Resumo: |
As potencialidades da substituição dos blocos de betão ou enrocamento, utilizados nas estruturas de defesa costeira, por contentores geotêxteis é um assunto proeminente da investigação em Engenharia Costeira. Com as melhorias conseguidas ao nível dos materiais e o interesse crescente na implementação de técnicas inovadoras de defesa litoral com impactes ambientais mais reduzidos, estas medidas estão a evoluir no sentido de se transformarem numa alternativa real às soluções tradicionais. A importância destas estruturas para a protecção de zonas costeiras é significativa, atendendo ao seu reduzido impacto ambiental, ao baixo custo, à eficácia elevada e também, à simplicidade de colocação em obra e ao seu carácter de reversibilidade, se necessária. Por outro lado, o crescente interesse na aplicação destas soluções está também relacionado com a crescente menor aceitação das estruturas convencionais de protecção devido aos impactos visuais que provocam na zona costeira e aos efeitos significativos sobre o transporte sedimentar associado às corrente de deriva litoral. Não obstante os enormes benefícios que poderão advir da aplicação destes sistemas, existem ainda importantes lacunas, quer ao nível dos métodos de dimensionamento - praticamente inexistentes - quer ao nível do conhecimento do seu comportamento e estabilidade a médio/longo prazo, especialmente em áreas mais expostas à agitação marítima com características de elevada energia, como é o caso português. Este projecto pretende investigar o comportamento hidráulico e a estabilidade de estruturas de protecção, como o reforço dunar, efectuadas com geocontentores cheios com areia quando sujeitos a acções hidrodinâmicas de elevada energia. Em particular, serão investigados os aspectos relacionados com a análise da reflexão e da transmissão da energia da agitação e do espraiamento e galgamento sobre a estrutura. Será ainda investigada a influência da deformabilidade da estrutura e das propriedades do material, nomead |
Resumo As potencialidades da substituição dos blocos de betão ou enrocamento, utilizados nas estruturas de defesa costeira, por contentores geotêxteis é um assunto proeminente da investigação em Engenharia Costeira. Com as melhorias conseguidas ao nível dos materiais e o interesse crescente na implementação de técnicas inovadoras de defesa litoral com impactes ambientais mais reduzidos, estas medidas estão a evoluir no sentido de se transformarem numa alternativa real às soluções tradicionais. A importância destas estruturas para a protecção de zonas costeiras é significativa, atendendo ao seu reduzido impacto ambiental, ao baixo custo, à eficácia elevada e também, à simplicidade de colocação em obra e ao seu carácter de reversibilidade, se necessária. Por outro lado, o crescente interesse na aplicação destas soluções está também relacionado com a crescente menor aceitação das estruturas convencionais de protecção devido aos impactos visuais que provocam na zona costeira e aos efeitos significativos sobre o transporte sedimentar associado às corrente de deriva litoral. Não obstante os enormes benefícios que poderão advir da aplicação destes sistemas, existem ainda importantes lacunas, quer ao nível dos métodos de dimensionamento - praticamente inexistentes - quer ao nível do conhecimento do seu comportamento e estabilidade a médio/longo prazo, especialmente em áreas mais expostas à agitação marítima com características de elevada energia, como é o caso português. Este projecto pretende investigar o comportamento hidráulico e a estabilidade de estruturas de protecção, como o reforço dunar, efectuadas com geocontentores cheios com areia quando sujeitos a acções hidrodinâmicas de elevada energia. Em particular, serão investigados os aspectos relacionados com a análise da reflexão e da transmissão da energia da agitação e do espraiamento e galgamento sobre a estrutura. Será ainda investigada a influência da deformabilidade da estrutura e das propriedades do material, nomeadamente a permeabilidade e a resistência à tracção. Durante as diferentes fases do projecto serão investigados diferentes tipos de modelos, variando nomeadamente a inclinação dos taludes, os materiais constituintes dos geocontentores e a granulometria do material de enchimento. Relativamente à agitação marítima serão testados dois tipos - regular e irregular. Cada um dos tipos será analisado para diferentes alturas e períodos de onda e níveis de água relativamente à altura do modelo, simulando assim vários estados de agitação nomeadamente estados associáveis à costa Portuguesa. A série de testes será efectuada em duas escalas distintas, no sentido de avaliar os efeitos de escala. Este projecto aumentará os conhecimentos relativos ao comportamento e estabilidade destas estruturas de protecção costeira, para futuras aplicações práticas. Face a algum vazio de conhecimentos desta área, este projecto não esgotará todas as áreas de investigação que poderão continuar em projectos futuros. |