Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Sobre as origens da perspectiva em Portugal: O «Liuro de Prespectiua» do Códice 3675 da Biblioteca Nacional, um «Tratado de Arquitectura do século XVI».
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Sobre as origens da perspectiva em Portugal: O «Liuro de Prespectiua» do Códice 3675 da Biblioteca Nacional, um «Tratado de Arquitectura do século XVI».

Título
Sobre as origens da perspectiva em Portugal: O «Liuro de Prespectiua» do Códice 3675 da Biblioteca Nacional, um «Tratado de Arquitectura do século XVI».
Tipo
Trabalho Académico
Ano
2004
Outras Informações
Resumo (PT): Dissertação de doutoramento, FAUP. A relevância do «Liuro de Prespectiva» do Tratado de Arquitectura, manuscrito, de 1576, atribuído a António Rodrigues, reside, fundamentalmente, na apresentação de uma regra de perspectiva inédita que visa suprir o impasse instalado pela difusão de incorrecções e insuficiências - particularmente evidentes no Secondo Libro, Di Prospettiva de Serlio. A metodologia subjacente ao seu procedimento deriva das técnicas tradicionais de medição à distância, que não tinham quaisquer segredos neste país de navegadores, e relaciona-se, por isso mesmo, com o princípio basilar da semelhança de triângulos, figuras que Alberti soube acoplar para dar forma a uma pirramide visiva e assim promover a intersegazione das suas faces com uma superfície/finestra, sendo a secção obtida, precisamente, a perspectiva rigorosa do objecto visionado. Saliente-se ainda, a absoluta fidelidade de Rodrigues à perspectiva central, reflexo da escola italiana onde se insere, como testemunham as representações perspécticas de alguns objectos arquitectónicos, dos quais se destaca uma composição de planta central ¿ um edeficio quadrado ¿ de matriz geométrica ad quadratum e ad circulum, com larga tradição na tratadística contemporânea do âmbito da perspectiva e da teoria da arquitectura. Sob o ponto de vista arquitectónico estamos perante uma das melhores concretizações de uma visão do mundo moldada à imagem do ser humano, cerne da pesquisa espacial empreendida no Renascimento que, à altura da produção do Tratado, começa a ser posta em causa face às pressões contra-reformistas.
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
2_04_a_03_SOBRE_AS_ORIGENS 25491.30 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2026-02-19 às 09:45:41 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico