Você está em: Início > Notícias > Dia FADEUP | Programa Oficial
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Dia FADEUP | Programa Oficial

5 de dezembro | 15h | Auditório Alberto Amaral

A cerimónia comemorativa do 47º aniversário da criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, atual Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, realiza-se este ano no dia 5 de dezembro, segunda-feira, a partir das 15h, no Auditório Alberto Amaral.

O habitualmente designado Dia FADEUP decorre tradicionalmente a 3 de dezembro, contudo, e uma vez que em 2022 esta data coincide com o fim-de-semana, a cerimónia comemorativa foi alterada para o primeiro dia útil seguinte, mantendo celebração e reunião como palavras-chave. Gostávamos de contar com a sua presença.

Sobre a história da FADEUP

Apesar da origem da Faculdade remontar a 1964 e ao Curso de Instrutores de Educação Física, que viria a constituir, mais tarde, em 1969, o núcleo da Escola de Instrutores de Educação Física, estas iniciativas situaram-se ao nível do ensino médio. Assim, foi a 3 de dezembro de 1975, com a publicação em Diário da República do Decreto-Lei 675/75, que se deu a criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, traduzindo-se na passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário e consequente origem da atual FADEUP.

Mais tarde, em 1989, fruto da revisão dos Estatutos da Universidade do Porto, a Escola entra numa nova fase da sua vida, com a passagem a Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, à qual se sucede, e partir de 2005, a designação pela qual é hoje conhecida.

Desde 1997 instalada no Pólo II da Universidade do Porto, na Asprela, as atuais instalações, que sucederam a outras distribuídas geograficamente por vários locais da cidade do Porto e das quais se preservou na memória o célebre Barracão, foram uma das maiores conquistas da história da instituição, que soube, ao longo destas mais de quatro décadas e meia de história, construir um percurso de sucesso reconhecido em Portugal e no estrangeiro. Assim o demonstram os rankings internacionais, que colocam a Faculdade entre as 50 melhores escolas de desporto do mundo e em nº 1 em Portugal, posições para as quais muito contribuiem a oferta formativa abrangente e a investigação de ponta nas várias áreas de ação da Escola.

Confira o Programa oficial do Dia FADEUP 2022
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-09 às 16:01:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias