Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Quando “os golos dispensam balizas”: uma análise às estratégias de comunicação de responsabilidade social da Fundação do Futebol/Liga Portugal
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Quando “os golos dispensam balizas”: uma análise às estratégias de comunicação de responsabilidade social da Fundação do Futebol/Liga Portugal

Título
Quando “os golos dispensam balizas”: uma análise às estratégias de comunicação de responsabilidade social da Fundação do Futebol/Liga Portugal
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2024
Autores
Rocha, Fernando
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Morais, Ricardo
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Vol. 1 39
Indexação
Publicação em Scopus Scopus
EBSCO
Latindex
DOAJ
ERIH Plus
Outras Informações
Resumo (PT): Este estudo tem por objetivo verificar as estratégias de comunicação de responsabilidade social adotadas pela Fundação do Futebol, iniciativa criada pela Liga Portugal. Procura-se investigar as principais práticas de responsabilidade social corporativa, analisando de que forma estas podem ser aplicadas no âmbito desportivo e, em particular, no universo do futebol. Procura-se assim avaliar o tipo de publicações que têm sido feitas pela Fundação no Facebook. O período escolhido para a análise corresponde a todo o ano de 2022. Neste contexto, foi feita uma recolha de 347 postagens. Para efeitos de análise foi considerada uma abordagem qualitativa, que enfatiza a relevância da análise de conteúdo como uma técnica válida para extrair informações significativas e interpretar dados qualitativos. As publicações e estratégias utilizadas pela Fundação do Futebol foram categorizadas com base em seis das principais práticas de RSC apresentadas pela literatura do campo. Os resultados permitem identificar as principais iniciativas empregadas pela Fundação. A partir dessas práticas, este estudo desenvolveu três estratégias agrupadas por equivalência de objetivos, permitindo uma visão detalhada das ações de sensibilização, intervenção e práticas corporativas promovidas pela Fundação do Futebol.
Abstract (EN): The aim of this study is to verify the social responsibility strategies adopted by the Football Foundation, an initiative created by Liga Portugal. It seeks to investigate the main practices of corporate social responsibility, analyzing how these can be applied in the sporting sphere and, in particular, in the world of soccer. The aim is to evaluate the type of posts that have been made by the Foundation on Facebook. The period chosen for the analysis corresponds to the whole of 2022. In this context, 347 posts were collected. For the purposes of analysis, a qualitative approach was considered, which emphasizes the relevance of content analysis as a valid technique for extracting meaningful information and interpreting qualitative data. The publications and strategies used by the Football Foundation were categorized based on six of the main CSR practices presented by the literature in the field. The results allow us to identify the main initiatives employed by the Foundation. Based on these practices, this study developed three strategies grouped by equivalence of objectives, allowing a detailed view of the awareness-raising actions, interventions and corporate practices promoted by the Football Foundation.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
39e_A4_final 1805.08 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Audience transformations and new audio experiences: An analysis of the trends and consumption habits of podcasts by Brazilian listeners (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Morais, Ricardo; Giacomelli, Fábio; Grafolin, Tâmela ; Rocha, Fernando

Da mesma revista

Educação para a Leitura na Era da Informação: Novas poéticas e estruturas narrativas para o envolvimento do público jovem em atividades de leitura (2018)
Artigo em Revista Científica Nacional
Monteiro, J; CIQUP, Universidade do Porto, ; Miguel Carvalhais; Carla Morais; INESC TEC, Universidade do Porto, ; CIQUP, Universidade do Porto,
Agenda dos Cidadãos: práticas cívicas na Imprensa Regional Portuguesa (2011)
Artigo em Revista Científica Nacional
Correia, João Carlos; Morais, Ricardo; Sousa, João
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-01 às 06:48:20 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico