas com Necessidades Especiais e suas implicações práticas.
Programa
Conteúdos Programáticos – Componente Teórica
Bloco I – Actividade Física Adaptada
1.1 - Introdução à disciplina - enquadramento, justificação e objectivos.
1.2 - Conceitos e definições associadas à problemática das Necessidades Especiais.
1.3 - Contextualização histórica.
1.4 – O movimento Inclusivo: Escola Inclusiva
1.5 - Benefícios físicos, sociais e psicológicos da prática de actividade física adaptada.
1.6 - Evolução histórica do Desporto Adaptado.
1.7 - Estruturas e organizações nacionais e internacionais.
Bloco II – Deficiência Visual
2.1 - Definição, etiologia e classificação médica.
2.2 - Caracterização geral – plano motor/sensorial, afectivo e social.
2.3 - Implicações ao nível da prática física e desportiva.
2.4 - Orientação e Mobilidade – princípios básicos.
2.5 - Desportos Paralímpicos - Goalball/Atletismo/Judo/Natação/Futebol.
2.6 - Classificação desportiva.
Bloco III – Deficiência Neuro-Motora (Amputação, Lesões Vértebro-Medulares, Paralisia Cerebral)
3.1 - Definição, etiologia e classificação médica.
3.2 - Caracterização geral – plano motor/sensorial, afectivo e social.
3.3 - Implicações ao nível da prática física e desportiva.
3.4 - Desportos Paralímpicos – Voleibol Sentado/Boccia/Basquetebol em Cadeira de Rodas/Outras Modalidades Desportivas
3.5 - Classificação Desportiva.
Bloco IV – Deficiência Auditiva
4.1 - Definição, etiologia e classificação médica.
4.2 - Caracterização geral – plano motor/sensorial, afectivo e social.
4.3 - Implicações ao nível da prática física e desportiva.
Bloco V – Deficiência Intelectual
5.1 - Definição, etiologia e classificação médica.
5.2 - Caracterização geral – plano motor/sensorial, afectivo e social.
5.3 - Implicações ao nível da prática física e desportiva.
Conteúdos Programáticos – Componente Prática
Nas sessões práticas procura-se-á fazer uma breve consolidação dos aspectos teóricos abordados, tentando, sempre que possível realizar uma experimentação das diferentes acções motoras que explorem os aspectos da condição sensorial/motora em causa, designadamente através da abordagem de algumas técnicas específicas e da exploração dos aspectos técnico-tácticos mais relevantes das modalidades específicas e/ou adaptadas para cada uma das situações abordadas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas magistrais transmitem-se os conteúdos programáticos de forma essencialmente expositiva, sendo utilizados os meios audiovisuais com o objectivo de melhorar o processo de transmissão dos conteúdos teóricos. Entre esses meios será utilizado o data show, em conjugação com software de apresentação multimedia, pois esta forma de transmitir os conteúdos tem-se revelado um veículo simples e cativante.
Quando se justifica, essa forma expositiva é acompanhada de exemplos de situações e ou de estudos de carácter experimental na área em questão, sendo os resultados analisados e discutidos. Pretende-se ainda criar hábitos de uma reflexão permanente sobre os conteúdos que vão sendo transmitidos, assim como relacioná-los com os conteúdos das áreas curriculares com afinidades com a disciplina de Desporto e Populações Especiais. A partir da reflexão procura-se criar momentos de debate.
As aulas práticas procuram esclarecer alguns dos problemas levantados nas aulas teóricas, constituindo assim um modo de aprofundar essas questões.
As aulas práticas podem ser vistas como um natural prolongamento das aulas teóricas, tendo como principais objectivos uma melhor compreensão das matérias abordadas e o incentivo para a participação dos estudantes funcionando como motores da sua própria aprendizagem. Neste sentido, são ainda utilizados outros meios didácticos para atingir tais objectivos, designadamente a discussão de textos, visionamento de filmes e ainda a vivência de situações práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória a 75% das aulas práticas (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade)
Fórmula de cálculo da classificação final
Ponderação na Nota Final:
Componente Teórica – 50%
Componente Prática – 50%
Componente Teórica: Teste Teórico (TT) (40%) e Avaliação Contínua (ACt) (10%)*1
Componente Prática: Trabalho de Grupo – pares/individual (TG) com apresentação escrita e oral (20%) e Avaliação Contínua (ACp) (30%)*1
*1 Assiduidade, pontualidade, participação e empenhamento nas actividades das aulas
Critérios de Avaliação:
Teste Teórico (TT)
- 40% da nota final;
- Nota mínima: 9,5 valores;
- A realização do teste será durante o período de aulas, próximo do final do semestre (data a combinar com os alunos);
- Estrutura do teste: perguntas de escolha múltipla, verdadeiro e falso, perguntas de resposta curta e objectiva, perguntas de desenvolvimento;
- Duração: 1,5 horas.
Trabalho de Grupo (TG)
- 20% da nota final;
- Nota mínima: 9,5 valores;
- Entrega e apresentação próxima do final do semestre (data a combinar com os alunos); a apresentação dos trabalhos decorrerá nas aulas teóricas;
- Temáticas e estrutura do trabalho: conjunto de propostas de trabalho definidas e apresentadas pelos docentes que serão escolhidas pelos estudantes;
- A apresentação escrita e oral do trabalho decorrerá de acordo com as normas de elaboração e avaliação definidas pelos docentes e apresentadas aos estudantes.
Avaliação Contínua (AC)
- ACt corresponde a 10% da nota final e ACp corresponde a 30% da nota final;
- Frequência Mínima de 75% de aulas práticas leccionadas
- Frequência Mínima de 75% de aulas teóricas leccionadas
- Pontualidade
- Demonstrar interesse e empenhamento nas aulas, participando de forma activa nas actividades propostas.
- Comportamento e linguagem adequado seguindo os princípios do respeito e da cordialidade.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
Melhoria de classificação
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.