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Renovação de Inscrição 2022/23 | licenciatura e mestrados

Informações

Licenciatura e mestrados

Este prazo de renovação de inscrição em ano letivo (2.ª inscrição e seguintes) destina-se a estudantes que no ano letivo 2021/22 estiveram a frequentar os 1º e 2º ciclos de estudos da FADEUP.

Prazos

De 01 a 12 de agosto de 2022


As inscrições são efetuadas online e decorrerão entre 01 e 12 de agosto de 2022.

Para qualquer dúvida/problema deverá, preferencialmente, enviar e-mail para serv_academicos@fade.up.pt, indicando o n.º de estudante ou contactar presencialmente os Serviços Académicos da FADEUP.


Horário de Atendimento:

Presencial - 2.ª a 6.ª feira: 10h00-12h00 / 13h30-15h30

Telefónico - 2.ª a 6.ª feira: 10h00-12h00 / 13h30-14h30

 

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, sendo automaticamente atríbuido o estado a frequentar.

A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento da primeira prestação de propina ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

 

As inscrições realizadas fora deste prazo estão sujeitas ao pagamento de um emolumento de prática de atos fora de prazo, de acordo com a Tabela de Emolumentos da Universidade do Porto:

- De 15 a 19 de agosto: 22,00¤
- De 22 a 26 de agosto: 55,00¤


O pagamento do emolumento relativo à prática de atos fora de prazo poderá ser efetuado através de referências multibanco, que podem ser geradas na conta corrente do estudante, ou na Tesouraria da FADEUP. Após a regularização do emolumento, poderá aceder ao sistema e inscrever-se em unidades curriculares.

 

A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:

- Alterações a unidades curriculares do 1º semestre, do 2º semestre e anuais: 19 a 30 de setembro de 2022.
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: 6 a 17 de fevereiro de 2023.

O pedido de alteração de inscrição em unidades curriculares deverá ser solicitada por email para serv_academicos@fade.up.pt

 

Informações importantes para a vida académica do estudante na FADEUP

Os estudantes que realizem exames na segunda chamada da época especial para conclusão do ciclo de estudos, ou na época especial destinada a portadores de estatutos especiais, dispõem de 10 dias úteis, contados a partir da data do lançamento da última classificação, para regularizarem/ajustarem a inscrição em unidades curriculares.

O mesmo se aplica aos estudantes inscritos na unidade curricular Dissertação/Estágio/Projeto que até 30 de setembro não submetam o pedido de admissão a provas de mestrado.

 

Os estudantes só poderão inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular após a inscrição obrigatória a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.



Os estudantes podem optar pelo regime de frequência/dedicação:

- em regime de tempo integral - podem inscrever-se no máximo de 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos").

- em regime de tempo parcial - as inscrições em regime de tempo parcial poderão realizar-se de acordo com o indicado na seguinte tabela:

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial

-Até 18 créditos ECTS

-Entre 19 e 37,5 créditos ECTS

-Entre 38 e 40,5 créditos ECTS *

-Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios

* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.

Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto

 

Nota: No caso das unidades curriculares relativas ao trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado, este limite poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivo relatório o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular.

Durante o período de inscrição e de alterações às inscrições do 1.º semestre, os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 9 do Procedimento de Inscrição.

Os trabalhadores-estudantes poderão ainda requerer a mudança do regime de tempo integral para tempo parcial no início do segundo semestre.

 

Após realizar a matrícula poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na área pessoal do estudante.

Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na área pessoal do estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

 

Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional

Regulamento do estatuto do estudante internacional: aqui

Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto: Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro.
Deliberações da reunião do Conselho Geral da UP de 17 de junho de 2019

Os candidatos que se enquadrem no previsto na alínea c) do n.º 2 e do n.º 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto deverão, no ato da matrícula, enviar documento emitido pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

 

Pode consultar nos seguintes links informação sobre:

- Bolsas e Incentivos

A Faculdade de Desporto não gere questões relativas a Bolsas. Poderá consultar informação relevante nos Serviços de Acão Social da Universidade do Porto: aqui

- Gabinete de Apoio ao Estudante

A FADEUP tem um Gabinete de apoio ao estudante: Para mais informações consultar aqui

- Certificação

Se for necessária a emissão de algum tipo de documentação poderá aceder a todas as informações sobre certificação aqui

- Creditação

Durante o período de matrícula/inscrição em ano letivo, os estudantes poderão realizar um pedido de reconhecimento/creditação de formação realizada anteriormente. Todas as informações aqui.  

 

Pagamento de propinas e taxas

Regulamento de Propinas da Universidade do Porto

Valores de propinas para 2022/2023

 

A primeira prestação de propinas e seguro escolar terá de ser liquidada no ato/dia em que efetuar a inscrição, preferencialmente através de referências multibanco geradas através da sua conta corrente (ver "Procedimento para geração de Referências Multibanco").

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados indicados aqui.

Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para tesouraria.fadeup@sp.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, taxa de matrícula, etc.).

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, no processo de inscrição deverá selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Caso pretenda uma fatura em nome de uma empresa deverá enviar um e-mail para tesouraria.fadeup@sp.up.pt.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de enviar, até ao final do prazo de matrículas, um e-mail para serv_academicos@fade.up.pt com os documentos previstos.


Procedimento de Matrícula/Inscrição - Como efetuar a inscrição on-line

  1. Para efetuar a inscrição via Web deverá validar-se no SIGARRA com o seu login e password de estudante.
  2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às Inscrições" que se encontra mais abaixo nesta notícia.
  3. Após o acesso ao módulo de inscrições, deverá responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática. Só após ter respondido aos inquéritos é que pode efetuar a inscrição, devendo preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.
  4. Selecione o regime de frequência (integral/parcial) e o plano de pagamento de propinas.
  5. Selecione as unidades curriculares pretendidas. A inscrição deverá ser de acordo com o plano de estudos do ciclo de estudos que está a frequentar, escolhendo unidades curriculares do 1.º e 2.º semestre. Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em Qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, terá de selecioná-la na proposta de inscrição e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.
  6. Depois de selecionar as unidades curricular que pretende deverá tomar conhecimento da informação apresentada e clicar em confirmar inscrição.
  7. No final irá aparecer o plano de pagamento de propinas que lhe é aplicável. Terá de aceder à sua conta corrente para efetuar o pagamento das propinas e do seguro escolar.
  8. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição em Opções, do lado direito da página.
  9. Na proposta de inscrição é apresentado um apontador nas opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre. Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.


Procedimento para geração de Referências Multibanco

  1. Clicar na imagem 1 associada ao valor (prestação de propina ou seguro escolar) de que pretende efetuar o pagamento.
    2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
    3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
    4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (prestação de propina ou seguro escolar).
    5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
  2. Para pagamentos a partir do estrageiro deverá solicitar informação aos Serviços Académicos através do email: serv_academicos@fade.up.pt


Fotografia

O estudante na sua página no SIGARRA deverá colocar uma fotografia acedendo ao lápis vermelho. A fotografia só estará disponível no SI após validação pelos serviços da FADEUP.


Cartão da U.Porto

O pedido de cartão da U.Porto deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os seguintes passos:

  1. Ter fotografia disponível no SIGARRA
  2. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão;
  3. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, o estudante receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
  4. Levantar o Cartão U.PORTO – nos Serviços Académicos da FADEUP.


Presencial - 2.ª a 6.ª feira: 10h00-12h00 / 13h30-15h30

Telefónico - 2.ª a 6.ª feira: 10h00-12h00 / 13h30-14h30

   

Acesso às Inscrições




Programa Transversal de Mentoria Interpares da FADEUP

Programa institucional de acolhimento, integração e vivência solidárias no ensino superior.

A Mentoria assegura, por parte dos estudantes inscritos na UP em anos anteriores (os Mentores), apoio aos estudantes que ingressam pela primeira vez num ciclo de estudos (os Mentorados). Esse apoio concretiza-se no processo de integração social e académica, no reforço da autonomia dos novos estudantes, no seu bem-estar e no sucesso académico. A Mentoria visa ainda o desenvolvimento de competências transversais e a formação integral dos estudantes, quer Mentores, quer Mentorados.

O Programa, convivendo com outras medidas e ou iniciativas vigentes na Universidade, pretende alargar e aprofundar métodos inovadores e tendencialmente interculturais de integração e vivência na UP.

 

Todas as informações podem ser consultadas na página do Programa Transversal de Mentoria Interpares da FADEUP


Queres ser MENTOR/A?
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Queres ser MENTORADO/A?
Inscreve-te aqui

 

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