Resumo (PT):
Este estudo tem por objetivo verificar as estratégias de comunicação
de responsabilidade social adotadas pela Fundação
do Futebol, iniciativa criada pela Liga Portugal. Procura-se
investigar as principais práticas de responsabilidade social
corporativa, analisando de que forma estas podem ser aplicadas
no âmbito desportivo e, em particular, no universo do
futebol. Procura-se assim avaliar o tipo de publicações que
têm sido feitas pela Fundação no Facebook. O período escolhido
para a análise corresponde a todo o ano de 2022. Neste
contexto, foi feita uma recolha de 347 postagens. Para efeitos
de análise foi considerada uma abordagem qualitativa, que
enfatiza a relevância da análise de conteúdo como uma técnica
válida para extrair informações significativas e interpretar
dados qualitativos. As publicações e estratégias utilizadas
pela Fundação do Futebol foram categorizadas com base em
seis das principais práticas de RSC apresentadas pela literatura
do campo. Os resultados permitem identificar as principais
iniciativas empregadas pela Fundação. A partir dessas
práticas, este estudo desenvolveu três estratégias agrupadas
por equivalência de objetivos, permitindo uma visão detalhada
das ações de sensibilização, intervenção e práticas corporativas
promovidas pela Fundação do Futebol.
Abstract (EN):
The aim of this study is to verify the social responsibility
strategies adopted by the Football Foundation, an initiative
created by Liga Portugal. It seeks to investigate the main
practices of corporate social responsibility, analyzing how
these can be applied in the sporting sphere and, in particular,
in the world of soccer. The aim is to evaluate the type of
posts that have been made by the Foundation on Facebook.
The period chosen for the analysis corresponds to the whole
of 2022. In this context, 347 posts were collected. For the
purposes of analysis, a qualitative approach was considered,
which emphasizes the relevance of content analysis as
a valid technique for extracting meaningful information and
interpreting qualitative data. The publications and strategies
used by the Football Foundation were categorized based on
six of the main CSR practices presented by the literature in
the field. The results allow us to identify the main initiatives
employed by the Foundation. Based on these practices, this
study developed three strategies grouped by equivalence of
objectives, allowing a detailed view of the awareness-raising
actions, interventions and corporate practices promoted by
the Football Foundation.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica