Resumo: |
Pretende-se estudar o transporte dos cloretos e gasoso através de películas de produtos de revestimento de base aquosa contendo não só as cargas inorgânicas habitualmente usadas em tintas de base aquosa como o carbonato de cálcio e alumino-silicatos mas, eventualmente, substituindo-as parcialmente por cargas inertes, como sejam as partículas plásticas obtidas como sub-produto da indústria dos plásticos.
Paralelamente pretende-se modelar o transporte iónico através dum filme de tinta e validar esse modelo. Este modelo permitir-nos-á compreender melhor o fenómeno de transporte iónico através duma película de tinta e facilitará o projecto de novas tintas que visem a minimização deste transporte de forma a torná-las mais impermeáveis aos cloretos, e portanto com melhores propriedades anti-corrosivas.
Para tal procurar-se-á formular um produto aquoso partindo da experiência da Barbot em formulação de tintas de elevado desempenho, alterando alguns parâmetros de formulação e estudando a influência dessas alterações nas propriedades de transporte (iónico e gasoso).
Finalmente proceder-se-á à caracterização das propriedades de desempenho do produto tendo em vista exigências actualmente vigentes a nível europeu, quanto à protecção anti-corrosiva por revestimentos por pintura. |