Resumo: |
Os alimentos e as bebidas sofrem uma série de reações físicas e químicas na boca durante a mastigação e a salivação, até à deglutição. Mais ainda, a perceção do aroma, do sabor e da textura também mudam. Deste modo, os métodos sensoriais estáticos convencionais, que exigem que os provadores avaliem as suas sensações de modo dinâmico, mas que limitam a uma avaliação única, conduzem à perda de informações importantes sobre o produto. Por outro lado, o contexto em que uma refeição ou um produto são servidos, ou a simples combinação de diferentes alimentos, ou de alimentos com bebidas, pode influenciar o quanto estes são apreciados. Uma série de estudos indicam que o ambiente (visual, sonoro, olfativo e táctil) em que uma refeição ou um produto são consumidos também pode influenciar a sua apreciação hedónica. De modo a dar resposta a estes dois desafios emergentes na área da análise sensorial e das ciências do consumo, é apresentado o projeto 4Cs - Consumer Cross Cultural Context, que se propõe investigar diversas metodologias de perfil sensorial dinâmico, contrastando resultados entre técnicas e entre painéis com níveis de treino variados (treinados e naïve). O projeto 4Cs propõe ainda a investigação ao nível do impacto do contexto na aceitação e perceção dinâmica de diversos produtos. Atendendo aos interesses e à experiência das empresas que constituem o consórcio, as avaliações incidirão sobre diferentes categorias de vinho do Porto e de diversos produtos tradicionais portugueses. Com o objetivo de aumentar o potencial de exportação dos produtos e serviços oferecidos ou a oferecer pelos copromotores, e numa perspetiva de potenciar o turismo gastronómico associado aos produtos tradicionais nacionais, a investigação será alargada a estudos interculturais envolvendo visitantes de diversos países. |